11.02.2011

Novo exame detecta risco de infarto


RIO - Médicos estão usando um novo exame para avaliar o estado de saúde de pessoas que sofreram alguma doença cardiovascular por formação de trombos nas artérias, como infarto ou acidente vascular encefálico (derrame); e geralmente tomam medicamentos e receberam implante de stent para diminuir as chances de sofrerem novos problemas no coração e no cérebro. Esses pacientes habitualmente usam ácido acetilsalicílico (Aspirina) e clopidogrel (Plavix). O exame VerifyNow mostra se as drogas receitadas estão diminuindo a capacidade de as plaquetas se agruparem, impedindo assim a formação de trombos. O teste é realizado no sangue, que é colocado em contato com substâncias chamadas de agonistas, que induzem as plaquetas a se agruparem. Quando a medicação está sendo eficaz, a capacidade de agregação das plaquetas deve se encontrar reduzida. Esse exame deve ser feito logo depois que o paciente começa a tomar os fármacos e também em 30 dias, explica o médico patologista Hélio Magarinos Torres Filho, presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, no Rio, e diretor médico do Laboratório Richet.
- A análise com o VerifyNow pode ser feita também antes de procedimentos cirúrgicos para verificar a necessidade ou não de suspensão do uso do medicamento - explica Magarinos. - Não há contra-indicação para a realização do teste, sendo que ele só tem valor em pacientes que usam a medicação antiagregante plaquetária.
Pacientes que apresentam um resultado maior do que o esperado para quem usa medicação cardiovascular têm um risco cerca de duas a três vezes maior de vir a desenvolverem nova doença no coração e no cérebro do que os indivíduos em que o resultado está dentro dos valores esperados. O teste pode ser feito no laboratório ou colhido em residência e o resultado é obtido em torno de 30 minutos após a coleta, quando realizado em laboratório.

Nenhum comentário: