1.05.2012

Uma morte a cada três dias

Dengue infectou 461 pessoas diariamente no Rio, em 2011. No ano todo, 140 morreram

POR CLARISSA MELLO
Rio - A cada três dias, pelo menos uma pessoa morreu por dengue no estado do Rio, durante o ano de 2011. Além disso, 461 pessoas foram contaminadas pela doença diariamente no mesmo período. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde.

De 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2011, 140 pessoas morreram pela doença e 168.242 casos de dengue foram registrados — só em dezembro foram 2.502 notificações. A capital registrou o maior número de óbitos (51), seguida por São Gonçalo (17) e Duque de Caxias (9).

A situação tende a piorar esse ano. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Marcio Garcia, se não forem tomadas medidas urgentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, o Rio de Janeiro pode viver uma epidemia pior do que a última, de 2008.

“Agora há a circulação do vírus tipo 4, que nunca havia aparecido no Rio, e do tipo 1, que circulou na década de 1980. Ou seja, há um grande número de pessoas que não estão imunes a esses tipos de vírus. A única solução é ficar atento ao acúmulo de água. A população precisa fazer sua parte, evitando criadouros do mosquito”, disse Marcio.


Fenômeno está ‘dengoso’
 

O ex-atacante Ronaldo divulgou em sua página do Twitter que está com dengue. Ele passou o fim de ano com a família em Trancoso, Bahia. Primeiro, Ronaldo desabafou: “Maldito mosquito”. Em seguida, publicou uma foto em um hospital e se explicou. “Já estou em recuperação. Tive alta ontem à noite (terça-feira). Agora é tratar e repousar para estar bem logo!”.

Nenhum comentário: