10.31.2010

TABAGISMO: NÃO ACENDA O PRIMEIRO O CIGARRO

Tabagismo: não acenda o primeiro o cigarro
Veja algumas informações que podem estimular o processo de abandono do vício.

Imprimir
São inúmeros os motivos que podem levar um jovem a colocar o primeiro cigarro na boca.  Curiosidade, aceitação social, contato desde cedo com fumantes, não importa. O fato é que muitos entram nessa cortina de fumaça antes de completar a maioridade. Pesquisas mostram que o fumo é responsável por 30% das mortes ocasionadas por câncer, sendo 90% dos casos, o de pulmão.

A nicotina, principal substância ativa encontrada naturalmente no tabaco, é um poderoso estimulante do sistema nervoso central. Com o início do consumo dessa substância, o cérebro exige quantidades cada vez maiores e isso explica por que as pessoas tornam-se viciadas. Para se ter uma idéia, na fumaça do cigarro existem mais de 4.770 substâncias tóxicas como nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e até radioativas, como polônio 210 e cádmio, que também são encontradas nas baterias de carros.

“O tabagismo, doença caracterizada pelo vício ao cigarro, foi conceituada pelo Código Internacional de Doenças (CID), como sendo um grupo de transtornos mentais e de comportamento, decorrentes do uso de substâncias psicoativas, ou seja, drogas de atuação sobre o sistema nervoso central”, explica o pneumologista, Roberto Rodrigues Junior.

Em apenas sete segundos após a tragada, a fumaça chega ao cérebro aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Após três meses o vício já está instalado e há a diminuição progressiva do olfato e do paladar. Outras doenças como aneurismas arteriais, úlceras digestivas e infecções respiratórias também estão ligadas ao tabagismo.

Para as mulheres, além de afetar a fertilidade, o fumo aumenta a possibilidade de parto prematuro e abortamento e implica em menor crescimento do feto. O uso de um a quatro cigarros por dia já é suficiente para que estas circunstâncias sejam possíveis de ocorrer.

Apesar de os malefícios acarretados pelo tabagismo demandarem anos para serem refeitos, em ex-fumantes os riscos de doenças são reduzidos de 50 a 70%. Veja algumas informações que podem estimular o processo de abandono do vício.

1 - Ao parar de fumar, em apenas 20 minutos, seu pulso volta ao normal.

2 - Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue aumenta.

3 - Em 24 horas, o pulmão fica mais limpo.

4 - Depois de dois dias, o paladar e o olfato melhoram sensivelmente, além de a respiração e o     nível de energia terem uma melhora considerável.

5 - Depois de duas semanas a três meses, o sistema imunológico fica mais ativo.

Mais informações

Nenhum comentário: