9.08.2014

SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS


Saiba mais sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos
Falta de ovulação e excesso de hormônios masculinos são as principais disfunções da Síndrome dos Ovários Policísticos. Síndrome atinge principalmente mulheres entre 30 e 40 anos.
De acordo com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, calcula-se que 20% das mulheres, em idade reprodutiva, são afetadas pela Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Segundo a ginecologista e obstetra, Dra. Laylla Lemes Carneiro, a Síndrome acomete principalmente mulheres entre 30 e 45 anos, e causa alterações no ciclo menstrual, podendo acarretar em dificuldades para engravidar. “Estima-se que 30% dos casos de infertilidade nas mulheres sejam causados pela Síndrome dos Ovários Policísticos”, afirma a ginecologista.

Os estudos ainda não estabeleceram uma causa específica para o desenvolvimento da Síndrome dos Ovários Policísticos, mas sabe-se que tem origem genética.

Sintomas 
De acordo com a médica os principais sintomas da Síndrome são decorrentes principalmente de duas disfunções: a falta de ovulação e o excesso de hormônios masculinos. “Ciclos menstruais irregulares, obesidade, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade e alterações na pele, são os principais sintomas da Síndrome”, explica Dra. Laylla alertando ainda que, em casos mais graves, pode predispor o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer do endométrio.

Tratamento
A ginecologista ressalta que existem tratamentos medicamentos para casos mais específicos, mas que é imprescindível o hábito de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. “É preciso observar cada paciente particularmente. Isso porque depende se existe o interesse em se preparar para uma gravidez ou não. Mas os tratamentos vão desde o uso de anticoncepcionais, anéis vaginais ou indutores de ovulação a uma mudança nos hábitos alimentares com inclusão de exercícios físicos”, orienta Dra. Laylla.

Nenhum comentário: