11.04.2010

O celular e o sono dos filhoS
Jovens com problema para dormir chegam a mandar 34 SMSs por noite, diz estudo americano
Médicos americanos alertam para mais um inimigo dos pais na árdua tarefa de fazer filhos adolescentes dormir: o celular. Os jovens vão para a cama com os telefones e acordam durante a noite para responder a mensagens.

Especialistas do JFK Medical Center, nos Estados Unidos, divulgaram resultados de um estudo preliminar com 40 pacientes, de 8 a 22 anos, em tratamento por problemas ligados ao sono. Eles enviam, em média, 34 mensagens por noite, depois de deitarem na cama. Aparerentemente, os adolescentes dormem, mas é só o telefone tocar ou vibrar para despertarem, responderem à mensagens e voltarem para o travesseiro. Isso se repete ao longo da noite.

Metade dos entrevistados que ficavam acordados por conta dos aparelhos eletrônicos sofria de problemas como déficit de atenção, ansiedade, depressão e dificuldades no aprendizado. Peter Polos, especialista em medicina do sono do JFK Medical Center, afirma que os SMSs e jogos nos celulares são mais prejuciais do que a TV porque são interativos. “Retirar essas distrações pode melhorar o tempo de sono das crianças. Hora de dormir é hora de dormir e apagar as luzes”, diz.

De acordo com a pesquisa, os meninos costumam trocar o sono pela internet e jogos online no celular. As meninas mandam mais SMSs.

Nenhum comentário: