9.27.2010

Sucos fazem bem à saúde e emagrecem

São várias as receitas, que devem sempre acompanhar uma alimentação balanceada Rio - Na busca por um corpo saudável, os sucos prometem ser grandes aliados. Com diversos ingredientes — tais como frutas, linhaça, quinua e soja —, a bebida promete emagrecer e vem conquistando adeptos. Mas especialistas alertam: suco sozinho não faz milagre, e os resultados só serão alcançados junto com uma alimentação balanceada.
De acordo com o nutrólogo José Alexandre Portinho, as bebidas desintoxicantes têm componentes alimentares, ou seja, nutrem, além de compostos bioativos, o que significa que também trazem outros benefícios à saúde. É o caso dos sucos da Lua e da Luz.
“Além de proteínas, fibras e vitaminas, alguns ingredientes, como quinua, soja, e linhaça, contêm antioxidantes que ajudam a reduzir colesterol e glicemia, regularizam o intestino e diminuem problemas cardíacos, diabetes e envelhecimento”, afirma. Eles também ajudam na redução da absorção de gordura, que resulta na perda de peso.
Mas embora o suco faça bem à saúde, ele não contém todos os nutrientes necessários a uma dieta saudável, como as proteínas presentes nas carnes e o cálcio. A nutricionista Renata Pigliasco indica o uso da bebida como apoio na reeducação alimentar.
“Não adianta pensar que vai emagrecer tomando suco e comendo besteira. A alimentação com consciência e a ingestão ao menos três vezes por semana do suco devem acontecer juntas”, explica Renata.
CUIDADO COM ALERGIAS
Portinho faz outro alerta: as combinações dos sucos devem ser cuidadosamente escolhidas devido a possíveis alergias alimentares. “Como os sucos têm muitos ingredientes, é importante saber ao que se tem alergia. Se a pessoa tomou o suco e não sentiu nenhum desconforto, pode continuar tomando”, conclui.
Para fazer em casa:
SUCO DA LUA
- 1 colher (sopa) de linhaça; 1 banana; 2 ameixas secas; 2 colheres de extrato de soja em pó; flocos a escolher (quinua, fibra de maracujá). Deixe a linhaça de molho por 8 horas na água. Bata tudo e beba.
DA SACIEDADE
- 1 punhado de algas secas, beterraba, ½ maçã, ½ cenoura. Centrifugue tudo, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador. Ingerir antes do jantar.
ANTICELULITE
- ½ beterraba cozida; 1 colher (sopa) de salsinha; 1 colher (sopa) de couve; ½ maçã; 150 ml de água. Bata no liquidificador. Tome de manhã.
DA LUZ
- 2 maçãs picadas com casca; 1 cenoura picada; 1 punhado de grãos germinados; folhas verdes (couve, chicória, hortelã); lascas de gengibre. Bata no liquidificador, coe e tome logo.
O Dia

Nenhum comentário: