Programa ATIP-AVENIR apoia projetos em ciências da vida e da saúde
Postado por: CenDoTeC IMéRA e IEA-Paris selecionam candidaturas para período 2012-2014
Os IEAs, Institutos de Estudos Avançados, têm como objetivo incentivar pesquisadores de reconhecida criatividade intelectual a executar projetos inovadores. Para tanto, hospedam em um mesmo local pesquisadores, professores-pesquisadores e intelectuais de renome internacional. Temporariamente liberados de suas obrigações pedagógicas e administrativas e integrados em uma pequena comunidade multidisciplinar e internacional, os residentes desses institutos podem executar os próprios trabalhos num contexto propício à inovação e à criatividade. Dois IEAs franceses, o IMéRA e o IEA Paris, realizam seus processos de seleção até a metade de janeiro.
Fundado por três universidades de Aix-Marseille e pelo CNRS, o IMéRA é ao mesmo tempo residência para pesquisadores e artistas e motor de um projeto coletivo de fôlego que vai além dos limites disciplinares, em prol da condição humana das ciências. Totalmente interdisciplinar, o instituto permite aos pesquisadores se encontrarem, desenvolverem trabalhos sem restrições administrativas ou pedagógicas e aprofundarem os laços com os centros de pesquisa e de ensino superior da região.
O IEA-Paris é direcionado para a área de ciências humanas e sociais e reúne a Fundação Casa das Ciências do homem -- FMSH, a Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS e a Escola Normal Superior – ENS. É um espaço aberto ao pluralismo de perspectivas de pesquisa e de metodologia. Não se restringe a especificações temáticas e seu domínio é amplo, abrangendo da filologia à economia, incluindo ciências jurídicas e ciências cognitivas. Tem como objetivo refletir sobre o devir das ciências humanas e abrir caminhos para seu desenvolvimento. Também pretende refletir sobre os grandes debates atuais, promovendo uma concepção ampla das ciências, que ao mesmo tempo que promovem seu desenvolvimento, refletem a respeito de suas aplicações e dos problemas do mundo.
Processo seletivo
No caso do IMéRA a seleção está aberta aos pesquisadores titulares de um diploma de doutorado, de qualquer nacionalidade e disciplina, dispostos a se associarem em um trabalho coletivo sobre novas interdisciplinaridades, em especial projetos que tragam questões sobre os territórios mediterrâneos. Artistas também são bem-vindos e não precisam ter diploma de doutorado. As candidaturas podem ser individuais (com estada de cinco a dez meses) ou coletivas (com equipe multidisciplinar e internacional de três a seis pessoas, para permanência de duas a quatro semanas).
As inscrições para estadas durante o período de 15 de fevereiro de 2013 a 15 de julho de 2014 devem ser feitas exclusivamente pelo site http://www.imera.fr/ até 15 de janeiro de 2012.
Para o IEA- Paris está aberta a candidatura para pesquisadores de alto nível em ciências humanas e sociais, que tenham no minímo um diploma de doutorado e mais três anos de experiência de pesquisa em tempo integral. As estadas podem ter duração de cinco a nove meses, sendo privilegiadas as candidaturas para permanência mais longa.
O IEA- Paris pretende recrutar 15 residentes para o ano acadêmico 2012-2013 e 25 para o período 2013-2014. Os dossiês devem ser submetidos pelo site http://www.paris-iea.fr/evenement/appel-candidature-iea-paris-pour-les-annees-universitaires-2012-2013-et-2013-2014 até 20 de janeiro de 2012.
ECE Paris tem sua história ligada à da comunicação a distância
A ECE foi fundada em 1919 como Ecole Centrale de TSF (Telegrafia Sem Fio): um audacioso projeto de um jovem, ao final da guerra, que criava uma escola para ensinar uma tecnologia totalmente nova na época: o rádio. Esse jovem, Eugène Poirot, acreditava que o rádio teria diversas aplicações civis e militares. Assim, a ECTSF formou os primeiros operadores de rádio que participaram dos grandes cruzeiros marítimos, das expedições terrestres e dos primeiros voos transatlânticos.
Da invenção da telegrafia sem fio – que permitiu a comunicação a distância –, passando pela conquista aeronáutica e espacial, pelo desenvolvimento da rádio e da televisão e pelos progressos da indústria eletrônica e informática, a história da ECE Paris confunde-se com a história de grandes evoluções tecnológicas do século passado. Em 1939 a escola ensinava a televisão; em 1959, o transístor e em 1970, a informática.
Hoje, a ECE continua a buscar constante inovação. As tecnologias ainda são muito jovens e passam por profundas mutações. A Escola avalia que 25% do que ensina hoje não existia há 4 anos atrás.
Assim, seu projeto é formar engenheiros generalistas e high-techs, operacionais e com uma sólida base científica, para se adaptarem ao futuro tecnológico, sabendo compreender as realidades econômicas para fazer com que as organizações e as empresas evoluam em contextos nacionais e internacionais.
Mais de 1001 opções de percursos pedagógicos
Associando competências variadas nas tecnologias da informação, os estudantes definem seu percurso de estudos e preparam-se para a inserção profissional. Opções transversais e de aprofundamento são realizadas a partir de 7 opções principais (“majeures”): Sistemas de informação, Sistemas embarcados, Telecomunicações & redes, Saúde e tecnologias, Energia & meio ambiente, Transportes & mobilidade, Finanças quantitativas.
Mais informações http://www.ece.fr/
A ECE Paris estará presente no Euro-pós, o primeiro salão europeu de pós-graduação no Brasil que acontecerá em 19 e 20 de novembro, em São Paulo. Nele os estudantes poderão se informar sobre como realizar seus estudos na Europa.
Mais informações http://www.euro-pos.com.br
Em 22 de novembro, os representantes da escola estarão em Porto Alegre para encontrar estudantes interessados em conhecer melhor as suas propostas de formação.
Mais informações http://www.estudarnafranca.com.br
O Inserm e o CNRS lançam uma chamada conjunta com os seguintes objetivos:
- possibilitar a jovens pesquisadores constituir e coordenar uma equipe em uma estrutura de pesquisa francesa. As equipes assim criadas terão por vocação fortalecer o dispositivo de pesquisa da estrutura de acolhida desenvolvendo, de forma autônoma, sua própria temática;
- promover a mobilidade e atrair para os laboratórios jovens chefes de equipes de alto nível.
O apoio ATIP-AVENIR tem duranção de 3 anos. Poderá ser prorrogado, após avaliação, por 2 anos. É dirigido a jovens pesquisadores, sem restrição de nacionalidade, que tenham realizado sua tese ou PhD em ciências nos últimos 10 anos (após 31 de dezembro de 2001).
O programa está aberto a todo pesquisador ou professor-pesquisador, independente do organismo ao qual esteja vinculado (universidade, hospital, escola veterinária etc). Beneficiários de apoios a jovens pesquisadores similares ao programa Atip-Avenir não são elegíveis. O candidato não poderá ter integrado o laboratório de acolhida nos últimos 18 meses nem trabalhar com um de seus orientadores anteriores no contexto desse projeto.
Os projetos devem ter temáticas ligadas às ciências da vida e da saúde. São encorajados projetos interdisciplinares, associando a biologia à matemática, às ciências físicas, informática, química etc.
Recursos
Serão atribuídos no mínimo 280 mil euros nos 3 primeiros anos, compreendendo uma dotação anual de pelo menos 60 mil euros e um contrato de duração de dois anos para o recrutamento de um pesquisador. Beneficiários não estatutários receberão um salário bruto mínimo de 3.500 euros mensais.
O laboratório de acolhida deverá oferecer à equipe uma superfície de pesquisa dedicada funcional de cerca de 50 m2 e assegurar o acesso às plataformas tecnológicas locais. O candidato pode enviar sua proposta sem ter identificado um laboratório de acolhida. Nesse caso, deve contatar paralelamente o Inserm e/ou o CNRS para ajudá-lo a identificar um ambiente científico adequado.
Os projetos serão avaliados por um comitê científico internacional, organizados em júris por especialidades. A seleção acontecerá em duas etapas: uma pré-seleção por análise dos dossiês, no final de abril de 2012, seguida de uma apresentação dos candidatos pré-selecionados, no início de junho. Os resultados serão publicados em julho de 2012.
Data limite de envio eletrônico dos dossiês: 12 de dezembro de 2011
- possibilitar a jovens pesquisadores constituir e coordenar uma equipe em uma estrutura de pesquisa francesa. As equipes assim criadas terão por vocação fortalecer o dispositivo de pesquisa da estrutura de acolhida desenvolvendo, de forma autônoma, sua própria temática;
- promover a mobilidade e atrair para os laboratórios jovens chefes de equipes de alto nível.
O apoio ATIP-AVENIR tem duranção de 3 anos. Poderá ser prorrogado, após avaliação, por 2 anos. É dirigido a jovens pesquisadores, sem restrição de nacionalidade, que tenham realizado sua tese ou PhD em ciências nos últimos 10 anos (após 31 de dezembro de 2001).
O programa está aberto a todo pesquisador ou professor-pesquisador, independente do organismo ao qual esteja vinculado (universidade, hospital, escola veterinária etc). Beneficiários de apoios a jovens pesquisadores similares ao programa Atip-Avenir não são elegíveis. O candidato não poderá ter integrado o laboratório de acolhida nos últimos 18 meses nem trabalhar com um de seus orientadores anteriores no contexto desse projeto.
Os projetos devem ter temáticas ligadas às ciências da vida e da saúde. São encorajados projetos interdisciplinares, associando a biologia à matemática, às ciências físicas, informática, química etc.
Recursos
Serão atribuídos no mínimo 280 mil euros nos 3 primeiros anos, compreendendo uma dotação anual de pelo menos 60 mil euros e um contrato de duração de dois anos para o recrutamento de um pesquisador. Beneficiários não estatutários receberão um salário bruto mínimo de 3.500 euros mensais.
O laboratório de acolhida deverá oferecer à equipe uma superfície de pesquisa dedicada funcional de cerca de 50 m2 e assegurar o acesso às plataformas tecnológicas locais. O candidato pode enviar sua proposta sem ter identificado um laboratório de acolhida. Nesse caso, deve contatar paralelamente o Inserm e/ou o CNRS para ajudá-lo a identificar um ambiente científico adequado.
Os projetos serão avaliados por um comitê científico internacional, organizados em júris por especialidades. A seleção acontecerá em duas etapas: uma pré-seleção por análise dos dossiês, no final de abril de 2012, seguida de uma apresentação dos candidatos pré-selecionados, no início de junho. Os resultados serão publicados em julho de 2012.
Data limite de envio eletrônico dos dossiês: 12 de dezembro de 2011
Postado por: CenDoTeC IMéRA e IEA-Paris selecionam candidaturas para período 2012-2014
Os IEAs, Institutos de Estudos Avançados, têm como objetivo incentivar pesquisadores de reconhecida criatividade intelectual a executar projetos inovadores. Para tanto, hospedam em um mesmo local pesquisadores, professores-pesquisadores e intelectuais de renome internacional. Temporariamente liberados de suas obrigações pedagógicas e administrativas e integrados em uma pequena comunidade multidisciplinar e internacional, os residentes desses institutos podem executar os próprios trabalhos num contexto propício à inovação e à criatividade. Dois IEAs franceses, o IMéRA e o IEA Paris, realizam seus processos de seleção até a metade de janeiro.
Fundado por três universidades de Aix-Marseille e pelo CNRS, o IMéRA é ao mesmo tempo residência para pesquisadores e artistas e motor de um projeto coletivo de fôlego que vai além dos limites disciplinares, em prol da condição humana das ciências. Totalmente interdisciplinar, o instituto permite aos pesquisadores se encontrarem, desenvolverem trabalhos sem restrições administrativas ou pedagógicas e aprofundarem os laços com os centros de pesquisa e de ensino superior da região.
O IEA-Paris é direcionado para a área de ciências humanas e sociais e reúne a Fundação Casa das Ciências do homem -- FMSH, a Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – EHESS e a Escola Normal Superior – ENS. É um espaço aberto ao pluralismo de perspectivas de pesquisa e de metodologia. Não se restringe a especificações temáticas e seu domínio é amplo, abrangendo da filologia à economia, incluindo ciências jurídicas e ciências cognitivas. Tem como objetivo refletir sobre o devir das ciências humanas e abrir caminhos para seu desenvolvimento. Também pretende refletir sobre os grandes debates atuais, promovendo uma concepção ampla das ciências, que ao mesmo tempo que promovem seu desenvolvimento, refletem a respeito de suas aplicações e dos problemas do mundo.
Processo seletivo
No caso do IMéRA a seleção está aberta aos pesquisadores titulares de um diploma de doutorado, de qualquer nacionalidade e disciplina, dispostos a se associarem em um trabalho coletivo sobre novas interdisciplinaridades, em especial projetos que tragam questões sobre os territórios mediterrâneos. Artistas também são bem-vindos e não precisam ter diploma de doutorado. As candidaturas podem ser individuais (com estada de cinco a dez meses) ou coletivas (com equipe multidisciplinar e internacional de três a seis pessoas, para permanência de duas a quatro semanas).
As inscrições para estadas durante o período de 15 de fevereiro de 2013 a 15 de julho de 2014 devem ser feitas exclusivamente pelo site http://www.imera.fr/ até 15 de janeiro de 2012.
Para o IEA- Paris está aberta a candidatura para pesquisadores de alto nível em ciências humanas e sociais, que tenham no minímo um diploma de doutorado e mais três anos de experiência de pesquisa em tempo integral. As estadas podem ter duração de cinco a nove meses, sendo privilegiadas as candidaturas para permanência mais longa.
O IEA- Paris pretende recrutar 15 residentes para o ano acadêmico 2012-2013 e 25 para o período 2013-2014. Os dossiês devem ser submetidos pelo site http://www.paris-iea.fr/evenement/appel-candidature-iea-paris-pour-les-annees-universitaires-2012-2013-et-2013-2014 até 20 de janeiro de 2012.
ECE Paris tem sua história ligada à da comunicação a distância
A ECE foi fundada em 1919 como Ecole Centrale de TSF (Telegrafia Sem Fio): um audacioso projeto de um jovem, ao final da guerra, que criava uma escola para ensinar uma tecnologia totalmente nova na época: o rádio. Esse jovem, Eugène Poirot, acreditava que o rádio teria diversas aplicações civis e militares. Assim, a ECTSF formou os primeiros operadores de rádio que participaram dos grandes cruzeiros marítimos, das expedições terrestres e dos primeiros voos transatlânticos.
Da invenção da telegrafia sem fio – que permitiu a comunicação a distância –, passando pela conquista aeronáutica e espacial, pelo desenvolvimento da rádio e da televisão e pelos progressos da indústria eletrônica e informática, a história da ECE Paris confunde-se com a história de grandes evoluções tecnológicas do século passado. Em 1939 a escola ensinava a televisão; em 1959, o transístor e em 1970, a informática.
Hoje, a ECE continua a buscar constante inovação. As tecnologias ainda são muito jovens e passam por profundas mutações. A Escola avalia que 25% do que ensina hoje não existia há 4 anos atrás.
Assim, seu projeto é formar engenheiros generalistas e high-techs, operacionais e com uma sólida base científica, para se adaptarem ao futuro tecnológico, sabendo compreender as realidades econômicas para fazer com que as organizações e as empresas evoluam em contextos nacionais e internacionais.
Mais de 1001 opções de percursos pedagógicos
Associando competências variadas nas tecnologias da informação, os estudantes definem seu percurso de estudos e preparam-se para a inserção profissional. Opções transversais e de aprofundamento são realizadas a partir de 7 opções principais (“majeures”): Sistemas de informação, Sistemas embarcados, Telecomunicações & redes, Saúde e tecnologias, Energia & meio ambiente, Transportes & mobilidade, Finanças quantitativas.
Mais informações http://www.ece.fr/
A ECE Paris estará presente no Euro-pós, o primeiro salão europeu de pós-graduação no Brasil que acontecerá em 19 e 20 de novembro, em São Paulo. Nele os estudantes poderão se informar sobre como realizar seus estudos na Europa.
Mais informações http://www.euro-pos.com.br
Em 22 de novembro, os representantes da escola estarão em Porto Alegre para encontrar estudantes interessados em conhecer melhor as suas propostas de formação.
Mais informações http://www.estudarnafranca.com.br
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