1.29.2013

Cerveja não engorda e faz bem à saúde

Três pesquisas espanholas ressaltam os benefícios da bebida ingerida com moderação

Rio -  Três estudos espanhóis divulgados nas últimas semanas ressaltam os benefícios da cerveja para a saúde. Um deles chega a ‘liberar’ o consumo de até meio litro diário da bebida, garantindo que o surgimento da ‘barriga de chope’ é lenda. Outros dois garantem que doses moderadas de cerveja ajudam a combater diabetes e hipertensão, além de reduzirem sequelas de infartos.
Alguns copos por dia não formam ‘barriga de chope’ e ajudam o coração | Foto: Divulgação
Alguns copos por dia não formam ‘barriga de chope’ e ajudam o coração | Foto: Divulgação
A pesquisa realizada pelo Colégio Oficial de Médicos de Astúrias, na Espanha, é a que recomenda uma dose diária de dois copos para as mulheres e de três para os homens, desde que eles sigam uma dieta equilibrada e pratiquem exercícios com regularidade. Ainda segundo estes cientistas, a melhor dieta é a mediterrânea, caracterizada pela ingestão moderada de pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas, azeite de oliva, aves e pouca quantidade de carne vermelha.

O estudo demonstra que beber cerveja com moderação não provoca aumento da massa corporal nem acúmulo de gordura na cintura.

A análise da Universidade de Barcelona também garante que beber de dois a três copos de cerveja por dia faz bem à saúde. O hábito, segundo os especialistas, ajuda a combater a diabetes e a hipertensão, pois a cerveja contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Os médicos envolvidos no estudo também recomendam a prática de atividades físicas regulares e a ingestão de uma dieta saudável.

E o estudo ‘Efeitos Protetores da Cerveja no Sistema Cardiovascular’ concluiu que o consumo moderado da bebida é capaz de reduzir a cicatriz no coração provocada por um infarto agudo do miocárdio. O resultado foi apresentado durante conferência médica em Madri.

Nenhum comentário: