11.03.2011

Deixe a cuca fresca

Parece bolo, assa como bolo... e não é bolo. Acertou quem disse cuca, um pão doce perfumado, molhadinho e recheado trazido por imigrantes alemães no século 19. O segredo do sucesso? Simplicidade e carinho de vovó
Ela tem cara de bolo, vai ao forno em assadeira de bolo e até seu nome vem da palavra alemã para bolo, Kuchen. Tecnicamente, porém, cuca não é bolo, e sim um tipo de pão. Um pão doce.
Cuca. Bolo que não é bolo - Felipe Rau/AE
Cuca. Bolo que não é bolo
Quem mora no Sul do país deve estar estranhando tanta explicação para uma receita que em mesas gaúchas, catarinenses e paranaenses dispensa apresentações. Cuca lá é comida de infância, reconfortante e nostálgica. Um pão doce macio e úmido, caracterizado pela cobertura farofenta, um crumble feito com manteiga, farinha e açúcar.
Só estamos entrando em tantos detalhes porque a receita trazida por imigrantes alemães é pouco conhecida nas outras regiões do Brasil - a não ser quando algum descendente de alemão "se perde" por lugares como o bairro paulistano de Santo Amaro, onde saborosas cucas são vendida todos os dias.
No Sul, ao contrário, as crianças são educadas desde cedo a não terem medo da cuca... E o pão doce é levado tão a sério que uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, Santa Cruz do Sul, quer criar um selo de origem semelhante ao dos doces de Pelotas. Lá a preferida é a tradicional, a Streuselkuchen, que leva apenas uma farofinha doce por cima. Há também as clássicas, de maçã, framboesa e ameixa.
Mas quando a receita chegou aqui os brasileiros logo a adaptaram à abundância de frutas locais como jabuticaba e goiaba, e até ao doce de leite. "A cuca é o alemão no Brasil. Ele encontrou o coco, as frutas daqui e combinou com as técnicas de panificação deles", diz a chef boulangère Ana Zita Ferreira, dona da Barbarella Bakery, em Porto Alegre. "É o encontro da matéria-prima daqui com a cultura do pão de fora. Nós não tínhamos pão nem fermento."
E por falar nisso, por que cuca é pão, e não bolo? "Bolo leva fermento químico e cuca é feita com fermento biológico, como um pão. É um pão molhadinho, bem recheado, rico."
Bom, se você não mora no Sul e não tem intimidade com a cuca, pode começar aprendendo a identificar uma cuca boa no quadro abaixo. O Paladar não quer que você tenha medo da cuca.
Estadao

Nenhum comentário: