11.05.2010

Ái, estou com torcicolo!

Todos passam por isso, pelo menos várias vezes ao ano. Sentar errado na cadeira, ficar curvado em frente ao computador, dormir com um travesseiro muito alto, força demais nosso pescoço quando fazemos exercícios abdominais na academia.
Muita gente deixa o problema para lá, achando que é apenas um torcicolo, mas,  o ideal seria usar aquela estrutura horrível que imobiliza seu pescoço, fazendo você parecer um andróide, e tomar analgésicos, relaxantes musculares. O que não pode ser feito é automassagem ou estalar o pescoço para destravar. Para aliviar a dor é a aplicação de compressa de bolsa de água quente no local.
O pescoço sofre e fica rígido toda vez que você se estressa ou se sente contrariado. Toda a tensão é transferida para o trapézio, músculo das costas, e acabamos curvando os ombros. O músculo fica em estado de alerta, como se preparasse para uma sobrecarga.

Dormir de barriga para baixo também coloca seu pescoço a prêmio: ele fica horas torto, sob tensão. Travesseiro alto agrava o problema, por manter o pescoço muito flexionado. Os melhores modelos de travesseiro são os de pena, por se moldarem ao pescoço. Os de espuma não são tão bons. O travesseiro tem de servir de apoio para a curvatura natural da nuca, e não para o alto da cabeça.
Algumas dicas importantes para evitar a torcicolo. Anote- as para prevenir esta dor que incomoda tanto.  
No chuveiro A água quente ajuda a descontrair a musculatura da cervical. Aproveite a hora do banho para uma destravada geral. Embaixo do chuveiro, lentamente olhe para cima e para baixo, mexa a cabeça para os lados e faça movimentos de rotação suaves, alongando sem forçar. Se sentir dor, pare.
 Na cama Evite dormir de bruços com o pescoço torto para o lado. Prefira a posição de barriga para cima, usando apenas um travesseiro para apoiar a cabeça na curvatura natural da cervical, ou de lado, colocando um travesseiro entre as pernas para não forçar a coluna. Nada de ler deitado com a cabeça apoiada na cabeceira da cama ou em vários travesseiros. Sente-se com as pernas e a coluna retas, apoiando o livro numa almofada no colo.

No computador Respeite as curvas fisiológicas da coluna. Sente-se reto na cadeira sem dobrar o pescoço (curvado para baixo, a pressão nos músculos da nuca chega a aumentar 50%). Mantenha o topo da tela do monitor alinhado ao nível de seus olhos. E se você trabalha o dia inteiro em frente à máquina, lembre-se de fazer de vez em quando movimentos de rotação com a cabeça para aliviar a tensão no pescoço.

Ao volante Mantenha o encosto de cabeça do banco de forma que a curvatura acolchoada se encaixe na curvatura da sua cervical. O efeito chicote, que ocorre quando a cabeça é projetada para a frente durante uma colisão e retorna violentamente para trás, é a principal causa de lesões graves na coluna cervical nos acidentes de trânsito.



O que fazer:
Mover a cabeça freqüentemente quando passar muito tempo trabalhando no computador
Colocar gelo quando estiver dolorido e inflamado
Ao investigar a causa e realmente estiver com torcicolo, ao invés de tomar um remédio prefira fazer um ajuste quiroprático
O que não fazer:
Não ficar muitas horas com a cabeça flexionada ou inclinada para o lado por muito tempo
Não dormir de bruços ou no sofá usando o apoio para colocar a cabeça
Não usar o telefone entre os ombros e a orelha
Se mesmo assim a dor surgir ou persistir, Jason Gilbert aconselha fazer um ajuste quiroprático imediatamente, alongamentos e movimentos para o pescoço. “Não use colete e prefira gelo ao invés da compressa com água quente, pois ela inflama ainda mais o pescoço”, afirma.
Saiba mais sobre a Quiropraxia:
A quiropraxia dedica-se a prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, de problemas nas articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas e de seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Ela resolve problemas sem cirurgia ou medicamentos, através de vários métodos terapêuticos, em especial a manipulação ou ajustamento articular.
Beleza e Saúde


Tratamento do Torcicolo


    O principal tratamento é o repouso no leito, que melhora o torcicolo em 12 a 24 horas.

    A aplicação de um saco com gelo seguido de aquecimento local pode ser extremamente relaxante.

    Os analgésicos e espasmolíticos podem ajudar a reduzir a dor e o espasmo muscular. Como espasmolíticos consideram-se os medicamentos anticolinérgicos (interferem com a condução dos impulsos eléctricos do nervo para o músculo) e as benzodiazepinas, que são também sedativos (provocam sono). Os antidepressivos e relaxantes musculares também podem ser úteis. Várias injecções de uma pequena dose da substância que causa o botulismo reduzem a dor e os espasmos, permitindo que a cabeça seja mantida em uma posição mais natural (de menor inclinação). Essa melhoria pode perdurar durante alguns meses. Algumas vezes, a remoção cirúrgica dos nervos que inervam os músculos do pescoço disfuncionais é bem sucedida e pode ser tentada quando os outros tratamentos não aliviam o quadro.
     Nos casos persistentes, pode optar-se pela fisioterapia, com massagens locais, ou mesmo intervenção cirúrgica.

    No entanto, quando a causa for um distúrbio do sistema nervoso ou quando for desconhecida, a probabilidade do tratamento controlar o espasmo é menor. Algumas vezes, o espasmo pode ser temporariamente aliviado através da fisioterapia.

    Na fisioterapia podem ser aplicadas diversas técnicas, nomeadamente o calor húmido, para relaxamento muscular e diminuição da dor, a massagem, para relaxamento do músculo e possível redução e/ou eliminação do nódulo que surge no torcicolo congénito; estiramentos, para favorecer o alongamento do músculo encurtado; entre outras.
    Quando problemas emocionais contribuírem para os espasmos, o tratamento psiquiátrico pode ser útil.

    No caso do torcicolo congénito, é instituída uma fisioterapia intensiva de alongamento do músculo lesado, durante os primeiros meses de vida. Se a fisioterapia não for bem sucedida ou se ela for iniciada muito tarde, pode ser necessária a realização da reparação cirúrgica do músculo.

    Não se automedique

    Nenhum comentário: