3.08.2012

Superalimentos

 O que não pode faltar no seu prato

Cupuaçu e semente de chia estão na lista

Por Renata Demôro
Estudos recentes já revelaram que o óleo de coco ajuda a emagrecer e faz bem à saúde. Nessa leva de alimentos repletos de benefícios, o site Huffington Post apresentou uma lista com as principais descobertas. A seguir, confira os alimentos que você precisa consumir já:


  • 1
    Cupuaçu
    Antioxidante. Da família do cacau, o cupuaçu está sendo chamado de superfruta por suas propriedades antioxidantes. Rico em ácidos graxos e vitaminas B1, B2, B3, o cupuaçu contém nove antioxidantes importantes para combater a formação dos radicais livres, incluindo as vitaminas A e C. 

    Aprenda a preparar robalo marinado com cupuaçu e arroz de jambo
  • 2
    Alho negro
    Previne o câncer. Para adquirir sua cor, o alho negro é envelhecido em um processo de fermentação que dura um mês. Ele contém o dobro de antioxidantes que o alho tradicional, além de altos níveis de s-alilcisteína (composto que, segundo estudos recentes, é capaz de minimizar os riscos de desenvolvimento do câncer). Com sabor mais doce que o alho normal, esta versão não possui odor marcante. 

    Gastronomia: aposte na versatilidade do alho
  • 3
    Sementes de chia
    Reduzem o mau colesterol. Ricas em ômega-3, as sementes de chia previnem doenças cardíacas, reduzem o mau colesterol e equilibram a pressão arterial. Também são indicadas para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Consuma as sementes em saladas, sopas e molhos. Aquecidas, se tornam macias para o consumo, mas também é possível encontrá-las em forma de farinha. 

    Conheça outros alimentos ricos em ômega-3 e saiba como inserir na sua dieta
  • 4
    Feijão azuki
    Previne derrames. Rico em proteínas e pobre em gorduras, o feijão azuki também contém altos níveis de potássio, que ajuda a diminuir o risco de derrames e controla a pressão arterial. Também é uma boa fonte de fibras, que ajudam o intestino a trabalhar corretamente, além de zinco, que protege contra problemas nas articulações e ajuda a manter os estáveis os níveis de açúcar no sangue.
  • 5
    Spirulina
    Previne o câncer. Rica em ferro e vitamina B12, a spirulina contém mais vitamina A do que a cenoura. A alga também é repleta de fitoquímicos, que podem minimizar os sintomas da menopausa e da osteoporose, além de reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. A pequena planta também é indicada para quem deseja emagrecer. No estômago, a alga se transforma em uma espécie de gel, preenchendo o espaço e saciando a fome.
  • 6
    Alcachofra-de-jerusalém
    Antioxidante. Em geral, as alcachofras são ricas em ferro e antioxidantes. Com sabor doce, semelhante às nozes, a variedade de Jerusalém possui os mais altos níveis de ferro, prevenindo a anemia e combatendo a fadiga. Também é uma boa fonte de inulina, um hidrato de carbono que não faz elevar os níveis de açúcar no sangue, o que a torna um alimento recomendado para os diabéticos.

    Confira receita de alcachofras-de-jerusálem assadas
  • 7
    Manteiga clarificada
    Fortalece a imunidade. Muito utilizada na culinária indiana, a manteiga clarificada (ou manteiga ghee) estimula o sistema imunológico e evita problemas de estômago ou falta de memória. Deve ser consumida com moderação, já que contém elevado teor de gordura.

    Veja receita de frango assado com batatas
  • 8
    Chá de kukicha
    Alivia sintomas da gastrite. O chá é feito com caules e talos da planta kukicha, erva cultuada no Oriente por suas propriedades medicinais. A bebida melhora as condições do trato gastrointestinal, aliviando náuseas e gastrite. Pobre em cafeína, é indicado para amenizar a ansiedade e equilibrar a pressão arterial. 

    O chá da tarde não perde o glamour. Confira as dicas e prepare o seu!
  • 9
    Feno-grego
    Reduz o mau colesterol. O feno-grego é indicado para reduzir o mau colesterol, amenizar os sintomas do diabetes, menopausa e cólicas menstruais. Comum na cozinha indiana, pode ser usado como tempero em diferentes pratos.

Nenhum comentário: