11.18.2010


Arregaçar as mangas e começar

É curioso como somos capazes de  viver no automatico.
Quando essas emoções nos fazem sofrer e estão na contramão do bem-estar, devemos nos perguntar por que aceitamos viver vidas sem alegria, sem perspectiva de felicidade?
Precisamos perceber que, se continuarmos a fazer as mesmas coisas de sempre, continuaremos a reproduzir os mesmos padrões. Quem não estiver feliz com a própria vida precisa arregaçar as mangas e ampliar sua visão de mundo.
Não podemos atribuir a ninguém, à nenhuma situação, tampouco, às nossas histórias de vida, as razões pelas quais não estamos felizes. Como disse o filósofo Jean Paul Sartre, "não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz do que a vida fez de você".
Mesmo que alguns de seus sonhos tenham se inviabilizado, a sua capacidade de sonhar e de agirpara concretizar os seus sonhos.

Considere a idéia de interromper as suas atividades, quinze minutos, meia hora antes de dormir.
Merecemos nos dar um tempo para estarmos a sós conosco e refletir sobre o que fizemos do nosso dia. Antes de dormir, depois de relaxar e se desligar da agitação do dia, experimente se perguntar: o que aprendi hoje? Qual foi a minha contribuição para tornar o mundo um lugar melhor?
Como posso aplicar o aprendizado de hoje na minha vida?
As minhas atitudes estão me aproximando ou me afastando dos  meus objetivos?
Deixe que as respostas surjam, espontaneamente, sem interferir na informação que vem de dentro.
Ao nos colocarmos perguntas fortalecedoras, nossas respostas serão pontos de luz a mostrar o caminho a seguir. repetindo padrões de comportamento e recriando as mesmas emoções ao longo da vida.
Se considerarmos que muitas dessas emoções não apóiam o nosso crescimento, vamos mudar!
Quem não estiver feliz com a própria vida precisa arregaçar as mangas e ampliar sua visão de mundo.
Você está indo na direção do seu sonho? A intenção é ir para o andar de cima, você toma o elevador que está descendo? Claro que não.  Que idéia sem cabimento! Nessa situação, qualquer um percebe o absurdo que é tomar uma direção diferente da que leva aonde queremos ir. O curioso é que, para coisas mais importantes da vida, muita gente faz exatamente isso.Certo dia eu conversava com uma moça desempregada e visivelmente insatisfeita com a vida. Ela era formada em administração e pós-graduada em marketing. Mesmo com essa formação invejável, estava tendo dificuldade em arrumar emprego na área. Assim, resolveu começar um curso de direito. Agora, sabe qual era o grande sonho dela? Ser cineasta!
Não é à toa que essa moça não está satisfeita, nem encontra emprego: ela está no elevador errado! Se quer ser cineasta, por que não faz um curso de cinema em vez de direito? Por que insiste em ir numa direção que não tem nada a ver com seu sonho?
É uma pena, mas muita gente desconhece o poder de realização que o sonho traz para sua vida. É ele que nos dá energia para conquistar objetivos e enche os nossos olhos de brilho. Quem está na direção do seu sonho não precisa nem de elevador, vai de escada! As portas se abrem, as oportunidades aparecem e tudo flui na vida da pessoa.
Agora, quem é que arruma emprego hoje em dia se não tem um brilho no olhar, se não mostra que é apaixonado pelo que faz? Sem energia nem garra, fica muito difícil se sobressair no mercado e convencer um empregador que você é a pessoa certa para ele.
Não me canso de dizer que o sonho é tudo na vida de qualquer pessoa. Se você estiver no elevador certo, maravilha, vá em frente. Se não estiver, tudo bem, volte para o andar térreo e tome outro. O que não pode é continuar indo numa direção que não tem nada a ver com o seu sonho.
Com licença que meu elevador já está subindo!!!


Por Jael Coaracy.

Nenhum comentário: