2.14.2011

Alimentos sólidos mais chances de ter bebês obesos

Se a criança começar a comer sólidos antes dos quatro meses de idade e não for amamentada, há mais chances de ela ser obesa, diz pesquisa
Pediatras já alertam normalmente os pais para que não deem alimentos sólidos aos bebês muito cedo. Um novo estudo publicado nesta segunda-feira (7) reforça esse aviso para as crianças alimentadas por mamadeira. Segundo a pesquisa realizada nos Estados Unidos, a chance dos bebês ficarem obesos a partir dos três anos aumenta seis vezes se ingerem sólidos antes dos quatro meses. Para os que são amamentados, essa elevação dos risco de obesidade não foi observada, diz o estudo do Children's Hospital Boston, divulgado no jornal da Academia Americana de Pediatria, Pediatrics.
Os pesquisadores acompanharam 847 crianças. Quando elas chegaram aos 3 anos de idade, foi observada uma taxa de obesidade de 9%. Os bebês que eram alimentados por mamadeira e ingeriam também alimentos sólidos tinham grande risco de ficarem obesos. Entre os que eram amamentados por no mínimo quatro meses, não foi detectada relação entre risco de obesidade e o momento em que passaram a ingerir comida sólida. Os bebês que tomavam mamadeira e não receberam alimentação sólida até ao menos seis meses de idade também não correram mais risco de obesidade.
O aleitamento materno exclusivo é aconselhado até os seis meses, na maioria dos casos.

Nenhum comentário: