12.04.2011

Saiba como minimizar os efeitos do tempo nos cabelos


Rio - Mulheres costumam gastar bastante tempo pensando sobre como fazer para manter uma pele saudável, mesmo com os efeitos do tempo. Porém, na maioria das vezes, esta preocupação não passa pelos cabelos, que também precisam do mesmo tipo de atenção.

"Com o envelhecimento do cabelo, a produção de queratina - proteína que o torna forte e saudável - diminui, já que nosso corpo não consegue absorver as vitaminas e minerais essenciais de forma tão eficaz", explica Christyn Nawrot, educadora nacional para cuidados do cabelo.

E sem queratina adequada ou de alta qualidade, os fios lentamente se tornam porosos, propensos a quebra e extremamente finos. Felizmente, as extensões de cabelo (que exigem alta manutenção) não são a única opção.

De acordo com Nawrot, o maior culpado do envelhecimento e esgotamento de queratina é o calor dos secadores e pranchas que as mulheres usam nos salões de beleza e em casa. Essas ferramentas eliminam completamente a umidade do cabelo. "A umidade é fundamental", diz a educadora. "Ela permite que os minerais se desenvolvam mais rapidamente e ajuda a manter os radicais livres distantes."

Assim como o estresse pode ser a origem de uma espinha, também pode fazer com que o cabelo fique rebelde. "O segundo maior vilão para a perda de densidade e vida do cabelo é o estresse", acrescenta Nawrot. "Cada pedaço de cabelo tem seu próprio sistema circulatório, uma glândula do suor, uma glândula sebácea. Com stress, cada folículo se torna firme e rígido."

O stress costuma causar picos na produção de adrenalina, que pode ser transformada em andrógenos (hormônios masculinos, incluindo testosterona) e causa maior queda dos cabelos. A melhor solução, portanto, é relaxar. Uma boa dica é perguntar ao médico sobre tratamentos anti-andrógenos. Se a mulher estiver tomando pílula, é indicado que ela peça ao ginecologista para receitar um medicamento que contenha dosagem baixa de andrógeno.

Alimente o seu cabelo

Como o cabelo é um tecido não-essencial, significa que é o último a ter acesso a qualquer um dos nutrientes que ingerimos. "O sistema vai cuidar do que é prioridade, como as funções cardio e pulmonar, e não do cabelo", diz Liz Cunnane, tricologista da Philip Kingsley. "O cabelo está sempre na parte inferior da lista, então é por isso que o que a mulher consome é tão importante."

Manter uma dieta bem balanceada cheia de proteínas, ferro, zinco e alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais verdes folhosos, e comer regularmente terá efeito no cabelo. E há uma série de suplementos úteis: a vitamina K e a cisteína ajudam na produção de queratina e melanina (para retardar o aparecimento dos fios brancos), enquanto suplementos de ferro, zinco, biotina e sílica podem combater o afinamento dos fios.

Couro cabeludo

"Pense em como você trata o seu rosto, e tente tratar seu couro cabeludo da mesma forma", diz Cunnane, ressaltando que a saúde do couro cabeludo impacta dramaticamente na condição do cabelo.

Existem produtos voltados especificamente para rejuvenescer o cabelo, reequilibrando o pH e ajudando na reconstrução do couro cabeludo. Uma série de serums formulados com ingredientes poderosos, como argan e óleo de broca, extrato de semente de uva e vitaminas C e E, tratam o couro cabeludo como uma extensão da pele.

Queda

Se um número alarmante de fios de cabelo está se acumulando no travesseiro e no ralo do banheiro, é indicado que a mulher com um especialista. Cerca de 30 milhões de mulheres da América do Norte têm experiência com queda de cabelo, e ao contrário da calvície masculina, que ocorre em áreas localizadas, o afinamento, nas mulheres, acontece em todo o couro cabeludo, por isso é mais difícil de detectar.

"À medida que a mulher envelhece e o estrogênio e progesterona começam a ter um declínio, algo chamado de miniaturização pode acontecer", diz a dermatologista Francesca Fusco.

Esta diminuição severa dos folículos - mais conhecida como padrão feminino de afinamento - pode ser tratada de diversas maneiras. Há o minoxidyl, que deverá ser aplicado diariamente para o resto de sua vida, ou um comprimido diurético leve chamada espironolactona (que também faz maravilhas com acne adulta), além de tratamentos para estimular o crescimento e regeneração do folículo, acrescenta Fusco.
 POR GARDÊNIA CAVALCANTI
O Dia

Nenhum comentário: