2.14.2011

Como amenizar celulite e retenção hídrica



O problema da celulite e retenção hídrica, está muito ligado à má alimentação e falta de exercícios físicos .As substâncias retentoras de água podem agravar o problema da celulite, alguns exemplos são compreendidos pelo sódio, mineral presente no sal, muito presente em alimentos industrializados, comida congelada, molhos e temperos industrializados como caldos de carne, molho de tomate, mostarda, katchup, molho inglês, shoyo; A lactose, que é o açúcar presente no leite, também pode ocasionar esses eventos, além dos alimentos derivados do leite serem ricos em gordura, por isso prefira alimentos na versão light e com teor de lactose reduzido quando se trata de laticínios. As gorduras também são potencializadoras do processo, uma vez que geram aumento de adipócitos (células do tecido adiposo) e aumento de peso.

Algumas dicas:

-Prefira fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, maminha, fraldinha, patinho. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

- Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes, massas, pipocas

- Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, opte pelas frutas.

--Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;
-Atenção ao rótulo dos alimentos e prefira alimentos com teor reduzido de sódio, substituindo o sal por temperos naturais, o que contribui para amenizar gordura localizada e retenção hídrica;
-Evite bebidas ricas em cafeína e gaseificadas.

Alimentos ricos em iodo devem ser sempre incluídos na dieta anti-celulite, pois é a matéria-prima que dá energia à tireóide, responsável pelo índice do processo metabólico onde o alimentoé transformado em energia, e este processo quando sofre alguma falha, gorduras indesejáveis podem ser armazenadas, levando ao processo inflamatório caracterizado como celulite.
fontes.: alcachofra, agrião, alface, algas, alho, aspargo, arroz integral, banana, batata, cebola, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, gema de ovo, morango, nabo, pêra, repolho, tomate,
uva, vagem.
A proteína é capaz de amenizar a celulite porque favorece a micro circulação sanguínea,sendo componente das fibras musculares
O sal também deve ser utilizado de forma moderada, para evitar a retenção de líquidos e inchaços.
Evite os carboidratos refinados, doces, macarrão e pão feitos com farinha branca.
Os produtos carregados de gorduras saturada e trans, como carne gorda,fritura,margarina e biscoito recheado também devem ser evitados, pois são feitos com farinha branca e gordura vegetal hidrogenada, uma mistura que potencializa armazenamento de gorduras maléficas à saúde.

Alguns alimentos que podem funcionar como auxiliadores no combate à celulite:

Azeite de oliva :associado a linhaça, se torna mais potente, tem ação antiinflamatória, prefira a versão extra-virgem.

Castanha-do-pará: fonte de selênio, importante mineral antioxidante contra os radicais livres que podem causar lesão e envelhecimento das células.

Arroz integral: por ser rico em fibras,ajuda na digestão do açúcar e regula o intestino, contém também vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo energético e minerais (magnésio e cromo)

Folhas verde-escuras:melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Lima-da-pérsia:limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

Aveia:rica em silício, previne a formação da celulite reorganizando as fibras de sustentação da pele, além de ser rica em fibras solúveis, auxiliando no controle do colesterol e triglicerídeos.

Uma boa opção é a ingestão diárias de chás de algumas ervas capazes de ajudar na redução de apetite, ativar o metabolismo, estimular a circulação sanguínea, prevenir retenção hídrica e depósito de gordura nas artérias.

Receitinha:

Em um recipiente, colocar uma colher de chá das seguintes ervas:

cavalinha
espinheira-santa
carqueja
abacateiro
alcachofra
hibisco
chá verde

Ferver um litro de água filtrada e despejar sobre as ervas. Deixar tampado por 10 minutos antes de coar. O ideal é preparar uma dose a cada dia para utilizar a infusão bem fresca, e procurar não consumir o chá após 48 horas de preparo. Recomenda-se não adoçar e o consumo de 6 xícaras diárias pode trazer bons resultados, auxiliando no emagrecimento.

 Fonte:Dieta Certa 

Saiba ainda:
 hidropsia (retenção hídrica)
Para reduzir a retenção hídrica evitar o uso de alimentos açucarados salgados ou condimentados é o primeiro passo.
A retenção hídrica pode ser um sintoma de alguma doença, como problemas cardíacos, renais ou hepáticos por exemplo, por isso descobrir a causa é indispensável para seu tratamento e cura.
É muito importante adotar um regime alimentar variado e rico em alimentos diuréticos e em fibras e também evitar carnes, embutidos ou laticínios durante o período de tratamento.
O aipo é um dos vegetais que auxilía na promoção da diurese, por isso tomar 2 vezes por dia o suco da folhas do aipo, assim como o chá de cabelo de milho (1 litro/dia), são  remédios caseiros para reduzir a retenção hídrica.
Portal da Educação 

Nenhum comentário: