4.04.2013

Pesquisa revela o que as mulheres são capazes de fazer para manter a beleza dos cabelos

No Brasil, 64% das entrevistadas chegam mais tarde em compromisso para cuidar dos fios


Adriane Galisteu gasta duas horas cuidando do cabelo Foto: André Schiliró / André Schiliró
Adriane Galisteu gasta duas horas cuidando do cabelo André Schiliró / André Schiliró
SÃO PAULO - Só sair de casa quando o cabelo está impecável parece ser um mandamento das mulheres. E ainda que isso custe algumas horas na frente do espelho e chegar atrasada ao compromisso. Uma pesquisa recente revelou os sacrifícios que elas são capazes de fazer em nome da boa aparência dos fios. No Brasil, 64% das mulheres costumam se atrasar para um compromisso por levarem mais tempo arrumando os cabelos. No México, esse índice é de 60%.
Há quem não acredite, mas as mulheres estão dispostas a acordar mais cedo, especialmente para ter tempo suficiente para arrumar as madeixas. Liderando essa rotina estão as colombianas (60%), seguida das mexicanas (57%) e das venezuelanas (49%). As brasileiras e peruanas (38%) também abrem mão do sono em troca de um cabelo perfeito.
Seis em cada dez mulheres na América Latina nem sequer saem de casa se não tiverem tempo de arrumar o cabelo e deixá-lo do jeito que gostariam. A apresentadora Adriane Galisteu confessa que é capaz de demorar duas horas cuidando dos fios.
— Eu tenho um cabeleireiro para cuidar do meu cabelo na rotina profissional e já marco duas horas antes de sair. E quando preciso usar baby liss o tempo é maior — conta a apresentadora.
Mas quando está sozinha, ela evita penteados muito complicados. Tudo para não perder ainda mais tempo.
— Eu não sofro. Faço um bom rabo de cavalo ou lavo e deixo secar naturalmente. Se eu for arrumar sozinha, vou demorar tanto que não vou conseguir chegar à festa —diz Galisteu.
Nos salões de beleza, muitas são as histórias quando o assunto é ficar com o cabelo pefeito. O hairstylist Júlio Crepaldi, de São Paulo, lembra que estava de saída para um casamento quando chegou uma cliente, aflita, querendo dar um jeito no visual, porque não havia conseguido o efeito desejado sozinha.
— Eu consegui que um amigo a atendesse. Isso acontece com frequência, principalmente quando elas vão a uma festa onde o ex-marido estará presente. Estar com o cabelo arrumado, para a mulher, significa mostrar à sociedade que ela está bem. Um cabelo desarrumado, com a raiz branca, passa uma imagem contrária - comenta Crepaldi.
A pesquisa, feita em 2012 com 1.600 mulheres e conduzida pelo Pantene Institute, revela ainda que os três métodos mais usados por elas são secador (56%), chapinha (55%), tinturas e descolorantes (47%).
— Ela pode gastar menos no supermercado para incluir a caixa da tintura ou outro produto para o cabelo. E o fio louro e liso ainda é significado de glamour nas madeixas para boa parte das mulheres —comenta o hairstylist paulista Julio Crepaldi.
Ainda falando da rotina de beleza das mulheres da América Latina, a pesquisa mostra que cinco em cada dez já fizeram alisamento nos cabelos. No Brasil, 68% delas utilizam o secador como um dos métodos para deixar os fios "em ordem".

Nenhum comentário: