3.31.2013

FAÇA O AGACHAMENTO PERFEITO

faixa_fitness.png
Faça o agachamento perfeito
Dicas para ter os melhores resultados com um dos melhores exercícios para as pernas e para o bumbum.

Imagine um exercício que deixa o seu bumbum mais duro e em pé e, de quebra, turbina os músculos das suas pernas? Parece impossível? Não! O agachamento, aquele exercício que você às vezes pula no meio da série de musculação, é, simplesmente, incomparável!

O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, pois a composição dos músculos, articulações e tendões envolvidos é grande. Mas a articulação do tornozelo, que é extremamente importante e exigida neste exercício para não ultrapassarmos o joelho da ponta do pé, fica imóvel, sobrecarregando as demais estruturas do corpo. 

Um agachamento é uma flexão completa dos joelhos e das ancas. Se assim o fizerem, esperem ter glúteos “elevados”, coxas e pernas torneadas com apenas alguns meses de dedicação intensa (2 a 3 sessões por semana). 

Confira quais são os principais benefícios do agachamento:

- Maior facilidade ao levantar e sentar de uma cadeira, sofá, etc;

- Aumenta a capacidade física em geral, permitindo que o corpo realize mais tarefas sem se cansar tão rapidamente;

- Diminuí problemas de coluna, pois ao ter coxas e pernas mais fortes, não solicitamos tanto os músculos da zona lombar e da cintura; como trabalha os glúteos de forma intensa e em amplitude total, mantém a bacia alinhada e uma melhor postura da coluna;

- Melhora a postura em geral porque trabalha os grandes grupos musculares do corpo humano; ao adicionar carga sobre o tronco ou acima da cabeça, intensificamos o trabalho da cintura, o que irá tornar esses músculos mais fortes, resistentes e flexíveis, mantendo uma boa postura durante mais tempo no dia-a-dia.

- Trabalha todo o corpo a partir do momento que adicionamos uma carga na parte superior do corpo: braços elevados, bola, barra nos trapézios, peso acima da cabeça, kettlebell, etc. Se tivermos pouco tempo para treinar na academia e efetuarmos agachamentos com o peso acima da cabeça, teremos quase todo o corpo a ser estimulado;

- Trabalha as áreas mais importantes do corpo humano: pernas, coxas, ancas e cintura. Quando temos pernas fortes não sobrecarregamos tanto a coluna, se tivermos glúteos poderosos, protegemos a zona lombar. E como obriga a um trabalho intenso de cintura onde está o nosso centro de gravidade, permite-nos ter um centro forte para efetuar qualquer outro tipo de movimentos no dia-a-dia ou na academia.

Nenhum comentário: