9.27.2010

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

Especialista dá dicas para conquistar a qualidade de vida praticando atividades. Praticar exercícios físicos e manter o corpo sempre em movimento é fundamental para a saúde em qualquer fase da nossa vida. Mas, quando se trata dos idosos, além de prevenir doenças, as atividades ajudam a manter a qualidade de vida. Isso significa viver por mais tempo de uma maneira independente e feliz.
De acordo com Bruno Martins, Coordenador de Atividades Coletivas da A! Body Tech de Goiânia, assim como qualquer outra pessoa, os idosos precisam praticar três tipos de exercício: os de força, de flexibilidade e as atividades cardiovasculares. Esta é uma receita infalível, principalmente para eles que já perderam parte da massa muscular.
“Quando se trata de força, o melhor exercício é mesmo a musculação. A diferença é que ela deverá ser dirigida para aquele determinado idoso e, é claro, a carga precisará ser reduzida. Por isso, é tão importante o monitoramento de um profissional de Educação Física”, explica ele.
Já as atividades que proporcionam maior flexibilidade estão diretamente ligadas à melhora da qualidade de vida. “É através delas que eles conseguem manter diversos movimentos que acabam sendo dificultados com o passar do tempo, como subir e descer as escadas ou amarrar um cadarço”, ressalta Bruno.
Dentre as diversas possibilidades, o professor destaca as aulas de Alongamento: “Esta é a melhor atividade para que os idosos mantenham a sua flexibilidade, mas, assim como a musculação, é preciso ter cuidado com alguns exercícios. Neste caso, as posições devem ser diferenciadas”.
E se você está se perguntando sobre a hidroginástica, que é a atividade preferida deste público, saiba que esta é realmente a melhor opção quando o assunto é exercício aeróbico. “Ela é uma aula considerada completa, pois também beneficia o ganho de massa muscular, traz mais força às pernas, aumentando o equilíbrio, e dá mais disposição para as tarefas cotidianas”, diz o Coordenador.
Ele ainda destaca a paixão deste público pelas aulas de Dança de Salão: “Além de ser uma atividade aeróbica, esta aula proporciona a reintegração do idoso na sociedade. É muito importante para eles se sentirem novamente parte deste universo. Isso significa qualidade de vida”.
Os exercícios devem ser praticados de duas a três vezes por semana e, mais do que nunca, devem ser acompanhados por um profissional da área. “Fazer uma avaliação médica e depois uma de força são os cuidados principais”, conclui Bruno.
Sua Dieta



Nenhum comentário: