4.04.2013

10 passos para deixar a boca mais beijável

por Susan Sherwood - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Para ter uma boca verdadeiramente beijável, você precisa cuidar bem dos seus dentes e gengivas
© Iryna Kurhan / iStockphoto
Para ter uma boca verdadeiramente beijável, você precisa cuidar bem dos seus dentes e gengivas
Sua noite foi ótima. Primeiro, um filme romântico. Agora, um bar para beber vinho. Enquanto você sorri do outro lado da mesa, você pensa que um beijo está num futuro bem próximo. Esse pensamento adorável é substituído de repente por perguntas alarmantes: "Estou com mau-hálito?", "Tem alguma coisa no meio do meu dente?". O seu humor é dissipado por uma viagem de emergência ao banheiro para checar o status da sua boca.
Você pode diminuir o número de corridas frenéticas ao banheiro praticando uma boa higiene bucal. As dez dicas a seguir oferecem algumas surpresa e novas guinadas em um velho tópico.

10. Escove os dentes

Escovar os dentes, as gengivas e o palato, duas vezes ao dia, é essencial para manter a boca saudável
© agencyby / iStockphoto
Escovar os dentes, as gengivas e o palato, duas vezes ao dia, é essencial para manter a boca saudável
A primeira, e talvez a mais básica maneira de manter sua boca saudável é escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. E não focar apenas nos dentes; você deve gastar de 2 a 3 minutos por sessão, escovando os dentes, a língua e o palato. A boca está cheia de uma substância bacteriana pegajosa chamada placa. Depois de comer (especialmente alimentos com açúcar), a placa solta ácidos que atacam o esmalte do dente e podem, com o tempo, danificar o esmalte. O resultado? Cáries. Use uma escova de dentes de cerdas macias, e não a use indefinidamente. Substitua-a a cada três ou quatro meses, assim que as cerdas fiquem abertas ou dilatadas. Escove gentilmente; a fricção pode tirar o esmalte protetor e irritar as gengivas.

Macacos mastigadores
Os humanos não são os únicos mamíferos preocupados com a limpeza dos dentes. Chonpe, um macaco japonês, desenvolveu três procedimentos distintos para passar fio dental nos dentes. Os cientistas do Instituto de Pesquisa de Primatas da Universidade de Kioto dizem que o comportamento evoluiu de "escovar" os pelos para remover insetos. Algumas fibras podem ter se alojado entre os dentes do macaco e, na remoção, saiu com partículas de alimentos. Além disso, passar o "fio dental" se tornou uma fonte de lanchinhos.

9. Use fio dental todos os dias

Use fio dental todos os dias para evitar o acúmulo de sujeira e a formação de placa entre os dentes e a gengiva
© Mark Aplet / iStockphoto
Use fio dental todos os dias para evitar o acúmulo de sujeira e a formação de placa entre os dentes e a gengiva
Para manter sua boca perfeitamente beijável, você vai precisar de mais do que apenas escovar os dentes. Passe fio dental ao menos uma vez por dia. É bom para remover placa e partículas de alimentos entre os dentes e entre os dentes e a gengiva. Use um pedaço grande de fio dental: de 45 cm a 60 cm. Assim, cada vez que você mover para um novo espaço, você pode usar fio limpo. Enrole as pontos em torno dos seus dedos indicadores e passe o fio verticalmente entre seus dentes e sob a linha da gengiva. Lave com frequência para tirar os restos. Não entre em pânico se sangrar um pouco, especialmente se você não usa o fio dental regularmente.Fios dentais vêm em uma variedade de espessuras e em muitas formas, como plano, com sabor, com cera e sem cera. Se você experimentar os vários tipos, pode encontrar um que seja de sua preferência. Por exemplo, fios dentais muito finos são benéficos se seus dentes são muito juntos, ou fio extra macio pode aliviar a pressão em gengivas sensíveis.

Dentes deploráveis
Em abril de 2010, a cantora e atriz Jessica Simpson revelou que escova os dentes três vezes por semana. Contudo, ela passa fio dental e enxaguatório bucal diariamente - e seca os dentes com uma toalha. Embora Jessica pareça ter um grande sorriso, esse método não é recomendados pelos dentistas.

8. Previna o mau-hálito


Conheça as causas do mau-hálito para combatê-lo
© Artsem Martysiuk / iStockphoto
É preciso conhecer as causas do mau-hálito para combatê-lo
Se você está se preparando para um beijo, vai querer evitar o mau-hálito. Mais fácil dizer que fazer? Não se você entender o que causa o problema. A doçura do seu hálito é afetada pela sua dieta, sua escovação e sua rotina de fio dental, uso de cigarro e status da saúde. Comidas fortes, como cebolas e alhos, são digeridas e carregadas através da corrente sanguínea para os pulmões; seu cheiro é notado quando você expira. Além disso, se você não passar o fio dental e escovar regularmente, a comida fica em sua boca, decompondo e hospedando bactérias.
Certos estados de saúde também podem causar mau-hálito. A saliva ajuda a tirar a comida e as bactérias da boca, mas boca seca (resultado do envelhecimento, de medicações, de respiração pela boca ou de problemas salivares) evita a remoção das partículas causadoras de odor. A halitose pode também ser um indicador de problemas de saúde, como gotejamento na parte posterior da cavidade nasal, bronquite, sinusite, diabete, bem como anormalidades gastrointestinais, no fígado ou nos rins.

7. Diminua o consumo de açúcar


Bom pra você, gengiva
Algumas pessoas acham mascar chicle irritante, mas goma de mascar sem açúcar pode ajudar a limpar sua boca ao produzir saliva, que leva embora um pouco da placa e de partículas de comida.
O que é pior para um beijo (e sua saúde) do que uma boca cheia de dentes podres? Toda vez que você come, você está fornecendo combustível para as bactérias que atacam o esmalte dos dentes. Tente minimizar os alimentos que são os principais contribuintes - açúcares naturais, refinados e adicionados. Fontes de açúcar óbvias, como doces e refrigerantes, devem ser limitados, mas você também deve checar as etiquetas dos alimentos. Muitos alimentos têm açúcar oculto como um ingrediente inesperado. Alguns alimentos nutritivos contêm açúcares naturais e carboidratos, como frutas e todos os grãos. Não os evite, mas tente escovar os dentes logo depois do consumo. Adicione à sua dieta alimentos que são bons para os dentes e as gengivas, como lacticínios magros (para cálcio) e frutas cítricas e vegetais verde-escuros (para vitamina C).
Escovar os dentes depois de comer é ideal, mas e se você belisca algo no trabalho ou na escola e não pode fazê-lo? Altere suas refeições se não for rotina, e escolha petiscos que sejam pobres em açúcar e não pegajosos; é menos provável que eles causem um impacto. Snacks com textura dura, como cenouras, podem ajudar a tirar a placa.

6. Visite o dentista

Visite o dentistas regularmente para checar a saúde dos dentes e da gengiva
© Dmitriy Shironosov / iStockphoto
Visite o dentista regularmente para checar a saúde dos dentes e da gengiva
Até agora, nossa lista compreende dicas do tipo faça-você-mesmo, mas para ter uma boca realmente beijável, você vai precisar de alguma ajuda. Visite seu dentista regularmente; a cada seis meses é a recomendação usual. Algumas pessoas, contido, evitam checkups devido à ansiedade por uma dor potencial associada ao trabalho dental. Esse medo pode ser superado conversando com o dentista, que pode fazer ajustes para acomodar suas preocupações. Cada visita regular ao consultório dentário pode englobar vários procedimentos, incluindo limpeza, instrução sobre higiene oral, análise bucal e qualquer trabalho de restauração ou preventivo que precise ser feito. Seu dentista também vai procurar problemas de saúde, como câncer oral, e pode pedir raios-X para checagem adicional do seus dentes e calcificação
A limpeza em si é suficiente para fazê-lo visitar o dentista regularmente. Instrumentos especiais removem tártaro ou cálculos, feitos da placa que pode levar ao apodrecimento do dente. Em seguida os dentes são polidos, o que os tornam brilhantes e lisos, dificultando a aderência da placa e contribuindo para a "beijabilidade".

Diga não à cárie
O uso de metanfetamina (meta, crack ou cristal)  pode resultar em problemas dentais severos tão previsíveis que a decomposição tem sido chamada de "boca de meta". Os efeitos da metanfetamina duram horas, por isso os usuários não escovam os dentes ou passam fio dental. Eles experimentam boca seca e anseiam por alimentos e bebidas açucaradas. A deterioração resultante é tão severa que muitos dentes são perdidos.

5. Evite o cigarro


Fumar ou mascar fumo pode arruinar a "beijabilidade" da sua boca, levando a dentes manchados, mau-hálito e gengivas retraídas. Por isso se você quiser ter uma boca saudável, não fume. Problemas de saúde oral mais sérios resultantes incluem perda de dentes, câncer, úlceras, perda óssea e implantes dentais mal-sucedidos.
De acordo com o "Journal of Peridontology" (periodontia é o campo especializado no suporte das estruturas dos dentes), os fumantes estão mais propensos a:
  • Ter problemas gengivais;
  • Ter maior quantidade de cálculos em seus dentes;
  • Ter mais dentes faltando;
  • Precisar de mais tempo de recuperação do trabalho dentário.

Ironicamente, as gengivas dos fumantes não sangram tão facilmente quanto as dos não fumantes, mas não é devido a gengivas saudáveis. É que a nicotina contrai os vasos sanguíneos.

4. Previna manchas


Incisivos antigos
Você pode não acreditar que os dentes são o aspecto mais fascinante de uma múmia, mas cientistas da Universidade de Zurique descobriram uma enorme quantidade de informações ali. Depois de analisar a pesquisa de mais de 3 mil múmias durante as três últimas décadas, o Projeto Swiss Mummy descobriu que um número significativo de antigos egípcios tinha dentes estragados, cáries, infecções e doenças estruturais.
Manter seus dentes saudáveis é ótimo, mas para aumentar a "beijabilidade", os dentes devem ser o mais branco possível. Há várias formas de reduzir as manchas. Ir ao dentista duas vezes ao ano pode ajudar muito; você pode ir com mais frequência para uma limpeza cosmética para impedir que as manchas se acomodem. Escovação e uso regular de fio dental são essenciais, bem como minimizar o uso de produtos que provocam manchas, como cigarro, café, chá preto e mate, vinho tinto e coca-cola. Para manchas mais graves, os dentes devem ser clareados. Isso funciona melhor quando feito por um profissional, embora seu dentista possa recomendar o uso de produtos para usar em casa. Pastas de dentes feitas para remover manchas geralmente são abrasivas e podem danificar o esmalte do dente; de novo, fale com seu dentista. Alguns indivíduos experimentam sensibilidade nos dentes e nas gengivas durante os tratamentos de clareamento no consultório e em casa e podem ter de reduzir o número de sessões de clareamento.

3. Use flúor


Uma nova preocupação
Cientistas da Escola Case Western de Medicina Dental concluíram que, em mulheres grávidas saudáveis, uma simples abrasão na boca pode permitir que bactérias comuns entrem na corrente sanguínea e pousem na placenta. Isso pode, potencialmente, levar ao parto prematuro ou a um aborto.
Esta dica pode ser tão fácil quanto beber um copo de água: use flúor para reduzir as cáries. Desde 1985, a água tratada distribuída no Estado de São Paulo contém flúor, o que contribuiu para diminuir em quase 70% o número de cáries em crianças com até sete anos de idade. Se você não bebe água com flúor (da torneira), fale com seu dentista sobre suplementos. O flúor também é um componente de muitas pastas de dente e enxaguatórios bucais. O flúor se torna parte da superfície do dente, protegendo o esmalte do ácido liberado pela placa. Na presença do flúor, a deterioração pode até ser suprimida, basicamente curando o dente. Embora nos últimos anos tenha havido alguma controvérsia a cerca da segurança do flúor, seu uso é recomendado pelas associações dentárias de vários países e pela Organização Mundia da Saúde.

2. Evite a gengivite

Quem quer beijar uma boca cheia de gengivas sangrentas? A gengivite, o primeiro estágio de uma doença gengival, é caracterizada por gengivas doloridas e sangrentas. É desconfortável e pode ser o primeiro passo para a perda de um dente. A gengivite é causada pela placa irritando a gengiva; se não for corrigida, os ácidos podem quebrar o tecido, levando à periodontite, que causa danos ósseos irreparáveis e perda de gengiva.

Escovação regular, uso de fio dental e limpeza profissional podem prevenir a gengivite. Entretanto, ela não deve causar pânico; estima-se que 75% dos adultos sejam afetados pela gengivite. Seguir a escovação recomendada e a rotina de uso do fio dental pode aliviar a gengivite. Adicionalmente, lavar a boca com água salgada pode reduzir a irritação e matar as bactérias. Depois de comer, se você não puder escovar os dentes imediatamente, lave a boca com água para remover partículas de alimentos e acalmar a gengiva.

1. Use enxaguatório bucal

Enxaguatórios bucais controlam a gengivite e o mau-hálito
© Okea / iStockphoto
Enxaguatórios bucais controlam a gengivite e o mau-hálito
Agora que você já fez tudo o que está nesta lista para tornar sua boca realmente beijável, há ainda uma última coisa - uma rápida refrescada. Seu dentista já deve ter recomendado o uso de um enxaguatório bucal terapêutico. Esse tipo de produto ajuda a controlar a gengivite e o mau-hálito e geralmente contém flúor.
Existem enxaguatórios bucais cosméticos também. Eles mascaram o mau-hálito mas não vão à fonte do problema, nem afetam os dentes ou as gengivas. Para uma solução doméstica eficaz, misture água com sal (uma colher de chá para um copo de água quente) para remover a placa e acabar com o mau cheiro causado pelas bactérias.

Uma boa higiene oral não consome tanto tempo; requer apenas alguns minutos algumas vezes ao dia. Esse pequeno investimento pode resultar em uma boca saudável, deslumbrante e bejiável.

Nenhum comentário: