4.03.2013

ALIMENTAÇÃO PREVENTIVA

Alimentação preventiva pode ser mais simples do que se imagina
Descubra o que comer e como comer para potencializar a sua saúde.


Que os alimentos têm poder de cura, ninguém duvida. Mas, você sabia que eles também podem auxiliar na prevenção de diversas doenças? Iogurte, açaí, frutas, mel e oleaginosas são algumas opções para quem deseja seguir uma dieta saudável.

E para seguir uma dieta nutritiva é necessário escolher bem os ingredientes e balancear, uma vez que cada um dos alimentos tem propriedades diferentes e todas são importantes para o bom funcionamento do organismo. 

“Quanto mais colorido o prato, melhor. Não basta só comer frutas, é fundamental variar entre os diferentes tipos desse alimento. É recomendada a ingestão diária de três a cinco porções e, por isso, a salada é uma excelente sugestão”, afirma a nutricionista Valéria Carvalho.

Outro alimento rico em valores nutricionais é o iogurte, que por ser boa fonte de cálcio contribui para a formação e reparação de tecidos corporais, de ossos e dentes. “Ele também tem boa quantidade de proteínas, vitaminas como a A e as do complexo B e zinco, nutrientes que fornecem energia, equilibram a flora intestinal, combatem radicais livres e reforçam a imunidade”, continua a profissional.

O mel e as sementes oleaginosas também são excelentes para a nutrição e unem diversos benefícios, entre eles a capacidade de reforçar a imunidade. Além disso, o mel tem componentes com ações antibacterianas e que agem como antibióticos naturais.

O açaí, que virou moda em todo o país, é um alimento recomendado para quem quer manter uma dieta saudável. Ele ajuda a reduzir o LDL – colesterol ruim- e a melhorar a circulação do sangue, reduzindo o risco de problemas do coração, e tem componentes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Mas vale o alerta, ele é um alimento muito calórico e deve ser consumido moderadamente. 

Nenhum comentário: