11.02.2010

GASES
Sinônimos e Nomes Populares
Flatos - Flatulência - Pum - Peido - Arroto - Eructação
Os gases intestinais têm sua origem em duas fontes principais:
 
Primeiro: eles são formados normalmente e resultam da fermentação de restos alimentares no interior dos intestinos.
Segundo: uma grande parte de ar é engolido, tanto pela deglutição da saliva como pelos hábitos alimentares das pessoas.
Os restos alimentares, por ação de bactérias intestinais, sofrem uma degradação, principalmente, no intestino grosso, o que resulta na produção de, aproximadamente, três litros de gases por dia.
Todo este gás é eliminado pelo ânus, sob a forma de flatos, ou "pum", ou "peidos". Se houver uma obstrução intestinal, estes gases passarão a ser eliminados pela boca.
Alguns alimentos são bem conhecidos por aumentarem a produção de gases, como, por exemplo, feijões, lentilhas, ervilhas e certas verduras. Existem características individuais fazendo com que alguns alimentos sejam, particularmente, produtores de gás para algumas pessoas.
Os três litros aproximados de gases intestinais produzidos, normalmente, resultam, em média, na eliminação de 17 flatos diariamente. Uma boa parte destas eliminações acontece durante as evacuações.
O volume de gases deglutidos, em decorrência de certos hábitos, varia muito, fazendo com que o volume total de gases eliminados aumente consideravelmente. Ao falarmos, formamos saliva na boca; esta é espumosa e, ao ser deglutida, leva consigo um grande volume de ar. Certas profissões, das quais se exige falar muito, como professores, locutores e outros, que falam muito por hábitos próprios, são particularmente propensos a "sofrerem" de flatulência. O ar deglutido vai ser eliminado, tanto através de eructações (arrotos) ou como flatos, assim sendo, aumentará o número de eliminações diárias para bem mais do que as 17 vezes rotineiras.
O hábito de deglutir líquidos muito quentes faz com que as pessoas sorvam os líquidos como sopas, chás ou café. O sorver também implica na deglutição de grandes volumes do ar aspirado junto com as bebidas quentes e que tem por função esfriá-las, tornando possível a deglutição sem queimar a boca ou o esôfago. O chimarrão pode ser incluído neste rol.
O segundo fator que implica no aumento da eliminação de gases resulta do hábito de tomar bebidas gasosas, como cerveja, chopp, refrigerantes, águas minerais com gás, etc. Estas bebidas, uma vez entrando em contato com os sucos gástricos, liberam grande quantidade de gás carbônico, que deve ser eliminado, assim como o ar deglutido, com a saliva.
Para reduzir o volume de gases a serem eliminados deve-se corrigir os hábitos que aumentem a sua produção ou ingestão.
Os medicamentos, conhecidos como antifiséticos, são detergentes que tornam os líquidos digestivos menos viscosos e, por isso, menos propensos a formarem bolhas. Milhares de pequenas bolhas, ainda que contendo o mesmo volume de um gás, ocupam um espaço muito maior do que se este mesmo volume estiver contido numa bolha única. Estes medicamentos não reduzem a quantidade de gases, só reduzem o volume enquanto o gás estiver contido em bolhas pequenas. Esta ação dos medicamentos pode aliviar a chamada distensão abdominal, mas não reduz a eliminação de flatos. Todos sabemos que os flatos, ao chegarem no final dos intestinos, ao serem eliminados, não costumam ser espumosos. O odor - cheiro - é outra questão relacionada com os gases. Alguns alimentos, sabidamente, produzem gases malcheirosos. Aí também existem as variações de pessoa para pessoa. Alimentos que costumeiramente produzem gases de mau cheiro são conseqüência da ingestão de certas comidas, como ovos, rabanetes e certas conservas, ricos em enxofre.
Os romanos, que para tudo tinham os seus deuses, para os flatos tinham até dois, o Perfidus e o Flatus, destes, originando-se a designação para gases mais aceita, menos chula. Para os romanos, os pérfidos seriam os silenciosos e malcheirosos; já os flatos seriam os inodoros e ruidosos. Como comentário paralelo, o ruído produzido pela eliminação de flatos decorre da força com que os gases são eliminados.
As pessoas quando dormem não costumam eliminar gases ruidosamente, assim como não evacuam dormindo. Se alguém eliminar gases ruidosos no leito, é porque está acordado. Todos sabemos que, pela manhã, ao despertar, os gases costumam "acordar" com o seu dono. Pessoas doentes e crianças, mesmo dormindo, podem eliminar gases, bem como outras coisas mais. Por convenções sociais nas culturas ocidentais, a eliminação de gases é uma manifestação de má educação, embora seja uma manifestação orgânica perfeitamente natural. No fundo, é exigir das pessoas uma conduta social masoquista: primeiro, dizem ser inadequado ficar cuspindo por aí, e por isso os gases são deglutidos com a saliva. Depois, afirmam que é de péssimo mau gosto eliminá-los em público. Resumindo: mandam que se ponham os gases para dentro e depois recomendam que sejam retidos quando na companhia de alguém. Como nem sempre estamos sós, podem ser criadas situações constrangedoras.
A retenção de gases pode ter conseqüências graves para pessoas que tenham divertículos de intestino grosso, o que é comum. Com o avançar da idade, os divertículos vão aumentando em tamanho e número e, praticamente, todas as pessoas acima de cinqüenta anos os têm. Os divertículos intestinais, pelo aumento da pressão no interior dos intestinos, decorrente da não eliminação de flatos, podem se romper - sendo a causa de peritonites, e mesmo de mortes, quando não tratadas a tempo. Uma maneira muito eficiente de eliminar os gases intestinais que perturbam a vida das pessoas é a de se colocar em posição genupeitoral (posição de joelhos, com o corpo dobrado para a frente sobre as coxas e o peito aproximado dos joelhos). Ajoelhar e manter o ânus numa posição acima da cabeça, isso facilita a eliminação de gases. Recomenda-se que esta medida seja executada na solidão e intimidade do lar.
 O que é flatulência

Todas as pessoas têm gases intestinais e estomacais, e os eliminam através de arroto ou pelo reto. Porém, quando a pessoa elimina muitos gases pelo reto pode ser considerada como tendo flatulência. Os gases intestinais são feitos principalmente de vapores sem cheiro --- dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e algumas vezes metano. O odor desagradável da flatulência é decorrente das bactérias no intestino que liberam pequenas quantidades de gases contendo enxofre. Embora ter gases seja comum, sua eliminação pode ser desconfortável e embaraçosa.

O que causa os gases intestinais e estomacais

Os gases intestinais e estomacais vêm de duas fontes:
* Ar engolido.
* Quebra normal de certos alimentos não digeridos por bactérias inofensivas naturalmente presentes no intestino.

Ar engolido e gases intestinais e estomacais

Engolir ar (aerofagia) é uma causa comum de gases estomacais. Todas as pessoas engolem pequenas quantidades de gases quando comem e bebem. Porém, beber ou comer rapidamente, mascar chiclete, fumar ou usar dentaduras frouxas pode fazer com que a pessoa engula mais ar. Arrotar é a forma pela qual a maior parte do ar engolido --- o qual contém nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono --- deixa o estômago. Os gases remanescentes vão para o intestino, onde são parcialmente absorvidos. Uma pequena quantidade de gases viaja através dos intestinos até sair pelo reto.


Quebra normal de alimentos não digeridos e gases intestinais

O corpo não digere e absorve alguns carboidratos no intestino delgado devido à falta de certas enzimas. O alimento não digerido no intestino delgado passa para o intestino grosso, onde bactérias inofensivas o quebra produzindo gases que eventualmente são eliminados pelo reto. Alimentos que produzem gases numa pessoa podem não produzir em outra. O equilíbrio entre tipos de bactérias no intestino pode explicar porque algumas pessoas produzem mais gases do que outras.

Como é o tratamento para flatulência?

A experiência tem mostrado que as formas mais comuns para reduzir o desconforto com gases são mudanças na dieta, tomar remédios e reduzir a quantidade de ar engolido.

Mudanças na dieta

O médico pode orientar a pessoa a comer menor alimentos que causam gases. Entretanto, para algumas pessoas, isso pode significar cortar alimentos saudáveis como frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios. O médico também pode sugerir limitar alimentos gordurosos para ajudar a esvaziar o estômago mais rapidamente, permitindo que os gases vão para o intestino. Infelizmente a quantidade de gases causados por certos alimentos varia de pessoa para pessoa, então mudanças eficientes na dieta dependem de aprender através de tentativa e erro.

Remédios para gases

Muitos remédios para gases estão disponíveis, incluindo anti-ácidos com simeticona. Enzimas digestivas, com os suplementos de lactase, ajudam a digerir os carboidratos e podem permitir à pessoas comer alimentos que normalmente produzem gases. Alguns antiácidos contêm simeticona, a qual é um agente espumante que junta as bolhas de gás no estômago de modo que elas sejam mais facilmente arrotadas. Porém, esses remédios não têm efeito nos gases intestinais. Beano, um remédio para ajudar a digestão, contém enzima digestiva de açúcar que auxilia a digerir açúcares em feijões e muitos vegetais. Porém, beano não tem efeito em gases provocados por lactose ou fibras.

Reduzir a quantidade de ar engolido

A recomendação para aquele com problemas de arroto é evitar engolir grande quantidade de ar. Isso pode ser feito evitando mascar chiclete, comer mais devagar e checar com o dentista se a dentadura está bem fixa.

Que alimentos causam gases intestinais e estomacais

A maioria dos alimentos que contém carboidratos causam gases. Já as gorduras e proteínas causam poucos gases. Os açúcares que podem causar gases são rafinose, lactose, frutose e sorbitol.

Rafinose. Feijões contêm grandes quantidades desse açúcar complexo. Pequenas quantidades de rafinose também são encontradas em repolho, brócolis, aspargo, grãos integrais e outros vegetais.

Lactose. A lactose é o açúcar natural do leite. Ela está presente em produtos que levam leite e seus derivados.

Frutose. Esse açúcar é naturalmente presente em cebola, alcachofra, pêra e trigo. A frutose também é usada como adoçante

Sorbitol. O sorbitol é um açúcar naturalmente encontrado em frutas. Ele também é usado como adoçante artificial.

Amido. A maioria dos alimentos com amido --- incluindo batatas, milho, massas e trigo --- produzem gases.

Fibras. Muito alimentos contêm fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis produzem mais gases, e são encontradas em feijões, ervilhas, aveia e na maioria das frutas. Já a fibras insolúveis estão presentes principalmente em vegetais.

3 comentários:

Annia disse...

Onde encontro beano aqui no brasil parece difícil encontra-lo

Annia disse...

Onde encontro beano aqui no brasil parece difícil encontra-lo

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Onde comprar?

Os suplementos de enzimas digestivas podem ser comprados em lojas de suplementos alimentares e lojas de produtos naturais. Há diversas farmácias que também disponibilizam o suplemento. O suplemento também pode ser fabricado em farmácias que produzem medicamentos de acordo com as suas necessidades. Diversos sites e lojas online também disponibilizam a venda, mas é importante que você busque referências sobre a confiabilidade de cada empresa, para que assim se sinta seguro para realizar a compra.
Dra. Patrícia Leite