10.31.2010

MAMAS FLÁCIDAS: QUAL O MELHOR TRATAMENTO?

Mamas flácidas: qual o melhor tratamento?
Cirurgião dá dicas para acabar com este problema e melhorar a autoestima.

Imprimir
O implante de silicone ocupa o topo da lista de cirurgias estéticas mais realizadas no Brasil. Porém, diferente do que muitos imaginam, o seu objetivo nem sempre é o aumento dos seios. Seja pela genética ou por uma grande quantidade de peso perdido, algumas mulheres se deparam com um problema bastante comum: a flacidez das mamas. E, neste caso, qual seria a melhor solução?

“O maior erro das muitas mulheres que têm os seios flácidos é achar que a colocação da prótese de silicone acabará com o problema. Isso nem sempre é verdade, pois para aumentar o conteúdo e esticar a pele até ela ficar tensa, precisamos respeitar certos limites físicos. O tamanho da prótese deve ser esteticamente aceitável, para não ficar enorme, artificiall”, explica Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.

De acordo com o especialista, o implante de silicone só pode ser considerado uma solução quando o problema não é tão grave nem as mamas muito disformes: “A flacidez de pele deve ser pequena, para que uma prótese de tamanho adequado a estique e o resultado seja esteticamente aceitável. Geralmente, o implante é indicado nos casos de pseudoptose, ou seja, uma flacidez leve, em que a aréola ainda está acima do sulco mamário. Este caso é mais comum em mulheres magras com mamas pequenas”.

Já para quem adquiriu o problema lutando contra a obesidade, ou seja, em consequência de grande alteração de peso, as próteses apenas transformam as mamas flácidas em mamas grandes e flácidas, sem corrigir verdadeiramente o problema. “A função da prótese é preencher um tecido vazio e, se existe flacidez, é necessário que a mulher faça, primeiro, uma mastopexia - cirurgia plástica indicada para levantar seios flácidos - cuja função é a retirada da pele excedente para promover o levantamento das mamas. Em seguida, ocorre o remodelamento dos seios e o reposicionamento dos mamilos”, explica o médico.

Nos casos em que a mama está caída e a paciente deseja acabar com a flacidez e, ao mesmo tempo, aumentar o volume dos seios, aí sim, a alternativa é a colocação de uma prótese de silicone. “Dependendo do caso e da quantidade de pele existente, é necessária a colocação da prótese e depois a retirada da pele. Se a mama não tem muita pele excedente, o cirurgião pode optar por preencher todo o espaço com o implante de silicone, sem a necessidade de retirar a pele. Nesse caso, a prótese mais indicada é a de perfil alto, pois proporciona maior projeção e preenchimento da área”, conclui Ruben Penteado.

Nenhum comentário: