Geralmente o sobrepeso infantil é derivado de problemas que estão na raiz familiar, diz especialista.
“A subnutrição pode acontecer pela falta de alimentos ou pela dieta inadequada. Um cardápio pobre em frutas, legumes, verduras e grãos integrais e rica em gorduras, açúcares e sal certamente vai trazer um aumento de peso sem o aporte necessário de nutrientes necessários para a manutenção da saúde”, alerta Dr. Turibio Leite de Barros, fisiologista e diretor técnico da Physio Institute, de São Paulo.
A obesidade infantil já é um fantasma que assombra todo o planeta, afinal, os riscos para a saúde são imensos e acompanham a criança obesa durante toda a vida adulta, comprometendo seu bem-estar. De acordo com Dr. Turibio, a raiz da obesidade e do sobrepeso infantis encontram-se em casa, nos hábitos dos pais e cuidadores.
“Muitos pais não dão o exemplo e excluem de sua dieta as frutas, as verduras e os legumes. Além disso, por causa da praticidade e da correria cotidiana, apelam para refeições prontas, industrializadas e pobres em nutrientes”, diz o especialista.
A alimentação não é o único problema. Na maioria das famílias, faltam estímulos à prática de esportes e sobra incentivo aos recursos tecnológicos, como jogos virtuais em vídeo games e computadores, o que leva as crianças a se movimentarem pouco.
“Mais uma vez o papel dos pais é importante para motivar essa criança a se mexer. Vale a pena deixar o sedentarismo de lado e apostar num passeio com a família que envolva atividade física. Caminhadas, passeios de bicicleta, jogos coletivos, entre outros, ajudam a trazer diversão, interação entre pais e filhos e a queima de calorias e a saúde física e emocional de toda a família sai ganhando.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário