11.06.2010

Técnica para apagar memórias traumáticas

Rio - Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA, descobriram uma maneira de eliminar permanentemente as memórias dolorosas da mente das pessoas. Os cientistas afirmam que a droga pode ser eficiente no combate ao transtorno de estresse pós-traumático.
Foto: Reprodução 'Daily Mail'
Imagem do momento em que o personagem de Jim Carrey resolve apagar a ex da memória | 
A equipe removeu uma proteína da região do cérebro responsável pelo medo em testes com camundongos. Os animais foram, então, incapazes de recordar a sensação de medo associada ao som alto, mecanismo utilizado do teste.
Este tipo de técnica inspirou o cinema no filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", no qual os personagens interpretados por Jim Carrey e Kate Winslet decidiram apagar a memória do relacionamento entre os dois após um rompimento doloroso. O método utilizado pelos pesquisadores tem algumas semelhanças com aquele imaginado na obra de ficção.

O relatório divulgado na revista Science Express explica que a técnica pode ter implicações importantes para os pacientes cujas vidas foram arruinadas pelo medo.

"Quando um evento traumático ocorre, cria-se uma memória relacionada ao medo que pode perdurar por toda uma vida e ter um efeito debilitante sobre as escolhas de uma pessoa", disse o pesquisador Richard Huganir.

Este estudo foi financiado pelo Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos e pelo Instituto Médico Howard Hughes.

Nenhum comentário: