11.01.2011

DOENÇAS REUMÁTICAS ATINGEM MULHERES ENTRE 30 E 40 ANOS

Doenças reumáticas atingem mulheres entre 30 e 40 anos

As doenças reumáticas atingem com frequência mulheres de 30 a 40 anos. Saiba mais!

Se você faz parte do grupo que acredita que as doenças reumáticas como a artrite só atingem pessoas de idade avançada, está na hora de abrir os olhos. Dados do Ministério da Saúde revelam que 12 milhões de brasileiros, incluindo mulheres entre 30 e 40 anos, são vítimas de doenças reumáticas.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 2010 e setembro de 2011, 33.852 pacientes foram internados devido à artrite reumatoide. Contribuem para o desenvolvimento da doença fatores como a obesidade, o tabagismo, o alto consumo de bebidas alcóolicas e o excesso do uso de medicamentos.
Para especialistas, a prevenção e o diagnóstico rápido são fundamentais para o tratamento das doenças reumáticas.  Entre os sintomas mais importantes de identificação da doença estão: dores ao esticar os braços, dores nas articulações por mais de seis semanas, vermelhidão no local, rigidez pela manhã e inchaço.
Entre as doenças reumáticas mais conhecidas estão a osteoartrose, artrite reumatóide, osteoporose, gota, lúpus, febre reumática, fibromialgia, tendinite, bursite e diversas patologias que acometem a coluna vertebral.
Tratamento
A fisioterapia proporciona ao paciente o alívio da dor e da rigidez articular. Já quando o paciente apresenta sequelas, as sessões podem adaptar a pessoa às novas condições de vida. Nas sessões, os profissionais utilizam nos pacientes o gelo, ultra-som, correntes elétricas, laser, massagens, trações, alongamentos, além de técnicas para relaxamento e reforço muscular.

Nenhum comentário: