Rio -  Jovens com comportamentos nada saudáveis para emagrecer, como indução do vômito e uso de fórmulas sem orientação médica, vêm preocupando especialistas. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 2.680 alunos de escolas públicas e privadas, mostra que 60% dos adolescentes de 13 a 15 anos admite fazer algo para controlar o peso. Quanto à autoimagem, 22,1% consideram-se magros ou muito magros e 17,7%, gordos ou muito gordos.

Para a endocrinologista Maria Edna de Melo, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), dados do estudo mostram a importância de os pais ficarem atentos aos hábitos alimentares dos filhos.
Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia
“Tem que observar com atenção se quando eles comem, logo saem da mesa e vão para o banheiro, se passam o dia sem comer por horas, ou ficam em jejum. São atitudes que podem indicar transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia”, destaca Maria Edna.

O estudo aponta que a busca por mudanças físicas e estéticas podem ter correspondência com padrões de magreza da sociedade moderna e discriminação por outros jovens, e até adultos, muita vezes no ambiente escolar.

“O referencial social dos adolescentes ainda está sendo formado. A necessidade de integração é maior no caso das crianças e jovens. E uma discriminação em relação ao peso e aparência pode provocar isolamento, prejuízo escolar e danos psicológicos”, explica a endocrinologista.

DETECTANDO OS TRANSTORNOS ALIMENTARES

BULIMIA

A pessoa come grande quantidade de comida, num curto espaço de tempo. E depois vomita ou evacua o que comeu. Alguns sinais: come compulsivamente escondido, deixa a torneira ou o chuveiro ligados para disfarçar os vômitos, esconde laxantes e diuréticos.

ANOREXIA

A vítima limita severamente a ingestão de alimentos. Sinais: pular refeições, esconder comida para não comer, exercícios em excesso, perda radical de peso, uso de roupas largas.

COMPULSÃO ALIMENTAR

A vítima ingere grande quantidade de comida constantemente, mesmo quando não sente fome. Alguns sinais: expressa descontentamento com a autoestima, come quando está sob pressão, come até se sentir desconfortavelmente cheio.

Pais devem dar um bom exemplo

O uso indiscriminado de substâncias para perder peso pode causar sérios danos, como alerta a endocrinologista Maria Edna de Melo. “Certas drogas para acelerar o metabolismo, como anfetaminas e hormônios, podem causar aceleração dos batimentos cardíacos, intoxicação aguda e até morte”.

Já o psiquiatra Adriano Segal orienta pais e educadores a evitar atitudes excessivamente críticas com crianças e jovens com dificuldades de controle de peso. “Uma postura firme, coerente e acolhedora é o ideal”, frisa.

A mudança por hábitos saudáveis também deve se estender à família. “Pais devem dar o exemplo proporcionando uma dieta nutritiva, em vez de incentivar o consumo de embutidos, refrigerantes e salgadinhos, por exemplo”, enfatiza a endocrinologista Maria Edna de Melo.