10.31.2010

CUIDADOS COM A PELE DURANTE A GESTAÇÃO

Cuidados com a pele durante a gestação
Dermatologista dá dicas para espantar todos os problemas.

A gestação é um período que exige muitos cuidados, não só com a saúde, mas também com a estética de uma mulher. Manchas, estrias e outros sinais indesejáveis são alguns problemas que podem causar um certo transtorno. Na maioria das vezes, mesmo após o parto, eles continuam atrapalhando.

“Durante a gravidez, o organismo da mulher passa por muitas mudanças decorrentes de alterações hormonais, variações de dieta, ganho de peso, entre outros fatores. A falta de cuidado nesse período pode deixar sinais permanentes”, alerta a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

A especialista explica o que fazer para prevenir alguns dos problemas mais comuns:

- Acne: Nas primeiras semanas de gestação, há aumento de progesterona no corpo, o que estimula a pele a produzir mais óleo. A consequência é o aumento da incidência de acne, principalmente no rosto. Quem já tem histórico de acne deve prevenir, usando produtos adequados de limpeza da pele. O ácido retinóico não pode ser usado durante a gestação, mas o tratamento pode ser feito com outros ácidos como azelaico, salicílico e glicólico.

- Manchas: Quase 90% das gestantes apresentam manchas na pele e isso é resultado da ação dos hormônios somada ao excesso de Sol. Evite a exposição ao sol e use sempre protetor solar, pois ele pode prevenir o aparecimento das manchas em até 85% dos casos. Muitas delas aparecem durante a gestação e não saem após o parto, mesmo com os melhores tratamentos de peelings e lasers. É importante lembrar que o filtro solar deve ser aplicado com abundância e ser reaplicado a cada duas horas.

- Estrias: A principal orientação para a prevenção de estrias é: controle o seu peso. A pele tem certa elasticidade, mas não consegue manter-se saudável com um aumento excessivo de peso, portanto cuide-se. Entretanto, mesmo o crescimento natural da barriga durante a gestação pode causar estrias. Por isso, a orientação é hidratar sempre. Só não se esqueça de que óleo não hidrata, apenas impede a perda de água. Ou seja, muitas vezes utiliza-se o óleo, mas a pele continua seca e as estrias aparecem. Vale lembrar que, ao contrário do que muita gente imagina, a coceira na barriga não é necessariamente sinal de estria. Muitas gestantes desenvolvem um prurido na pele, que é decorrente da própria gravidez. Mesmo nesses casos, a hidratação sempre ajuda a diminuir o desconforto.

Pós parto

A dermatologista explica que, logo após o parto, a mulher pode procurar um dermatologista para tratar os sinais que apareceram durante a gestação: “Manchas, estrias e sinais de acne podem ser tratados com diversas técnicas diferentes, que não trazem risco para a mãe nem para o bebê durante a amamentação.

Além disso, algumas questões estéticas também podem ser avaliadas. “Há muitas técnicas de massagens e equipamentos que podem ajudar a mulher a combater a flacidez, principalmente na região da barriga. O especialista pode verificar quais são as opções seguras para cada paciente tanto para esses casos quanto em mulheres com cicatriz hipertrófica ou queda de cabelo por motivos hormonais”, conclui Dra. Annia.

Nenhum comentário: