1.04.2012

Cães, idosos e a qualidade de vida.



O programa cães terapia foi criado com o propósito expresso de aumentar a qualidade de vida.
Cães terapia ganhou destaque na Europa, a partir daí que se espalhou por todo os Estados Unidos, e atualmente estão se expandindo para o Mundo.
Promover uma sensação geral de bem-estar
Oferecer amor incondicional e aceitação para todos os residentes
Melhorar o foco residente e atenção
Interagir com aqueles que têm dificuldade para se comunicar
Estimular a função de memória
Encorajar e ajudar as funções de voz para vítimas de derrame
Proporcionar atividades físicas simples para aqueles que são pessoas com mobilidade condicionada (tapinhas e escovar os animais)
Proporcionar prática para funções específicas de fisioterapia, como jogar uma bola
Criar um sistema de feedback que coleta e registra os efeitos positivos da relação entre cães nossa terapia, os moradores e funcionários.
 Os cães de terapia são aqueles treinados para visitar instituições com altas taxas de depresssão e estresse como hospitais, asilos, orfanatos e presídios. Esses cães realizam um trabalho que consiste basicamente em dar carinho e atenção a pessoas que precisam, fazendo com que se sintam melhores e menos solitárias, dininuindo taxas de depressão e auxiliando na recuperação de doentes e na reabilitção de detentos.

O impacto da atuação dos cães nestes casos é bastante profundo e têm demonstrado excelentes resuldados em todos os locais em que a prática foi implantada. Os projetos de Terapia assistida por animais ou TAA, estabelecidos em todo o mundo a partir da década de 80 tiveram como base as propriedades possitivas do convívio com os cães que foram demonstradas pelos trabalhos de diversos pesquisadores.
Estes estudos mostraram que pessoas que convivam com cães ou gatos têm a pressão arterial mais regular e níveis melhores de colesterol e triglicérides que as demais pessoas (Warwick Anderson 1987-1990); Um outro estudo levando em consideração pessoas que sofrem de pressão alta e que precisam controlá-la com remédios foi realizado em 1999 por Karen Miller Allen e determinou que pessoas com cães ou gatos tinham menores variações de pressão por estresse; Um estudo mostra ainda que conviver com animais de estimação diminui a incidência de depressão em idosos (Thomas Garrity 1987); A presença de cães em casa também aumenta a sobrevida de vítimas de enfarte de miocárdio (Erika Friedmann 1995); Outros estudos afirmam que o convívio de crianças com cães desde pequenas diminui a incidência de asma e rinite alérgica (Bill Hesselmar 1991 – Sami Remes 1980); Um outro aspecto estudado é o de estimular a interatividade em pessoas autistas (june McNicholas 1995).
Projeto Cão do Idoso 2 
O trabalho de cão de terapia é voluntário e deve envolver também o dono, é um serviço filantrópico que no Brasil está representado pelo projeto cão do idoso com atuação na cidade de São Paulo. Os participantes afirmam que o contato com os cães é grandemente esperado pelos idosos das casas de repouso visitadas, as visitas são fotografadas e cópias dos retratos dadas aos idosos que as guardam de lembrança. Deve-se lembrar que não é qualquer cão que pode simplesmente sair visitando estas instituições de qualquer maneira. Cães não aptos ao serviço de TAA podem desde estranhar às pessoas com as quais eles deveriam interagir até demonstrar indiferença podendo causar sentimentos de rejeição.
Se você está interessado em ajudar entre em contato com uma insttuição especializada em TAA


Read more: http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com/#ixzz1ibjghajJ

Nenhum comentário: