12.08.2011

DECEPÇÃO AMOROSA DÓI TANTO QUANTO UMA QUEIMADURA


Decepção amorosa dói tanto quanto uma queimadura
Quando você ouvir alguém dizer que amar dói é bom levar essa dor em consideração. Segundo cientistas norte-americanos, essa dor é tão grande que pode ser comparada a uma queimadura. Saiba mais!

:
Dor de amor é difícil curar. Ai como dói. Ai como dói a dor. Como dói a dor de amar. Quem se desencantou. Sabe o que é chorar”. A estrofe retirada da música “Dor de amor”, cantada pela sambista Beth Carvalho, pode parecer romantismo em um grau bastante elevado, mas recentemente foi comprovada por cientistas. Segundo um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a dor de amor pode ser comparada a uma queimadura.
O estudo foi feito através de uma ressonância magnética funcional (RMF) em 21 mulheres e 19 homens sem histórico de dor crônica ou doença mental, mas que haviam passado por uma desilusão amorosa nos últimos seis meses. O estudo divulgado na revista “Procedimentos”, da Academia Nacional de Ciências, revelou que as mesmas redes cerebrais ativadas após uma queimadura também são acionadas quando uma pessoa pensa no homem ou na mulher que o magoou.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores submeteram os entrevistados a duas situações bem delicadas. Na primeira, uma fonte de calor foi colocada presa ao braço esquerdo gerando uma dor equivalente a uma bebida muito quente. Na segunda situação, todos foram convidados a rever fotos de ex-companheiros, responsáveis por foras e desilusões e reviver experiências com essas mesmas pessoas.
Segundo um dos responsáveis pelo estudo, Ethan Kross, foi constatado um grau elevadíssimo de rejeição nos 30 entrevistados. A ressonância magnética mostrou que a rejeição pode provocar uma resposta em duas áreas do cérebro que estão ligadas à dor física. São elas: o córtex somatossensorial secundário e a ínsula dorsal posterior.
Para Kross, pessoas que sofrem com as dores emocionais são mais sensíveis e estão mais propensas às doenças como as dores crônicas e a fribomialgia.

Manual de sobrevivência pós-namoro

7 mandamentos para a relação dar certo

É impossível ser feliz sozinha?

Nenhum comentário: