12.10.2011

EXERCÍCIOS FÍSICOS ESPORÁDICOS PODEM CAUSAR MORTE SÚBITA


Exercícios físicos esporádicos podem causar morte súbita
Os benefícios de um exercício físico só podem ser sentidos através de um esforço adequado. Malhar esporadicamente pode causar sérios riscos fatais à saúde como o infarto. Saiba como é preciso proceder e malhar direito.

:
Atletas de fim de semana, atenção! Não é a toa que  especialistas recomendam a prática constante de exercícios físicos com acompanhamento de profissionais especializados. Recentemente, o Journal of the American Medical Association (JAMA) confirmou, através de uma combinação de resultados de estudos anteriores, que se exercitar de forma irregular e sem orientação causa sérios riscos à saúde. Segundo o periódico, treinos realizados de forma esporádica podem aumentar os riscos de infarto agudo do miocárdio em 3,45 vezes e de morte súbita em 4,98 vezes. Esse foi o resultado de metanálise publicada pelo periódico. De acordo com a coordenadora técnica da academia Runner, Tatiana Schneider, que atua na Unidade Águas Claras, no Distrito Federal, “os benefícios dos exercícios advêm, acima de tudo, do adequado esforço somado à frequência ideal”.
No quesito acompanhamento, o educador físico Marcus Lourenço da Runner, afirma que “é imprescindível, visto que o aluno não tem a percepção exata do esforço que faz”. “Ao extrapolar seus limites, pode adquirir lesões musculares e articulares ou enfrentar quadros mais graves, como destacou o JAMA”, explicou.

A dica para quem quer entrar em forma e trazer benefícios em longo prazo para a saúde é cumprir rigorosamente as orientações preconizadas pelas academias. Em primeiro lugar, antes de começar uma atividade, é necessário passar pela avaliação. “O aluno é submetido a um protocolo composto por diferentes checagens. Com isso, traçamos um trabalho específico, que considera sua condição física e suas preferências”, comenta Tatiana.

É essencial saber que ninguém recupera o tempo perdido da noite para o dia. Os especialistas informam que é necessário frequentar a academia ao menos três vezes por semana e realizar o programa prescrito. Nem mais e nem menos.

Check-up antes de malhar reduz risco de problemas de saúde

Cuidados para quem quer praticar esportes

Pare de se enganar e trate de malhar direito!

Nenhum comentário: