11.06.2010

saude

USE E ABUSE DO PRETO NA DECORAÇÃO DA SUA CASA

Use e abuse do preto na decoração da sua casa
Tudo o que você precisa saber para ter uma casa de revista!

Não há como não se render aos encantos do preto. Depois das roupas e dos acessórios, agora a tendência já está invadindo também os ambientes. Afinal, um pretinho básico nunca sai de moda, não é mesmo?

Seja em acabamentos, objetos e até a fibra natural e sintética, o preto é, sem dúvida, uma das cores mais interessantes para ser usada em uma decoração. Por ser uma cor neutra e de fácil combinação, está presente na maioria das casas, mesmo em forma de pequenos objetos.

Na medida certa, além de deixar o ambiente aconchegante, o preto torna qualquer lugar mais íntimo e acolhedor. Combinado com tons de madeira também pode ser bem aproveitado em decorações mais sérias e formais.

 “O conceito do preto remete ao descanso, à noite e à tranquilidade, por ser uma cor pouco vibrante. Porém, é importante que o preto seja acompanhado de tons neutros de fundo e com elementos de outras cores vivas para estabelecer uma decoração contemporânea, chique, clássica, mas que não canse ao longo do tempo.”, explica a arquiteta Vanessa Trad.

Antes de começar a comprar tudo aquilo que você encontrar em preto, analise o espaço a decorar e decida qual o estilo ou ambiente que quer decorar. Este é o primeiro passo para uma decoração irresistível.

Seja você clássica, casual ou contemporânea. Veja as dicas e experimente a simplicidade e a elegância desta cor numa das divisões da sua casa.


1.Para evitar uma decoração entediante, aposte em traços arquitectónicos, detalhes e formas originais. Mobília com um design futurista, azulejos visualmente apelativos ou papel de parede com textura pode ser o suficiente.

2.Misturar padrões e lisos é um dos princípios básicos para quem decora com preto – contribui para a criação de um ambiente mais interessante, menos monótono.

3.Se quiser criar um impacto ainda mais forte neste tipo de decoração, adicione algumas peças decorativas numa segunda cor, mais viva, caso do amarelo, verde, azul-turquesa ou rosa choque.

4.Se, em geral, procura a simplicidade, mas quer adicionar algum preto, porque não escolher uma única peça chave para fazer as honras dos detalhes mais escuros? Não precisa mais do que um tapete de inspiração gráfica, algumas almofadas estampadas, um estore com um motivo engraçado, um lustre todo preto ou um sofá em pele preta, por exemplo.

5.Num espaço amplo, não tenha receio de utilizar o preto porque as dimensões suportam-no na perfeição, inclusive se os próprios móveis forem dessa cor. Num espaço pequeno, porém, o preto pode diminui-lo ainda mais, pelo que é sensato guardar o preto para os pequenos apontamentos.

6.Pintar múltiplas riscas pretas numa parede (ou paredes) pode ser um apontamento simultaneamente discreto e contemporâneo. Se não tiver medo de arriscar, pinte uma parede toda preta… o efeito final é verdadeiramente fantástico.

7.Recorra ao preto para transformar e dar uma nova vida a velhas peças: pintar algumas prateleiras ou um móvel, cobrir abajur fora de moda com um tecido mais atual, pintar os puxadores dos armários de uma cozinha toda branca.

8.Portas pintadas de preto glossy são o ápice da sofisticação, mas se preferir um toque mais casual ou artístico, pinte-as com blocos preto e branco intercalados.

9.Ilustrações, pinturas e outras obras de arte emolduradas com diferentes combinações de preto são uma excelente dica para avivar este tipo de decoração, quer estejam penduradas ou encostadas numa parede.

10.Agrupe peças decorativas e pequenos objetos, misturando o preto, brincando com tamanhos, formatos e texturas.

11.Para um toque de dramatismo extra, nada como surpreender com alguns detalhes inusitados: velas pretas, copos pretos, toalhas de mesa pretas, papel higiénico preto… hoje há de tudo, basta procurar e utilizar a imaginação.
Sua Dieta

Nenhum comentário: