2.19.2011

  Atividades para pessoas muito acima do peso


Atividades para quem está muito acima do peso


Grande parte dos indivíduos obesos se encontra na faixa etária produtiva, porém apresentam um estilo de vida tipicamente sedentário.

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje, os principais fatores predisponentes para a obesidade.

Quando os indivíduos passam a se preocupar com o excesso de peso, por diversas razões - dores lombares, dificuldade de locomoção, estética - buscam o emagrecimento através da utilização medicamentosa e/ou através de planos alimentares ou de produtos que causam grande deficiência calórica e nutricional, trazendo perdas hídricas e eletrolíticas, redução de massa magra e nos níveis de força, além de queda de imunidade, irritabilidade, hipoglicemia e diversos outros sintomas.

Com os exercícios regulares você acelera o seu metabolismo e facilita o emagrecimento saudável, além de prevenir doenças e manter uma boa saúde.

Em vista disso, a obesidade tem sido apontada como um problema de saúde pública. O peso corporal apresenta um sistema de dois componentes:


  • Massa corporal magra (isenta de gordura) formada pelos tecidos musculares e esqueléticos, pele, órgãos e tecidos;




  • Gordura corporal.



  • O aumento de massa corporal magra pode representar a elevação no peso corporal total sem que haja aumento nos níveis de gordura corporal. Por outro lado, o excesso de peso corporal pode ocorrer pela elevação nos depósitos de gordura, com ou sem o aumento na massa corporal magra, o que caracteriza um ganho de peso que pode levar à obesidade.

    Para o tratamento da obesidade, é indicada uma dieta balanceada e hipocalórica além do aumento na atividade física, sempre sendo orientado por um nutricionista e preparador físico. Assim, é preciso mudar o estilo de vida para conseguir bons resultados.

    Muitas pessoas que estão muito acima do peso se preocupam com as atividades que seriam mais indicadas e adequadas.

    Exercícios ideais

    Os exercícios mais indicados são os aeróbicos de média ou longa duração e que envolvem grandes grupos musculares, pois apresentam um gasto calórico significativo. As atividades mais recomendadas são caminhadas, hidroginástica, bicicleta, natação e dança.

    Mas se o seu condicionamento não é dos melhores, o ideal seria mesmo começar com caminhadas e hidroginástica fazendo cada uma destas atividades pelo menos 2x por semana somando 4x por semana de exercícios.

    Os alongamentos também são essenciais. Você deverá fazer uma dieta balanceada regularmente e mudar o treino com os exercícios e a dieta a cada 2 meses para dar novos estímulos ao seu corpo, pois este se acostuma a tudo.

    O treinamento físico ocasiona a redução significativa do peso e gordura corporal, elevação ou manutenção da massa corporal magra, redução da pressão arterial, regulação do apetite, melhoria da imagem e expressão corporal e, principalmente, ajuda a prevenir doenças que derivam da obesidade como as cardiovasculares, tromboses, insuficiência cardíaca, diabete, hipertensão e artrite.

    Aumentar a massa magra também é muito importante, pois isto também acelera o seu metabolismo. Por isso a musculação é indicada e pode ajudar muito a mudar os seus componentes corporais. Depois de 6 meses de caminhadas e hidroginástica você poderá incluir a musculação aos seus treinos (a princípio com treino para iniciantes e depois mudando a intensidade dos exercícios também a cada 2 meses).
    Por:
    Valéria Alvin Igayara de Souza

    Nenhum comentário: