3.07.2012

Como se vestir no ambiente de trabalho


As suas escolhas de roupas e acessórios ajudam a revelar quem você é. Assim, principalmente no ambiente de trabalho, é preciso se vestir sempre de forma adequada para não comprometer sua trajetória profissional. Há ambientes com código de vestimenta rígido, outros mais flexíveis e aqueles casuais, em que a calça jeans pode ser usada sem receio. O primeiro passo é identificar em qual deles a organização se adequa (algumas companhias oferecem, inclusive, manuais a respeito) antes de compor o guarda-roupa para o dia a dia. Saber o que diz a legislação da empresa onde se trabalha é importante: “É permitido usar sapatos baixos?”, “E short com rasteirinha, pode?”, “Pode usar maquiagem com brilho?“, “Quais acessórios devo usar com terninho?”


Roupas justas, fendas, decotes, transparências, barriga de fora ou aquelas que deixam a lingerie aparecendo devem ficar de fora das opções para o trabalho. Mas, não precisa abrir mão de tudo aquilo que você gosta para ir à empresa. Sempre é possível ousar, na medida certa, para acertar no visual para ir trabalhar.Algumas dicas valem para montar um guarda-roupa bem diversificado e antenado na moda, sem prejudicar o próprio estilo.

O que levar em conta para escolher a roupa do trabalho:
- Gosto pessoal;
- Estilo da empresa;
- Cargo ocupado;
- Tendências da moda.

O que deve ser evitado a qualquer custo:
- Transparências;
- Roupas curtas;
- Decotes e tomara que caia;
- Sutiã visível;
- Barriga aparecendo;
- Calças muito justa.
- Chinelos

Outras dicas para lembrar e não fazer feio:


- Não use perfumes fortes: nem todos têm o mesmo gosto que o seu;
- Acessórios: não use acessórios, como brincos, anéis e pulseiras exagerados. Em excesso, eles fazem a mulher parecer vulgar;
- Maquiagem: use uma bem leve no dia a dia, apenas para ressaltar a sua beleza natural. As mais elaboradas ficam pra uma festa à noite.

Assim, com certeza, seu trabalho e sua postura profissional não passarão despercebidos.
Por    Maritiza Neves 

E mais:

Como se vestir no ambiente de trabalho


 
A liberdade que algumas empresas modernas dão a seus funcionários em relação ao tipo de roupa que pode ser usado na empresa é uma das provas de como o ambiente corporativo – mesmo que em áreas restritas – está mudando. Os tradicionais ternos já podem ser substituídos por jeans e pólo em alguns escritórios e em algumas empresas de TI ou comunicação, por exemplo, admitem até o uso de tênis e bermuda.
Diante desta flexibilidade, é necessário tomar alguns cuidados para que, mesmo com a liberdade na hora de se vestir, não cometer gafes nem ser motivo de comentários maldosos. Confira algumas dicas de como se vestir no trabalho:
Homens:
  • Em empresas mais tradicionais e conservadoras, o uso do terno é essencial. Observe o ambiente de trabalho para saber se o uso apenas do paletó ou da camisa social é viável.
  • Evite ternos de cores muito claras. No ambiente de negócios, dê preferência a cores como o preto e o azul. São cores que transmitem seriedade.
  • Se o lugar onde trabalha permitir o uso do jeans, procure utilizá-lo sem tender para o estilo esportivo. Não abra mão do sapato nem da camisa social. A permissão para usar o jeans não é um atestado de que a empresa aceita funcionários “descolados”.
  • Se a empresa não faz muitas exigências quanto ao vestuário, o jeans e camisa pólo sempre formam uma boa combinação. Até mesmo camisas de malha – desde que não seja aquela velha e surrada – caem bem com sapatênis ou tênis.
  • Se você trabalha em alguma agência de publicidade, de comunicação digital ou em uma empresa de TI que se espelha no Google, você é uma pessoa de sorte. Desde que autorizado, você pode trabalhar de tênis, bermuda e camiseta de malha, menos regata, que só é bem vista na praia ou na academia.
Mulheres:
  • Antes de tudo, evite decotes, transparências e roupas que possam soar vulgares.
  • Assim como no caso dos homens, em empresas tradicionais, o “terninho” é a melhor opção.
  • Evite: bijuterias extravagantes, perfumes fortes, unhas compridas e maquiagem em excesso.
  • Saias são elegantes e femininas, mas tome cuidado com o tamanho. Saias muito curtas são vulgares, já as longas deselegantes.
  • E como acontece com os homens, se a empresa permite, o jeans é aceito.
Sua imagem no trabalho está muito mais relacionada ao papel desenvolvido por você como profissional do que com a forma que se veste. Independente disso, estar vestido de acordo com o que é praticado dentro da empresa é fundamental para ter uma boa imagem.

Ambiente Formal

Roupas para ambiente formal

Roupas para ambiente formal

Para as Mulheres

A palavra principal é discrição. As peças chaves são terninhos, tailleurs, calças e saias clássicas, vestidos “tubinho” e camisas. Roupas muito justas ou curtas, decotes provocantes e lingeries aparentes não combinam com ambiente de trabalho e causam desconforto.
Quanto à quantidade de terninhos e tailleurs, quatro ao todo é o ideal, e se as peças puderem ser coordenadas entre si, os visuais se multiplicam.
Evite tecidos que amassam muito, como o linho e abuse de cores mais claras no verão e no inverno, ou dentro dos escritórios gelados por causa do ar condicionado, malhas, casacos e pashiminas são algumas das opções.
Acessórios discretos como brincos, anéis, relógios, echarpes, bolsas e sapatos complementam o visual. Não se esqueça da maquiagem, sempre discreta e impecável.

Para os Homens

É ideal ter 3 ou 4 ternos diferentes. Ao invés de todos os ternos em tons escuros, é bom ter tonalidades e padrões diferentes.
Sugerimos um de tecido mais fresco, para o verão e outro de tecido mais grosso para o inverno.
Blazer avulso cria composições diferentes. Gravatas são os acessórios que dão criatividade aos looks masculinos. Sendo assim, invista nelas.
As camisas, bem escolhidas e passadas, decretam bom gosto. Os sapatos, devidamente engraxados, acompanhados de cintos com fivelas discretas finalizam um visual elegante.
Para o inverno, um belo cashmere com decote “V” assegura conforto e elegância.
Se sua empresa tiver o Casual Day, geralmete às sextas-feiras, use jeans caso seja aceito em seu local de trabalho. Prefira um de tonalidade escura e não o de lavagem desgastada. Uma pólo discreta, é a dica, ao invés da camiseta colorida e cheia de escritas.

Ambiente Informal

Alguns exemplos de roupas informais

Alguns exemplos de roupas informais

Para as Mulheres

Um ambiente informal lhe proporciona uma grande variedade de opções, mas deve-se ter muito cuidado para no desleixo ou vulgaridade. Roupas com transparências, curtas, muito decotadas ou justas continuam não combinando com o trabalho.
A variedade de cores ou estampas que você pode usar para um cargo executivo é bem flexível, mas é importante observar a combinação das cores. Camisas podem fazer toda a diferença para você estar bem vestida. Você pode comprá-las de diversas cores e tecidos variados. Jaquetas e casacos, sobreposições, camisetes sob as camisas, vestidos de malha com comprimento logo acima dos joelhos ou abaixo deles também são opções.
Mesmo que você possa usar calças jeans no trabalho, não se esqueça de usar calças de tecido para variar o look, mas se você não pode usar jeans, cuidado para não usar calças pretas todos os dias, pois poderá parecer que você está sempre com a mesma roupa. As saias ajudarão você a variar seu visual, e mesmo no inverno elas combinam muito com botas.
Para os acessórios e maquiagem no trabalho o que impera é a discrição, nada de cores muito vibrantes e brilhos exagerados. Jóias e bijuterias são sempre bem vindos para dar mais charme ao visual, mas cuidado com pulseiras barulhentas ou colares que podem enganchar em qualquer lugar.
Dê bastante atenção a itens como sapatos, bolsas, ou mesmo, cabelos, maquiagens e unhas, que deverão estar sempre bem cuidados. Os cabelos devem estar sempre penteados e se forem tingidos, a raiz deverá estar sempre retocada. Unhas bem feitas também. Não use blusas de alcinha, tomara-que-caia ou moletom.

Para os Homens

Camisas podem ser mais esportivas, com listas mais largas, xadrez discreto e cores mais fortes. Se seu ambiente de trabalho é bastante informal você poderá usá-la pra fora da calça e sem cinto. Mas, se você prefere camisas mais sociais, fique à-vontade para usá-las. Calças de alfaiataria ou jeans de lavagem mais escura, com modelagem tradicional, do tipo “Five Pockets”.
Os blazers serão os curingas do seu guarda-roupa para o trabalho, invista em quantos puder, eles poderão ser clássicos ou desestruturados e informais, dê preferência aos de dois botões que são a tendência atual, também há a opção dos blazers de veludo, que apesar de não serem tão versáteis quanto o de lã fria, são lindos. O de veludo cotelê é mais esportivo e o liso é um item que vai mostrar que você tem muita classe!
Ternos, mesmo que não sejam obrigatórios podem ser usados, em modelagem mais ajustada ao corpo pode ser usado sem gravata e com camisa social (lisa e sem botão no colarinho), e o visual mais formal do traje completo poderá ser usado em eventos ou compromissos de trabalho, ou seja, tenha pelo menos um em seu guarda-roupa, de preferência de qualidade e corte impecável.
Tricôs podem ser mais fininhos para os dias de temperatura mais amena e mais grossos para os dias mais frios, podem ser usados com ou sem camisa por baixo e com casaco ou blazer por cima. Para se proteger do frio opte por casacos e jaquetas em tecidos tecnológicos em cores discretas, mas não poderá ter corte esportivo. Casacos de couro na cor marrom, de corte simples são interessantes, mas não vá pensando em usar sua jaqueta tipo motoqueiro no escritório, elas são só para os finais de semana. Se você viaja bastante a trabalho para o exterior um bom investimento é um sobretudo de cor neutra e boa qualidade.
Meias deverão ser a extensão da calça ou do sapato, nada de usar meias brancas e esportivas com sapatos sociais. Nos pés as melhores opções são os sapatos mais sociais, de amarrar ou mocassins de couro ou camurça, nas cores preto ou marrom, mas sem detalhes que lembrem sapatos esportivos.
Acessórios: São bastante variados no ambiente de trabalho informal, bolsas tipo carteiro ou para notebook, cintos, relógios e óculos um pouco mais esportivos, abotoaduras e prendedores de gravatas (desde que sejam discretos).
Para o Casual Day: Calças mais esportivas em sarja nas cores preto, ou jeans tradicional e camiseta pólo de cor neutra é a melhor opção.
Melhores cores: Como base do seu guarda roupa as melhores cores são as neutras como branco, preto, off-white, tons de cinza, azul-marinho e diversos tons de azul claro, bege, caramelo e marrom-chocolate.
O que nunca usar:
Tênis, camisa de time de futebol, camisetas, mesmo as caríssimas e super elaboradas, regatas, shorts ou bermudas, sandálias ou chinelos, colarinho para fora do blazer, colares.
Fontes: Com que roupa eu vou, Espaço da moda
Com que roupa eu vou, Acessa, Vista-se




2 comentários:

Recanto da pretinha disse...

Tenho que melhorar meu armário rs

Antonio Celso da Costa Brandão Brandão disse...

Boaspraticasfarmaceuticas agradece à visita. Bjs