11.01.2010

Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia


Tratamento Psiquiatrico
para comedor compulsivo

Doença em fase de estudos afeta 70% das pessoas que sofrem de obesidade
Rio - Se pelo menos uma vez na semana você come uma quantidade de comida bem maior do que as pessoas consomem normalmente, fique atento: você pode estar sofrendo de transtorno de compulsão alimentar.

A doença, em fase de estudos pela Associação Americana de Psiquiatria — órgão que orienta psiquiatras em todo o mundo —, será incluída na próxima edição do Manual de Diagnóstico de Doenças Psiquiátricas (DSM, em inglês), que deve ser lançado ainda esse ano. Até então, o transtorno não era reconhecido oficialmente como uma doença psiquiátrica.

Segundo o endocrinologista Tércio Rocha, cerca de 70% das pessoas que sofrem de obesidade podem ter o problema. A maioria também sofre de depressão. “Ninguém come desbravadamente 5 sanduíches e um litro de milk-shake porque quer engordar. A pessoa tem um problema. Ela é compulsiva por comida, assim como o tabagista é viciado em cigarros”, explica.

O profissional ressalta que, muitas vezes, a compulsão pode surgir por alguma deficiência no organismo. “Algumas substâncias no organismo podem estar sendo recompensadas pelo excesso de comida. Então, a pessoa tenta emagrecer, não consegue, e acaba comendo ainda mais”, completa, ressaltando que, em alguns casos, o tratamento requer medicação. “O remédio atua no cérebro, regulando o nível de serotonina e a noção de recompensa que a comida oferece”, diz.

A dona de casa Mirna Dalavia, 35 anos, perdeu as contas de quantas vezes tentou emagrecer sem sucesso. “Eu e meu marido, André, só conseguimos emagrecer depois que foi diagnosticado que tínhamos compulsão por comer. Estamos na luta”, conta.

Quem sofre de compulsão alimentar pode ter atendimento gratuito na Santa Casa de Misericórdia, Centro. Informações pelo 2297-6611.

Comportamento do compulsivo

- Em determinado período de tempo (por exemplo, duas horas), come uma quantidade muito maior do que a maioria das pessoas consumiria em período semelhante.

- Tem sensação de descontrole durante o episódio de compulsão (como se não pudesse parar de comer ou controlar a quantidade).

- Episódios de compulsão ocorrem, em média, pelo menos uma vez por semana durante três meses.

- Não necessariamente sofre de outros problemas alimentares, como bulimia nervosa. Mas também podem apresentar outros comportamentos compulsivos.

- Come mais rapidamente do que o normal.

- Não para até se sentir desconfortavelmente cheio.

- Ingere grandes quantidades de alimentos mesmo quando não está fisicamente faminto.

- Come sozinho por se sentir constrangido com o quanto está comendo.

- Sente repulsa por si mesmo, de

Nenhum comentário: