3.10.2012

ÁCIDO SALICÍLICO PODE CAUSAR SÉRIOS PROBLEMAS À SAÚDE

Ácido salicílico pode causar sérios problemas à saúde

Em caso de alergia ao ácido salicílico, a opção fica por conta do ácido Mandélico. Confira.



Apesar de ser repleto de propriedades utilizadas tanto pela indústria farmacêutica, na fabricação da Aspirina, quanto na produção de produtos de beleza voltados para o cuidado da pele, o uso do ácido acetilsalicílico, ou ácido salicílico, pode causar problemas de saúde. Um dos problemas mais comuns é o salicilismo, ou seja, alergia a este ácido.
Este é um ácido utilizado, por exemplo, no tratamento de peles bastante espessas, em condições de descamação, tais como: caspa, dermatite seborréica, ictiose, psoríase e acne, problemas que atingem facilmente o público masculino. “É caracterizado ainda por ser um regularizador da oleosidade e também um anti-inflamatório potencial”, disse a farmacêutica e consultora técnica da TAVE (empresa de manipulação de cosméticos e medicamentos), Anelise H. Leite Taleb.
De acordo com a especialista, estima-se que em torno de 1% da população sofre com o salicilismo. Ela explica, ainda, que a alergia aparece tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico de qualquer produto cosmético ou medicamento que contenha o ácido. “A intoxicação pode provocar alterações do sistema nervoso central. Além de perda de potássio, hipoglicemia, erupções da pele e hemorragia gastrintestinal, em casos mais simples, os sintomas podem incluir zumbido, náuseas, vômitos, distúrbios visuais e auditivos, tontura etc. Na intoxicação grave, podem ocorrer delírio, tremor, dispneia, sudorese, hipertermia e coma”, diz a farmacêutica.
Para quem sofre com a alergia ao ácido, optar por um substituto extraído das sementes das amêndoas pode ser uma solução. Segundo Anelise, o ácido Mandélico representa a nova geração de produtos orgânicos para o tratamento do envelhecimento cutâneo e acne. “Melhora a aparência da pele de maneira mais segura, rápida, indolor e com resultados satisfatórios, inclusive em tratamentos de cabine, como nos peelings, por exemplo”, conclui Anelise.
Tratamento
Segundo Anelise H. Leite Taleb, o tratamento da intoxicação com ácido acetilsalicílico depende da extensão, do estágio e dos sintomas clínicos do quadro. “O tratamento deve ser realizado por médicos dermatologistas e é feito à base de corticóides orais ou injetáveis, dependendo da gravidade da reação”,

Nenhum comentário: