2.15.2011

Rinite Alergica

Alergia

Estudo aponta principais alérgenos que pioram os sintomas da rinite alérgica

03/02/2011


Ácaro: principal vilão da rinite alérgica
Os principais alérgenos que pioram os sintomas de rinite alérgica são os ácaros Dermatogoides farinae e Dermatogoides pteronyssinus, as baratas, pelos de gato e látex, segundo estudo apresentado em dezembro na Conferência Científica Internacional da Organização Mundial de Alergia. Realizado por pesquisadores da Universidade Sains Malaysia, o estudo mediu o IgE total e específico para 28 tipos de alérgeno em 128 pacientes com rinite alérgica, e associou o grau de sensibilização à severidade da doença.
“A rinite alérgica é a doença alérgica mais comum, afetando cerca de quatro milhões de pessoas na Malásia. Apesar de a rinite não ser, normalmente, uma doença severa, ela altera significativamente a vida social dos pacientes, e afeta o desempenho escolar e a produtividade no trabalho”, disseram os pesquisadores, destacando a importância de se avaliar os alérgenos responsáveis pela piora nos sintomas em cada paciente com rinite.
Avaliando os pacientes atendidos no Hospital Universitário Sains Malaysia, os pesquisadores observaram que os alérgenos aéreos mais comumente associados à severidade dos sintomas de rinite alérgica eram os ácaros Dermatogoides farinae (97%) e Dermatogoides pteronyssinus (83%), seguidos de outros ácaros da poeira domiciliar (43%). Outros alérgenos muito comuns foram as baratas (49,2%), os gatos (44,5%), os cães (43%) e o látex (42,2%).
Entre os alimentos, a pesquisa indicou o camarão (28.9%) como o mais comum, seguido pela soja (26,6%), caranguejo (23,4%), moluscos (22,7%), trigo (21,9%), amendoim (20,3%), gema de ovos (18,8%), leite de vaca (18%), mistura cítrica (18%), carne bovina (14,1%), clara de ovos (12,5%), atum (11,7%) e frango (11,7%). E, dos fungos, os resultados destacaram o aspergillus spp (23,4%), a candida spp (20,3%), altenaria spp (16,4%), mucor spp (14,8%), penicillium spp (12,5%) e clasdosporium spp (10,9%).
“Em conclusão, este estudo revelou uma associação significativa entre níveis específicos de IgE e a severidade dos sintomas de rinite alérgica para Dermatogoides farinae, Dermatogoides pteronyssinus, barata, gato e látex”, escreveram os pesquisadores em publicação da Conferência.
Fonte: WAO International Scientific Conference. Abstract 1207. 06 de dezembro de 2010

Você pode ter Rinite Alérgica, se...

Tiver vários espirros em sucessão,
especialmente pela manhã;

• Seu nariz escorrer, e ficar obstruído;

• Você ficar irritado com coceira no nariz,
nos olhos e no céu da boca;

• Seu olfato estiver ruim;

• Você tiver dores de cabeça
juntamente com outros sintomas semelhantes a estes.
O que é Rinite?
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Uma em cada 7 pessoas apresenta rinite alérgica, tanto adulto quanto criança. As rinites têm várias causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites e muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica. 
Quais os tipos mais freqüentes?
A rinite medicamentosa é muito freqüente, pois as pessoas usam medicamentos no nariz sem orientação médica, sem saber quais os riscos que estão correndo. Muitos medicamentos usados no nariz podem causar rinite, ao invés de curá-la.
A rinite alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes, onde o ambiente é poluído e a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo.
A rinite vasomotora e a rinite causada por irritantes são também muito comuns em cidades grandes, devido ao grande número de poluentes e aos agentes irritantes na atmosfera.
Existe um tipo especial de rinite alérgica, que é causada por pólens, conhecida como "febre do feno", embora não seja causada pelo feno, e não cause febre. Ela ocorre apenas em determinadas épocas do ano, quando existe a polinização das plantas. Esta forma de rinite alérgica é a mais comum nos estados do Brasil onde as estações do ano são bem definidas.
É contagiosa?
A rinite alérgica não é contagiosa, não passa de pessoa para pessoa com o convívio social ou íntimo. Os pais podem transmitir para os filhos através dos genes, das suas características familiares; por isso pais e filhos muitas vezes têm sintomas semelhantes.
Tem cura?
A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas, como qualquer um, quando a rinite for tratada corretamente.
O que piora?

Quanto mais se entrar em contato com
as substâncias que causam alergia,
piores são os sintomas. Os agentes
irritantes da atmosfera poluída
pioram muito os sintomas, assim
como substâncias químicas e produtos
de limpeza. Fumaça de cigarro,
inseticida, tintas, combustíveis e até
perfumes pioram a rinite alérgica.
Prevenção
A melhor maneira de tratar a rinite alérgica é a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos na sua casa. É preciso evitar sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite.
Você precisa saber que O PAPEL MAIS IMPORTANTE NO TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA É SEU e que, às vezes, pequenas medidas trazem grandes resultados.
• Evite a poeira doméstica e os ácaros;
• Evite agentes e substâncias irritantes.Para evitar a poeira doméstica:
• Retire tudo o que possa juntar poeira em sua casa;
• Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais para o alojamento de ácaros e poeira. Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros;
• Tapetes finos e pequenos, que possam ser lavados, são mais práticos. Cortinas leves, que possam ser lavadas, são as ideais;
• Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e no chão — se possível, diariamente;
• Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que o sol entre neles o maior tempo possível.
O quarto é o local mais importante
Você passa pelo menos 8 horas do dia no seu quarto dormindo, este é local mais importante de casa, e é o ambiente mais contaminado por ácaros.
O colchão deve ser forrado para impedir a passagem de poeira ou plástico, assim como os travesseiros. Os melhores travesseiros para os alérgicos são os de poliéster.
Use edredons, desde que não sejam de penas, em lugar de cobertores de lã, e lave-os a cada 10 dias.
Bichos de pelúcia armazenam
muita poeira; livre-se deles ou
lave-os a cada 10 dias.

Coloque as roupas no armário e as de lã, em sacos 
plásticos fechados.
Não permita nunca que animais de estimação entrem no quarto. Paredes úmidas e frias, com vazamentos devem ser identificadas e os vazamentos devem ser reparados para eliminar a umidade. Lugares com mofo e manchas devem ser limpos.
Por que a poeira doméstica causa reações alérgicas?
Poeira no ambiente doméstico é a maior causa de nariz entupido e escorrendo, de coceira e espirros durante todo o ano. A poeira de casa também causa tosse e piora da asma.
A poeira de casa é uma mistura de muitos detritos. Ela contém bactérias, fungos, ácaros, que se alimentam de partículas de alimentos, de tecidos e de pele descamada de humanos e animais.
O ácaro é o principal agente na poeira que causa rinite alérgica. Ele é um inseto de oito patas, como uma aranha, e se alimenta de partículas de alimentos e pele humana. Os resíduos que ele produz também causam alergia nas pessoas. O ácaro gosta de ambientes quentes e úmidos, sem luz. Ele não sobrevive em lugares secos e ensolarados. Este inseto vive em lençóis, tapetes, carpetes, colchões, roupas, armários e bancos de automóveis, onde as condições são favoráveis. Os inseticidas normais não matam os ácaros.
Animais causam alergia?
Os animais são parte da nossa vida
cotidiana, são companheiros, guardas, dão
e recebem carinho. Infelizmente, pessoas
alérgicas devem se precaver quanto a
trazer animais para dentro de casa.
Os animais podem causar alergia através de sua saliva, urina ou caspa dos pêlos. Além disso, pêlos e penas acumulam ácaros. Os melhores animais para alérgicos são peixes e tartarugas, que não têm pêlos ou penas.
Para evitar os agentes irritantes
Evite ambientes com pessoas fumando ou lugares enfumaçados. Se possível, ninguém
na casa deve fumar.

Evite contato com substâncias que
tenham cheiro forte (tintas,
querosene etc.).

Evite contato com as substâncias
que fazem mal para você.

Produtos de limpeza: use aqueles
que não fazem mal. Use perfumes
que não causam alergia ou não use
perfume. Evite substâncias em sprays.

Use máscara para fazer faxina ou deixe alguém que não tenha alergia fazê-la por você.
Não use produtos químicos ou combustíveis.

Conseqüências
A obstrução nasal da rinite pode causar outras conseqüências, como problemas de sono e roncos, desalinhamento dos dentes, otite média crônica, voz anasalada e sinusites.

Fonte: Avents

Nenhum comentário: