12.06.2011

Chapinha


Chapinha
Oi meninas, recebi muitos e-mails perguntando sobre chapinha. Eu não sou fã de chapinha, não uso, mas fiz uma pesquisa e vou colocar algumas informações para vocês. O post é para que as meninas que já usam possam dar opiniões e compartilhar informações para ajudar quem ainda não usa.
Chapinha é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com a ajuda do calor. Existem as que alisam o cabelo e as que produzem cachos.
Além de alisar, a chapinha tem a função de fechar as cutículas —proporcionando assim mais brilho às madeixas. Como a chapinha leva o calor diretamente ao cabelo, os fios podem ressecar e até se quebrar. Por isso, ela deve ser usada com cuidado.
A chapinha é capaz de alisar os cabelos com rapidez e eficiência e sem precisar utilizar químicas.
As chapinhas vem evoluindo cada vez mais: no passado, eram feitas de placas de alumínio; hoje, elas possuem placas de cerâmica, e são usadas até mesmo em procedimentos de transformação e tratamento. As escovas definitivas, por exemplo, utilizam a chapinha para dar a forma lisa aos fios. As cauterizações — feitas com produtos termoativados — utilizam a chapinha para garantir maior penetração das substâncias hidratantes e reconstrutoras do fio.

Tipos de Chapinhas

Chapinha de Metal

Chapinha
Foi uma das primeiras a surgir no mercado, hoje em dia é pouco usada. É agressiva, pois esquenta muito e pode danificar a estrutura dos fios. Não tem botão que regula o calor e atinge temperaturas altíssimas: é preciso desligá-la da tomada de tempos em tempos para que ela não torre o cabelo.

Chapinha de Cerâmica

Chapinha
É um material que não se desgasta tanto com o tempo e que não cria vincos facilmente (se utilizada da maneira correta). A vantagem da cerâmica é a temperatura, que permanece sempre estável. Não é necessário passar a prancha muitas vezes em cada região.

Chapinha com Íons

Chapinha
Ela acaba com o aspecto arrepiado, fecha as cutículas e deixa o cabelo mais brilhante e macio. Os íons também fazem a quebra das moléculas de água que estão na superfície dos fios, o que facilita a absorção delas pelos cabelos. Isso resulta em uma maior hidratação e proteção para os fios.

Chapinha Gama

Chapinha
A chapinha Gama foi pensada para usuários muito exigentes que desejam realizar trabalhos de forma rápida e com ótima qualidade. Rejuvenesce e restaura o cabelo durante o pranchado. Esta chapinha tem a tecnologia de íons negativos. Esses átomos energizados, ao colidirem com o cabelo promovem revitalização, hidratação, brilho e flexibilidade. Os íons negativos geram um efeito anti-frizz sobre o cabelo, mantendo sua umidade natural, ao mesmo tempo em que fecham a cutícula.

Chapinha Taiff

Chapinha
A chapinha Taiff alisa perfeitamente, da raiz até as pontas, porque é superfina, emite íons negativos e possui dupla cerâmica. Todas essas características deixam os cabelos muito mais sedosos e brilhantes. Além disso, a chapinha TAIFF também oferece vantagens: design arredondado e exclusivos frisos externos que são ideais para fazer cachos leves e dar volume aos fios.

A Escolha da Chapinha

Para cabelos de médios a longos, as chapinhas mais largas são mais indicadas, por serem mais fáceis de serem usadas. Para cabelos curtos, as melhores são as mais estreitas, pois são úteis também para modelar os fios, visto que facilitam para virar as pontas e fazer ondulações nos cabelos.
É de fundamental importância conferir a existência de um termostato no aparelho. Prefira as de cerâmica e com íons: a qualidade é melhor e mantém a temperatura estável.
Se puder, inclua também a tecnologia das ondas infravermelhas. Esses 3 quesitos proporcionam um resultado superior sem agressão aos fios.

Modo de Usar a Chapinha

  • O cabelo deve estar limpo e seco.
  • Use um produto termoativado para proteger do calor.
  • Aqueça a chapinha. A temperatura nunca deve estar acima de 180 graus.
  • Divida o cabelo em mechas e prenda.
  • Passe a chapinha da raiz para as pontas.
  • Faça um movimento contínuo, sem interrupção, do começo ao fim da mecha.
  • Evite passar a chapinha muitas vezes: 2 no máximo.
  • Para finalizar, passe silicone.
Ao usar a chapinha constantemente, as hidratações também devem ser contínuas. Mesmo com todos os cuidados, se usar em excesso, a chapinha danifica e resseca os fios. Para manter um cabelo saudável, evite usar a chapinha diariamente: use, no máximo, 3 vezes por semana.

Produtos Termoativados para usar antes da Chapinha

Protetor Térmico Pré-Chapinha Hair Dry Amend

Chapinha
Possui em sua composição silicones especiais e queratina, tornando mais fácil o penteado e oferecendo um volume ideal. Pode seu usado também Serum Defrisante, com silicones especiais, vitamina E, sela as cutículas dos fios, dando um brilho intenso e protegendo-os contra o calor do secador e da umidade do ar. Tem ainda efeito anti-frizz.

Thermo Repair Loreal

Chapinha
O creme deve ser aplicado no cabelo ainda úmido, mecha a mecha. Depois, basta secar com secador e até aplicar chapinha para sentir os resultados.  Sua exclusiva tecnologia Amidocell alia Amido à Incell, ativos que sob a ação do calor recuperam e nutrem os fios intensamente, repondo as ceramidas perdidas por agressões químicas ou mecânicas.

Tecni.art Tec Liss Control

Chapinha
Facilita o brushing. Brilho perfeito. Ideal para alisar os cabelos frisados. Proteção antiumidade. Contém filtro UV. Para obter um resultado liso, finalize com a escova e a chapinha. Proporciona maciez e durabilidade no efeito liso.

Redken Align 12 – Defrisante Para Efeito Ultra Liso

Chapinha
O Align 12 é considerado o melhor defrisante pelos cabeleireiros americanos, e também o que mais alisa e com maior naturalidade, devido ao seu fator de fixação 12. Além de alisar, ele reconstrói os fios e forma uma barreira contra umidade.

Vita Brushing Pro Ion Hair Vitaderm

Chapinha
Deve ser aplicado, para uso de escova ou chapinha, produto termoativado, protege os fios dos danos causados pela ação do secador e chapinha. O efeito liso fica mais duradouro e proporciona maciez e brilho.

Kérastase Resistance Force Ciment Thermique

Chapinha
Kérastase Resistance Ciment Thermique é um tratamento termoativo indicado para cabelos enfraquecidos. Ideal para ser utilizado antes do secador e chapinha. Sua fórmula possui o sistema Vita-Ciment Topseal que reforça o revestimento externo da fibra capilar protegendo-a. Restabelece a disciplina dos fios eliminando o frizz naturalmente. O resultado são cabelos visivelmente fortes e resistentes à quebra.




Chapinha ou secador, qual a melhor opção?
Ter cabelos lisos (de preferência escorridos) é o desejo de muitas brasileiras inconformadas com suas mechas frisadas, enroladas ou indefinidas. Por isso, os métodos de alisamento ainda fazem a cabeça da mulherada.
Mas você sabe qual é a melhor opção para alisar e ao mesmo tempo manter os fios saudáveis?
Primeiramente, antes de usar qualquer um dos métodos (chapinha ou secador), você precisa tomar alguns cuidados:
  • Evite usar secador/chapinha todos os dias
  • Antes de secar, use um produto termoativado para proteção dos fios
  • Hidrate os cabelos uma vez na semana
  • Evite temperaturas muito altas
  • Cuidados com os fios molhados, eles são mais frágeis
Umas preferem o secador, outras a chapinha. Então, confira algumas diferenças entre escova e chapinha.

Secador (Escova)

  • Para começar a escova o cabelo deve estar limpo e seco.
  • Para fazer a escova é necessário habilidade, o que pode dificultar um pouco o processo na hora de fazer em casa.
  • Uma escova bem feita tem mais durabilidade.
  • Apesar de ressecar os fios, a intensidade é menor.
  • Deixa os fios alisados com aspecto natural e com movimento.

Chapinha

  • Para que ela fique perfeita, o ideal é que antes você seque os cabelos com secador e faça uma leve escova.
  • Durante o processo, você só vai precisar segurar a chapinha e, por isso, não requer tanta habilidade quanto usar escova.
  • O alto aquecimento da prancha faz com que o cabelo fique oleoso mais rápido, por isso ela normalmente dura no máximo três dias.
  • Sozinha ela dá conta de alisar o seu cabelo em qualquer lugar; e ocupa pouco espaço na sua mala.
  • O ressecamento dos fios é maior, pois a temperatura é mais alta e fica em contato direto com o cabelo.
  • A tendência é que o resultado do alisamento fique mais pesado e com menos movimento

Nenhum comentário: