11.03.2010

Laboratório cria técnica para regenerar órgão

Foto: EFE

 

Inaugurada ontem, unidade usará de forma pioneira células-tronco para transplantes

Madri - A Espanha, país líder em transplantes de órgãos, inaugurou ontem em Madri um laboratório pioneiro na criação de órgãos bioartificiais com células-tronco. Segundo a ministra da Ciência e Inovação, Cristina Garmendia, será “o primeiro laboratório do mundo destinado a produzir órgãos bioartificiais com células-tronco adultas para transplantes”.

A técnica a ser implementada no laboratório consiste em retirar o conteúdo celular de órgãos que não estejam aptos para transplantes e “recelularizá-los com células-tronco do paciente  para reconstruir o interior do órgão”, explicou o médico Francisco Fernández Avilés, chefe do serviço de cardiologia do hospital Gregorio Marañón, que abriga o novo laboratório.

O diretor da Organização Nacional de Transplantes da Espanha, Rafael Matesanz, acredita que a criação de órgãos bioartificiais é mais uma chance de esperança para quem aguarda nas filas, juntamente com o transplante de órgãos humanos e o implante de órgãos artificiais.

Matesanz acredita que esse tipo de cirurgia possa começar a ser realizada em até dez anos, acabando com dois problemas: a falta de doadores e de órgãos idôneos para o transplante; e a rejeição do órgão transplantado por parte do paciente.

A Espanha é líder mundial na doação de órgãos para transplantes desde 1991 e tem o melhor modelo de transplantes do mundo.

Nenhum comentário: