1.30.2013

AMEIXA, CRANBERRY E ROMÃ FAZEM BEM À SAÚDE E AJUDAM A EMAGRECER


Ameixa, cranberry e romã fazem bem à saúde e ajudam a emagrecer
Descubra como estes alimentos podem se transformar em remédios naturais e aliados contra a balança!


Sucos sempre fazem bem à saúde e à dieta! Aliás, as receitas à base dos alimentos considerados funcionais têm sido uma recomendação frequente dos especialistas para a prevenção de doenças e para a melhora do funcionamento do organismo humano. Segundo a nutricionista Andréia Naves, frutas como ameixa, cranberry e romã são fontes de nutrientes benéficos ao organismo.

"As bebidas que levam estes ingredientes contribuem, por exemplo, para a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, e outras cardiovasculares, além de diabetes, hipercolesterolemia, resistência à insulina, obesidade e câncer," afirma a especialista.

De acordo com ela, a cranberry contém vitaminas (principalmente a tipo C), minerais, fibras dietéticas e compostos bioativos, como flavonoides e taninos, que são muito recomendados para a prevenção de alguns problemas do trato geniturinário, como cistite.

"Esse fruto é uma das maiores fontes de flavonoides e apresenta diversos efeitos positivos, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, atividade anticâncer, anti-inflamatória, imunomoduladora, hepatoprotetora e antioxidante," explica.

As substâncias contidas na cranberry impedem a adesão de bactérias na bexiga, como a Escherichia coli, uma das causadoras da infecção urinária. Andréia explica também que a ameixa contém fenólicos e proantocianidinas, que atribuem à fruta significativo poder antioxidante e previne danos às células, como envelhecimento precoce e o agravamento de cânceres.

"Por conter fibras, essa fruta ajuda na integridade intestinal e no processo de emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, além de reduzir o colesterol sanguíneo e controlar a glicemia," diz.

A nutricionista ressalta as pesquisas que apontam a eficiência do suco de romã pela ação antioxidante e por conter minerais, como magnésio, zinco e selênio. "Além disso, essa fruta contém atividade anti-inflamatória, anticâncer, antimicrobiana e anti-helmíntica (fármacos que expelem vermes do trato gastrointestinal)”,

Nenhum comentário: