3.05.2012

CASPA EU ?


Caspa surge com excesso de oleosidade e pode causar coceira

Coceira intensa no corpo pode ser sintoma de doença.
Maior parte pode ser resolvida dentro de casa com mudanças de hábito.

Do G1, em São Paulo



Você sabe de onde vem a coceira? Qual parte do seu corpo mais coça? A equipe do Bem Estar foi às ruas fazer essa pergunta e apareceram todos os tipos de resposta. Dependendo da região do corpo, a coceira tem uma origem diferente. A maioria desses problemas pode ser resolvida dentro de casa com mudanças simples na roupa, nos acessórios e no ambiente.
Segundo o alergista Victor Nudelman, a coceira é um mecanismo de defesa do organismo e adaptação ao meio ambiente e a pessoa coça a pele para eliminar essa substância agressiva. A Dra. Márcia Purceliafirma que a coceira pode ser a primeira manifestação de uma doença, mas que a maioria dos casos é algo simples. O segredo para evitar a coceira é a hidratação já que a pele seca pode ser um fator que causa o problema.
É importante identificar o local da sua coceira para identificar o problema. Se você coça muito a cabeça, pode ser dermatite seborreica, também conhecida como caspa, uma inflamação que surge com o excesso de oleosidade no couro cabeludo e costuma aumentar em situações de estresse e no frio.
O problema pode causar coceira, mas não é sempre que acontece. É importante saber se há algum sinal associado, como a descamação do couro cabeludo, resultado de um tratamento químico ou até piolho.
A pessoa com caspa deve lavar o cabelo diariamente com shampoo anticaspa seguido de condicionador. O produto tem ação anti-inflamatória local e age diretamente no couro cabeludo, retirando a oleosidade. A caspa não é contagiosa.
Coceira Bem Estar (Foto: Arte/G1)

Outro problema que incomoda as pessoas é a vontade incessante de se coçar. Esse hábito pode tornar-se um ciclo vicioso porque, quando há contato com algo que causa alergia, o terminal de coceira libera a histamina, um vasodilatador que está espalhado pela pele dentro de pequenas células chamadas mastócitos. Quanto mais o corpo é friccionado, mais é liberada essa substância e a pessoa sente mais vontade de se coçar.
Além dos centros de coceira, o organismo tem os de calor e frescor. Os receptores de calor desencadeiam lacrimejamento, suor, coriza e queimação. Também entram em ação quando são ingeridos alimentos contendo capsaicina, substância da pimenta vermelha. Já os de frescor não apresentam reações específicas e estão relacionados a alimentos mentolados, como a hortelã.


No vídeo ao lado, a Dra Márcia Purceli e o alergista Victor Nudelman tiram dúvidas dos internautas.
Veja abaixo o que a coceira em diferentes partes do corpo pode significar.
Coceira na orelha
A dermatite seborreica da orelha é equivalente à caspa do couro cabeludo, também pode piorar em situações de inverno e estresse e pode estar dentro ou atrás da orelha. É mais comum depois da puberdade, por causa da profusão dos hormônios que afetam as glândulas sebáceas, que produzem a oleosidade da pele.
Coceira no pé
Quando há coceira no pé, é importante saber se tem alguma marquinha, como bolinhas de água, descamação ou marcas brancas. O problema geralmente é um tipo de micose facilmente tratável e pode ser evitado. Cuidado para não confundir com a doença chamada “gota”, que é o aumento de ácido úrico. A diferença é que a micose coça e a gota dói.

Uma dica importante para evitar a micose é secar muito bem os pés após o banho, pois o calor e a umidade facilitam a proliferação do fungo e provocam a coceira. Também não é recomendado andar descalço em banheiros e vestiários, que são locais quentes e úmidos. Na hora de escolher os sapatos, evite os fechados e apertados e não esqueça das meias, que podem ajudar a absorver o suor dos pés e evitar o surgimento do fungo.
Coceira psicológica
É um problema muito comum. A urticária, por exemplo está relacionada com o lado emocional e, por ser um problema sério, exige do médico muito bom senso para poder avaliar a questão.
A urticária é um tipo de coceira mais raro e normalmente aparece com vermelhidão na região da pele. É também uma coceira muito rápida, dura de 2 a 3 horas e depois desaparece temporariamente, até que a placa vermelha ande pelo corpo, até outro lugar.
Coceira nas juntas
A atopia é uma doença que costuma aparecer em crianças. Elas se coçam na cama, dormindo por causa da pele muito seca e de um conjunto de sintomas. A associação da dermatite atópica com rinite e asma é muito comum nesse tipo de coceira. É importante lembrar de manter as unhas do bebê bem curtas para diminuir o risco de arranhões.



O que é a caspa?
A caspa é o que nós dermatologistas chamamos de Dermatite Seborréica. A Dermatite Seborréica é uma afecção crônica do couro cabeludo. O couro cabeludo pode ficar com aspecto avermelhado. Observamos escamas com aspecto gorduroso pelas áreas seborréicas. O couro cabeludo pode apresentar coceira irritante.

O que causa a Dermatite Seborréica ?
A formação da pele está alterada. Ocorre aumento na divisão das células que formam a pele. Esse defeito leva ao aparecimento de escamas.

A Dermatite Seborréica só ocorre no couro cabeludo?
Não. Temos outras áreas seborréicas, como rosto (supercílio, próximo ao nariz, sulco unindo nariz e boca, região anterior do tronco (tórax), axilas, região genital.

A Dermatite Seborréica faz cair cabelos?
Poderemos observar aumento na queda de cabelos. Esse quadro é reversível.

Como podemos tratar a Dermatite Seborréica?
Antes de tudo é importante esclarecer ao paciente a natureza crônica da Dermatite Seborréica. Muitos pacientes não sabem que o quadro é recorrente (isto é, “vai e volta”).

O que piora a Dermatite Seborréica?
Estresse emocional e/ou físico, frio podem piorar o quadro.

Como poderemos tratar a Dermatite Seborréica?
Para o couro cabeludo, temos várias opções de tratamento. A melhor escolha é feita após exame clínico do paciente. Normalmente indicamos xampus contendo cetoconazol, enxofre, ácido salicílico, piritionato de zinco, coaltar. Para casos em que a Dermatite Seborréica acomete outras partes do corpo, poderemos usar cremes, loções, tratamento sistêmico (com comprimidos).

Nenhum comentário: