4.04.2013

EUA aprovam primeiro fármaco de nova classe de medicamentos para diabetes tipo 2

04/04/2013 - 08:34
A FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) aprovou na semana passada o primeiro medicamento de uma nova classe de fármacos para a diabetes tipo 2, avança o CenárioMT.com.br.

O medicamento, que será vendido com o nome de Invokana® pela Janssen, trata a doença de uma forma diferente, impedindo que o açúcar no sangue seja reabsorvido pelo rim e fazendo com que ele seja excretado pela urina.

Grande parte dos fármacos utilizados actualmente para controlar a doença age estimulando a produção ou melhorando a acção da insulina. Essa hormona, secretada pelo pâncreas, ajuda na absorção da glicose pelas células e, assim, controla as taxas de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes tipo 2, porém, apresentam resistência à acção da insulina.

"Continuamos a promover a inovação com a aprovação de novas classes de medicamentos. Eles fornecem opções adicionais de tratamento para condições crónicas de saúde que impactam a saúde pública", disse, em comunicado à imprensa, Mary Parks, directora da divisão de produtos de metabolismo e endocrinologia do Centro para Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA.

A aprovação desse novo medicamento pela FDA baseou-se nos resultados de nove ensaios clínicos que envolveram mais de 10.000 pacientes com diabetes tipo 2. Segundo a agência, o fármaco é “eficaz e seguro” — as pessoas que fizeram uso do Invokana® apresentaram uma melhoria no controlo de açúcar no sangue. Um dos efeitos adversos mais comuns do remédio foi infecções do trato urinário.

Ainda de acordo com a FDA, a Janssen deverá realizar cinco estudos após a aprovação do medicamento para determinar os riscos, como doenças cardíacas, cancro e problemas hepáticos.

Nenhum comentário: