12.10.2011

Seis passos para ter pernas mais bonitas

Com alguns cuidados, séries simples de exercícios, roupas e sapatos certos dá para mostrar as pernas sem medo no verão. Veja as orientações de especialistas organizadas em seis dicas: 

HIDRATE MUITO
A pele das pernas é muito mais fácil de ficar ressecada e com rachaduras. Isso acontece porque a região tem menos glândulas sebáceas, que ajudam a controlar a oleosidade. Portanto, cuidado redobrado com a hidratação, tanto no verão quanto no inverno.
Cremes hidratantes comuns, com função umectante, podem não ser suficientes, de acordo com a dermatologista Eliandre Palermo, diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Procure aqueles com ureia, ácido lático ou lactato de amônia, ativos que ajudam a recompor a barreira que impede o ressecamento da pele. Use uma vez após o banho e outra antes de dormir.
Se sua pele está muito ressecada, pode usar um óleo hidratante logo após o banho. Funciona como um condicionador de cabelo, só que na pele, recuperando a oleosidade perdida no banho. Mas atenção: não substitui o creme.

TOME CUIDADO COM A DEPILAÇÃO
Shutterstock
Hidrate a pele antes e depois de qualquer tipo de depilação
Hidrate a pele antes e depois de qualquer tipo de depilação; óleos podem ajudar a evitar inflamações
"Se você depilar com a pele ressecada, o risco de manchar ou de inflamar é muito maior do que em uma pele hidratada", diz Eliandre Palermo.
No dia anterior a depilação, passe um óleo hidratante antes de dormir. Os que têm silicone são boas opções. "Eles amaciam a pele. Fica mais fácil de o pelo sair." A dica vale para qualquer depilação, principalmente com cera.
Quem tem muito pelo encravado pode fazer uma esfoliação leve no dia anterior, depois passar creme hidratante e finalizar com o óleo. Depois de retirar os pelos, hidrate novamente.
ESFOLIE
Misture duas colheres (sopa) de açúcar, duas de mel e duas de aveia em flocos com meio copo de iogurte natural para fazer um esfoliante pouco abrasivo. A esfoliação ajuda a retirar células mortas e tira o aspecto de "pele de jacaré" das pernas muito ressecadas.
"Essa receita deixa a pele gostosa e não resseca. É bom para fazer um dia antes da depilação e para preparar a pele para um bronzeado uniforme", diz a dermatologista. Cuidado com as esfoliações muito fortes. Em consultório, procure os peelings mais leves, como o de cristal ou o tipo enzimático.

USE ROUPAS E ACESSÓRIOS AO SEU FAVOR
Alexandre Schneider/Folhapress
Modelo em desfile do estilista Alexandre Herchcovitch, na São Paulo Fashion Week, em julho deste ano
Modelo em desfile do estilista Alexandre Herchcovitch, na São Paulo Fashion Week, em junho deste ano
O melhor jeito de "alongar" as pernas é usar sapatos da cor da pele, diz a consultora de estilo Titta Aguiar. Quem tem a pele mais clara pode procurar tons de bege, pessoas mais morenas e negras devem escolher os tons "café" ou chocolate. E quanto mais o sapato ou sandália mostrar o pé, melhor.
"Cuidado com os sapatos pesados e fechados, que chamam muito a atenção e dividem a silhueta."
Para quem não quer mostrar as pernas, mas também quer dar a sensação de silhueta alongada, vale a mesma ideia: aposte em combinações com a mesma cor (calça e sapatos pretos, por exemplo).
Pernas muito musculosas podem ser disfarçadas com calças mais soltinhas que terminem abaixo da panturrilha. "Ou a pessoa tampa ou ela coloca um comprimento bem mais curto. O mesmo vale para quem tem joelhos feios --não dá para usar comprimentos médios de saias ou bermudas, que acabam chamando mais a atenção para o joelho. Ou tampa ou mostra de vez."
DISFARCE IMPERFEIÇÕES
Ficar com a pele mais bronzeada é uma boa forma de esconder manchas e cicatrizes. Os cremes bronzeadores, quando bem aplicados, dão bons resultados. A dica para aplicar corretamente é não exagerar na quantidade e evitar passar o produto nas palmas das mãos e dobras do corpo.
Os produtos de secagem rápida são melhores, porque o risco de manchar é menor. "Esfolie, hidrate e depois aplique o creme bronzeador", sugere Eliandre.
FAÇA OS EXERCÍCIOS CERTOS
Shutterstock
Exercício de agachamento lateral; um apoio, como um cabo de vassoura, pode ajudar a dar mais equilíbrio
No agachamento lateral, um apoio pode ajudar a dar mais equilíbrio; os joelhos não podem passar da ponta dos pés
Exercícios de agachamento são fáceis, podem ser feitos em casa e dão bons resultados, segundo o treinador físico Ricardo Wesley, professor da academia Cia Athletica.
Ele recomenda duas séries de 15 repetições de dois tipos de agachamento: de frente e de lado. É importante que a postura esteja correta. "O abdome tem que ficar contraído e a postura reta. Os joelhos não podem fazer movimentos de rotação nem passar das pontas dos pés."
Shutterstock
No agachamento de frente, os pés precisam ficar afastados na largura dos ombros
No agachamento de frente, os pés precisam ficar afastados na largura dos ombros, o abdome contraído e a postura reta
Para os músculos internos das coxas, o treinador físico recomenda um exercício fácil: de pé, coloque uma bola de futebol no meio das pernas, na altura do joelho, e faça o agachamento sem deixar a bola cair.
Para quem está acima do peso e quer queimar gordurinhas das pernas, o indicado é fazer exercícios aeróbicos comuns, como caminhada, corrida e bicicleta.
Os primeiros resultados aparecem, em média, após três meses de prática de atividade física regular.

 JULIANA VINES
Folha

Nenhum comentário: