11.01.2010

CAFÉ COM LEITE E PÃO COM MANTEIGA: ESTA TRADIÇÃO COMBINA COM DIETA?

Quarteto tradicional na mesa dos brasileiros não precisa ser cortado do cardápio.
A gente mal acorda e já bate aquela vontade de tomar um café da manhã delicioso. Mas, brasileiro que se preza, não deixa faltar o tradicional café com leite e pão com manteiga na sua mesa. E como fica a dieta perante tantas calorias? Pode ficar tranquilo, pois, se consumido com moderação e na hora certa, este quarteto não precisará ser cortado do seu cardápio.
O pão é, sim, rico em carboidrato e, já que você não quer deixar de comer este velho companheiro das refeições, o segredo é queimar tudo na academia e moderar o consumo de outros alimentos ricos neste nutriente durante o resto do dia. Ou seja, corte o arroz ou opte pela versão integral. E nada de batatas.
O café tem cafeína, uma substância estimulante que deve ser consumida com cautela, principalmente durante a noite. O melhor é limitar esta bebida ao café da manhã e, no máximo, ao final do seu almoço. Caso contrário, o seu sono ficará prejudicado e os dentes também, já que ela atua diretamente no escurecimento do esmalte dentário.
O leite, este sim, é mais fácil de adaptar a sua nova dieta alimentar. Basta trocar a versão integral pela desnatada. O sabor é mantido, mas as calorias e a quantidade de gordura são reduzidas de maneira drástica. Além disso, é um ótimo aliado na prevenção e no combate à osteoporose.
Já a manteiga representa um grande problema. Rica em gorduras e colesterol, este alimento é considerado um dos maiores rivais da nossa saúde. Sem contar que ninguém se decide quanto à disputa travada entre ela e a margarina. O segredo é evitá-la ou consumi-la apenas pela manhã, quando o seu organismo ainda terá muito tempo para queimar qualquer nutriente maléfico à saúde.

Nenhum comentário: