2.16.2011

PSICOLOGIA E VIDA

Dúvidas mais frequentes sobre a psicoterapia:  

. O que é psicoterapia?
A psicoterapia é um processo de atendimento psicológico realizado em conjunto entre o psicólogo e o seu cliente, ao longo de encontros semanais, nos quais o psicoterapeuta vai auxiliar seu cliente e refletir sobre si próprio a partir de sua queixa, e alcançar maior conhecimento e compreensão de si para que possa superá-la.
Neste processo, o cliente vai descobrindo-se e aprendendo sobre si mesmo e todo o seu potencial, para apropriar-se de sua vida de forma mais responsável e autêntica, e através de novas escolhas e decisões que irá efetivar no seu dia a dia, de modo responsável e livre, encontrar maneiras mais saudáveis e criativas de relaciona-se consigo mesmo e com o outro.
O objetivo da psicoterapia é que o cliente alcance uma autocompreensão, ao mesmo tempo reflexiva e crítica, que lhe permitirá perceber e talvez mudar determinados aspectos de suas vivências e experiências, para que se torne cada vez mais autêntico e congruente em suas atitudes.

. Quando procurar um psicólogo?
Buscar auxílio terapêutico não é sinal de fraqueza, e sim de coragem e maturidade. Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode buscar a psicoterapia e se beneficiar dela, quando sentir-se sofrendo emocionalmente ou fazendo o outro sofrer. Isso pode ocorrer na esfera da vida profissional, familiar ou pessoal, e, sozinho não é possível/consegue perceber o que está acontecendo e o quê fazer para mudar.
É importante procurar ajuda quando:
- encontra-se em dificuldade para realizar as tarefas das mais simples às mais complexas do cotidiano, porque seus pensamentos e emoções estão interferindo negativamente;
- está vivendo situação de perda e luto;
- apresenta dificuldade nos seus relacionamentos;
- quer encontrar um sentido para a vida;
- quer re-orientar seus valores a fim de que possa enfrentar as barreiras impostas pela vida, e alcançar os seus objetivos;
- tem o objetivo de maximizar suas possibilidades de escolha;
- quer encontrar modos mais criativos de cuidar de sua existência;
- busca autoconhecimento;
- sofre com as patologias descritas na psiquiatria como a depressão, ansiedade, fobias, anorexia, bulimia, transtornos diversos, etc

. Qual a diferença entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria?
Psicologia é a ciência que estuda o ser humano em seus aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais, isto é, o que ele sente, pensa e faz, e busca compreendê-lo de forma integrada e singular. O profissional de psicologia pode atuar em várias áreas, como clínica, hospitalar, educacional, organizacional, esportiva, forense, etc. Na área clínica pode especializa-se em uma dentre as diversas abordagens existentes, como a fenomenológico-existencial, gestalt-terapia, humanista, cognitivo comportamental. Cada uma delas possui seus próprios conceitos e técnicas que serão trabalhados durante o processo psicoterapêutico.
 
A Psicanálise é uma teoria criada pelo médico neurologista S. Freud, que explica o funcionamento psíquico do homem a partir dos conteúdos inconscientes, sendo este o seu principal objeto de estudo. Nasceu a partir de sua prática clínica, ao observar os distúrbios emocionais de seus pacientes. Para a Psicanálise, é o inconsciente que direciona o comportamento.
A Psicanálise é uma especialização onde qualquer profissional que tenha formação universitária pode fazer. Assim, além de psicólogos, frequentemente encontramos psiquiatras, neurologistas e profissionais de outras áreas com essa especialização.
Psiquiatria é uma especialidade da Medicina, anterior à Psicologia e à Psicanálise. O profissional da área é o médico habilitado no tratamento das doenças mentais. O médico psiquiatra utiliza-se do modelo biomédico para diagnóstico e tratamento, incluindo o uso de medicamentos, realizar exames físicos, solicitar e interpretar exames laboratoriais.

. Como funciona a Psicoterapia Infantil?
Assim como os adultos, as crianças também apresentam dificuldades pessoais, demonstram sofrimento, e têm sentimentos e emoções negativas. A psicoterapia tem o objetivo de identificar o sofrimento e ajudá-las na busca de novos caminhos.

. Quais comportamentos em crianças e adolescentes podem significar a necessidade de psicoterapia?
A psicoterapia infantil é realizada através da verbalização, quando possível, e da ludoterapia, isto é, por meio de brinquedos, da arte, histórias, poesias, representação, e da experiência sensorial, pois é dessa forma que elas têm melhores condições de expressar seus sentimentos, e assim possam ser ajudadas na busca de novos caminhos de crescimento.
Crianças e adolescentes expressam suas dificuldades através do seu comportamento. Pais atentos podem perceber mudanças nas atitudes de seus filhos, muitas vezes sutis, que necessitem ajuda profissional. Os profissionais de saúde e professores também podem ajudar, sugerir ou encaminhar a criança ou o adolescente à psicoterapia.
Crianças e adolescentes que apresentem agressividade, timidez, apatia, dificuldade de interagir com outras crianças e/ou adultos, baixo rendimento escolar, distúrbios alimentares, agitação excessiva, medos, fobias, depressão, enurese (incontinência urinária), encoprese (incontinência ou retenção fecal), dificuldade em lidar com situações inesperadas como o nascimento de um irmão, morte, separação dos pais, mudança de escola e/ou cidade, etc, devem ser conduzidas à psicoterapia.

. Qual a participação dos pais na terapia do filho?
É essencial que os pais participem ativamente, para que haja progresso durante o processo terapêutico e continuidade e desenvolvimento após o término.
O bom desenvolvimento da psicoterapia infantil depende do envolvimento da rede de relações familiares e interpessoais da criança. Por isso o psicoterapeuta poderá fazer visita domiciliar e escolar para melhor compreender a criança, e também ter atendimentos exclusivos com os pais para que recebam a orientação necessária de como agir com a criança.
 
. O que é orientação vocacional?
A Orientação Vocacional tem como objetivo auxiliar o adolescente neste momento especial da vida, o momento da escolha profissional. São muitas as possibilidades e é grande a responsabilidade que sente com a necessidade de escolher e definir seu projeto de vida. Assim, o programa de Orientação Vocacional vai ajudá-lo a compreender-se como pessoa, sua situação de vida, em seus aspectos pessoais, familiares e sociais. A partir dessa compreensão, ele terá melhores condições de fazer uma escolha consciente e possível.
Nos encontros realizados, o adolescente tem oportunidade de expor suas dúvidas, seus medos, suas expectativas e idealizações a respeito do mundo adulto e da escolha propriamente dita. O programa envolve discussões e dinâmicas a respeito de temas pertinentes a esse momento de escolha, além de atividades direcionadas ao autoconhecimento, reflexões sobre as influências familiares e sócio-culturais e sobre a escolha profissional. Trabalha também os conflitos, estereótipos e preconceitos em relação à escolha profissional.
A Orientação Vocacional pode ser feita individualmente, mas no trabalho realizado em um grupo de orientação, são criadas condições facilitadoras para que, na interação com o outro, o adolescente perceba que não está só em suas inseguranças e angústias, e com os vínculos que se estabelecem no grupo, tem melhores condições de conhecer e organizar adequadamente seu projeto de vida, aprendendo e tornando-se capaz de fazer as escolhas necessárias em cada momento da vida.

. O que é psicoterapia de casal e família?
psicoterapia de casal necessariamente não causa a separação, como muitos supõem, desde que o casal deseje permanecer junto. Assim como ocorre com o indivíduo, um casal pode solicitar ajuda de um profissional quando passa por alguma crise no seu relacionamento.
A psicoterapia não tem como objetivo procurar culpados, e sim ampliar a comunicação entre o casal e abrir os canais de entendimento para favorecer a compreensão mútua e o ajustamento, enriquecer e desenvolver habilidades de resolução de problemas, como também dissipar as dúvidas que surgem sobre a continuidade ou não desse relacionamento. O psicoterapeuta pode ser procurado quando houver conflitos causados por disfunções sexuais, divergências de interesses entre a vida profissional e familiar, ciúmes excessivo, dificuldade ou ausência de comunicação, conflitos na educação dos filhos que interferem no relacionamento do casal, etc. A psicoterapia de casal é sempre realizada com os dois membros do casal.

psicoterapia familiar tem como objetivo melhorar as relações familiares. Entre as situações mais comuns que levam a família a buscar ajuda, estão os conflitos entre as gerações e as mudanças na estrutura e dinâmica familiar provocadas pela separação, divórcio, gravidez, adoção, perdas, a chegada de outro membro para a família (genro/nora, avô/avó), enfermidade crônica de um familiar, etc. A psicoterapia familiar é sempre realizada com todos os membros da família.
No transcorrer do processo, o profissional poderá perceber a necessidade de um dos membros, do casal ou da família, fazer psicoterapia individual. Ele então irá encaminhá-lo a outro profissional para que ele possa alcançar um autoconhecimento necessário, e encontrar novas maneiras de relacionar-se consigo e com o outro.
Em outras situações, quando um dos membros da família já se encontra num processo psicoterapêutico individual, e o profissional perceber a necessidade, pode solicitar que a família ou o outro membro do casal, trabalhe junto o conflito existente.

Eliana Bess d'Alcantara - CRP 05/33535

Nenhum comentário: