3.09.2012

ROER UNHAS PODE ABRIR CAMINHO PARA INFECÇÕES

Roer unhas pode abrir caminho para infecções

Roer as unhas deixa a pessoa exposta a fungos e contaminações. Saiba como parar de roer a unha.

“Vou colocar pimenta na sua unha”. Quantas mães, pais e professores não usaram desta frase para fazer com que crianças parassem de roer as unhas. Mas, mesmo assim, há quem não consiga parar e leve o vício para a vida adulta sem se dar conta dos malefícios causados por essa mania. De acordo com Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista da Santa Casa de Misericórdia, do Rio de Janeiro, o ato de roer as unhas abre espaço para a entrada de infecções.
O ato de roer unhas é causado, muitas vezes, pelo estresse e pela ansiedade. Segundo o farmacêutico especializado em cosméticos, Paulo Henrique Lucas, o aspecto das mãos fica prejudicado, as unhas ficam feias, muitas delas com feridas que sangram, além do ato ser uma porta de entrada para contaminações.
A dermatologista explica que quando você leva a unha à boca, todas as bactérias, vírus e agentes de doença que ficam sobre a unha são ingeridos e a saliva também amolece a queratina da unha, que fica exposta a fungos.
Para quem quer parar de roer unhas, é fundamental saber que não há produtos milagrosos. De acordo com Maria Fernanda Gavazzoni, fórmulas mágicas como esmaltes e remédios não funcionam em adultos e são perigosas para crianças, que podem levar as mãos ao olho ou ingerir. “Parar de roer as unhas depende da vontade de cada um. As pessoas devem se conscientizar que faz mal à saúde e controlar a compulsão de levar a mão à boca”, disse.
Mesmo não havendo fórmulas milagrosas, algumas dicas bem caseiras podem ser de grande utilidade para quem quer deixar de roer as unhas. São elas:
- Ir à manicure toda a semana: ter sempre as unhas limpas e bem feitas ajuda a atenuar o desejo de roer. O conselho serve tanto para as mulheres quanto para os homens;
- Esmaltes coloridos: as cores ajudam a lembrar às mulheres como as suas mãos ficaram mais bonitas e evitam o ato de roer;
- Unhas postiças: o uso deste “assessório” é outra dica. Afinal ficará mais difícil alcançar a própria unha e meter os dentinhos nela. 

ALIMENTAÇÃO CONTRA QUEDA DE CABELO E UNHAS FRACAS

Alimentação contra queda de cabelo e unhas fracas
Eles são simplesmente milagrosos! Experimente, você não vai se arrepender!

Por mais que a gente tente se enganar, a alimentação reflete não só na nossa saúde, mas também na nossa aparência. Alguns alimentos são verdadeiros remédios no combate á celulite e às espinhas, na prevenção da caspa e, é claro, no combate à queda de cabelo e à quebra da unha. Anote a lista e corra para o mercado!

Queda de cabelo

Aposte nos alimentos integrais, legumes, frutas e gelatina.

Os nutrientes milagrosos são:

- Betacaroteno: presente em vegetais verde-escuros, alaranjados e vermelhos.

- Vitamina A: abundante em fígado, gema de ovo, leite e derivados.

- Vitamina B: encontrados em víceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes.

- Zinco: existente em ostras, fígado, leite e farelo de trigo.

Unhas fracas

Os nutrientes milagrosos são:

- Proteínas: carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leite e derivados.

- Vitamina A: fígado, gema de ovo, leite e derivados.

- Cálcio: espinafre, leite e derivados e couve.

COMO EVITAR A UNHA ENCRAVADA

Como evitar a unha encravada
Cá pra nós esse pezinho ai em cima é brindadeira!!!
Unha encravada tem solução. Confira dicas para evitar esse problema.


A unha encravada é um problema que pode perturbar a vida de qualquer pessoa. O desconforto proporcionado por uma parte da unha que penetra no tecido é capaz de tirar qualquer um do sério. Mas, para tudo há um jeito e, neste caso, é preciso conhecer um pouco mais desta parte do corpo.
Segundo especialistas, a unha encravada é causada por pressão e por traumatismo.  A pressão ocorre quanto escolhemos meias grossas, sapatos jutos, estreitos e de bico fino e, também, pela própria unha. Quando a unha é muito grossa, esta causa uma pressão na pele que causa o problema. Já o traumatismo é causado por tropeços, quedas sobre a unha e um corte errado.
Para evitar que a unha encravada dê o ar da graça e acabe com o seu dia, é preciso tomar certos cuidados. São eles:
- Corte as unhas de forma a deixá-las quadradas;

- Não corte a unha até o sabugo. Um corte errado pode ser o começo do pesadelo;

- Não retire as cutículas, pois essas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos;

- Ao escolher os sapatos, dê preferência para os calçados de ponta arredondada;

- Ao perceber mudanças na cor ou na textura da unha, procure um podólogo. Pedicures não estão aptas a fazer este trabalho.

- Limpe a unha com água oxigenada e utilize uma pomada cicatrizante;

- Em hipótese alguma use sapatos fechados. Abafar a unha encravada pode dificultar o processo de melhora.

5 DICAS PARA DEIXAR AS SUAS UNHAS PERFEITAS

5 dicas para deixar a sua unha perfeita
Veja um passo a passo que vai te ajudar a ter unhas mais fortes e saudáveis!


A maioria das mulheres tem um ritual específico para o rosto, para as pernas, para o bumbum, mas quando se fala nas unhas, a única preocupação é com a estética. Pintá-las já basta! Porém, as coisas não são bem assim. Confira estas dicas e tenha unhas bonitas e saudáveis!

1 – Aposte nos cremes nutritivos. Aqueles à base de uréia, lanolina e ácido lático são as melhores opções.

2 – Produtos multifunção. Além de hidratar eles combatem a ação do tempo, se enriquecidos com ativos ácido hialurônico ou vitaminas C, E e B5.

3 – Prefira os esmaltes e os óleos secantes com ação fortalecedora. Contudo, se as unhas permanecerem fracas e quebradiças,o melhor é procurar um dermatologista.

4 – Esqueça esta ladainha que você deve ficar um período sem pintar a unha para que ela consiga respirar. Isso é conversa para boi dormir. Escolhendo os produtos certos você pode pintá-las semanalmente, como de costume.

5 – Já que quer uma unha bonita, não tem como deixar os cuidados com a sua mão de lado. Use diariamente um protetor solar, assim como faz com o seu rosto.

Receita infalível!

Espalhe óleo de amêndoas pelas mãos e pés, fazendo com que as unhas também recebam boa parte deste produto. Cubra-os com filme plástico e deixe agir por 20 minutos. Retire e lave com um sabonete de lanolina.

Nenhum comentário: