9.10.2014

A IMPORTÂNCIA DO TÊNIS DE CORRIDA CERTO

A importância do tênis de corrida certo
De acordo com ortopedista, o consumidor deve se preocupar com a característica de sua pisada na hora de escolher o tênis, para evitar lesões inesperadas.

A corrida de rua teve um grande crescimento nos últimos anos, especialmente pelo aumento do número de atletas amadores. A Maratona de Boston e a Corrida de São Silvestre, por exemplo, hoje limitam suas inscrições a 25 mil e 20 mil participantes, respectivamente. Esses dados demonstram que as pessoas buscam cada vez mais fugir do sedentarismo ou até mesmo perder peso com a prática de alguma atividade física.

Com o aumento dos adeptos da corrida, houve significativo crescimento na fabricação de acessórios específicos, voltados para esse segmento, como os tênis, por exemplo, que hoje são encontrados nos mais diversos modelos.

Mas de acordo com o ortopedista Ricardo do Carmo Bastos, do Hospital de Clínicas Padre Miguel, no Rio de Janeiro, o consumidor deve se preocupar com a característica de sua pisada para evitar lesões inesperadas: “O corredor deve avaliar se sua pisada é pronada, neutra ou supinada. Isso pode ser feito com o uso de uma baropodometria, disponível em algumas clínicas e lojas de calçados. Depois de saber como é a pisada, o atleta deve procurar o calçado próprio para ela”.

O uso de calçados inadequados pode precipitar lesões nas articulações, principalmente no tornozelo e no joelho: “O calçado errado pode provocar estresse por sobreuso de uma ou mais articulações, músculos (dor muscular de membros inferiores e lombalgias), tendões (tendinites) e fáscias (fasciíte plantar)”.

Além desses problemas de saúde, a inadequação do tênis também pode atrapalhar o desempenho do atleta. Por isso, é preciso atentar para os benefícios do tênis, seu modelo ideal e para que tipo de exercício ele é recomendado. Seguindo essas valiosas dicas, o corredor pode melhor seu desempenho físico, sem traumas para a saúde.

Correria: como escolher o tênis certo para a prática de corrida de rua

O tênis mal escolhido pode causar lesões no corpo e interfere no exercício.
Antes de escolher o modelo, é importante avaliar qual o seu tipo de pisada.

Do G1 SC, com informações da RBS TV
Nas lojas, as opções de tênis são muitas. Para saber o que fazer diante de tanta variedade, a jornalista Sonia Campos foi a uma loja acompanhada de um fisioterapeuta. Leandro França alertou para a importância de escolher o modelo certo. "O tênis mal escolhido pode causar lesões que vão desde tornozelo, joelho, quadril, vão interferir na sua corrida e talvez te impedir de correr. O tênis correto vai te promover mais leveza, você vai conseguir correr melhor e ter uma performance melhorada", garante o fisioterapeuta.
Mas antes de qualquer coisa, não tem como não prestar atenção nos preços. Nas lojas de esporte, os tênis de corrida custam entre R$ 200 e R$ 800. De acordo com o fisioterapeuta, os tênis mais caros têm melhor amortecimento, mas talvez não seja indicado para quem vai começar agora. "Se você não é um super atleta e vai correr entre 5 e 10 quilômetros, talvez o mais importante seja escolher um tênis confortável e que esteja de acordo com o seu tipo de pisada." São três os tipos:
PISADA PRONADA - Acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. A pisada é para dentro
PISADA SUPINADA - A supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. O desgaste é maior na parte externa do tênis.
PISADA NEUTRA - A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada.
Corrida no Vida e Saúde (Foto: Divulgação) 
Todas as marcas têm modelos bons e nem tão bons
assim de tênis (Foto: Divulgação)
Você tem duas maneiras de descobrir qual é a sua pisada: ou pega todos os seus tênis usados e analisa o desgaste do solado ou vai até profissional especializado, o que segundo a fisioterapeuta Fernanda Ávila é indispensável para quem já possui dores na coluna, joelho e tornozelo. A avaliação vai ser feita por meio de uma baropodometria computadorizada, uma plataforma que mede com precisão a pressão exercida pelos pés. Com uma avaliação mais apurada, pode até ser recomendada uma palmilha para melhorar o equilíbrio do corpo.

Nenhum comentário: