9.09.2014

Hipertensão: doença silenciosa

Como a pressão arterial é alterada?




A pressão arterial pode variar de acordo com suas atividades realizadas durante o dia, ela tanto pode aumentar como diminuir. A pressão aumenta quando você está se exercitando e quando você está excitado, ansioso e estressado. Porém, ela diminui quando você está dormindo ou relaxado, fazendo algo tranqüilo.
Até mesmo a postura pode influenciar a pressão arterial, por isso que os médicos recomendam várias vezes que seja feito o exame da pressão, para terem um resultado certo do diagnóstico da pressão arterial.

um pouco mais sobre a pressão alta



Essa doença não tem causa na maioria das pessoas, mas quando tem, geralmente é causada por endócrinos e renais, gravidez, uso freqüente de alguns medicamentos como anticoncepcionais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides e moderadores de apetite ou uso de cocaína. Também pode ser causada por doenças neurológicas.

No organismo de uma pessoa hipertensa, suas artérias ficam " fechadas", obrigando o coração a bombear com mais força o sangue para poder passar.

Geralmente, a pressão é diagnósticada através de um aparelho para medi-la. Mas hoje em dia a medicina usa outros aparelhos para saber mais sobre sua saude, como o teste ergométrico, que mede a pressão do indivíduo durante o esforço físico, e outro é a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), que registra a pressão do paciente por 24 horas, ao longo de suas atividades diárias e do sono.

É muito importante você controlar a sua hipertensão pois a espectativa de uma pessoa com pressão alta é 40% a menos do que a de uma pessoa com a pressão normal. Por causa da grande pressão que o sangue passa pelos vasos, ele pode até quebrá-lo e causar derrames. Até no cérebro isso pode acontecer. Sem falar que ainda ajuda a acumular gorduras que poderá causar um infarto.

Se você acha que é hipertenso porque sua pressão aumentou uma vez, não se preocupe; isso geralmente contece. Pessoas são consideradas hipertensas quando isso acontece muitas vezes.

Se você tem pressão alta, é melhor se tratar. Consulte um médico que ele vai te dizer a gravidade da sua doença. Se ela for muito alta, ele provavelmente te passará medicamentos. Agora se ela não for tão alta assim, você terá que fazer uma dieta balanceada, diminuindo o sal, não fumando, sem ingerir bébidas álcoolicas e muito mais coisas.
vá regularmente ao médico e perceba como é melhor viver informado de tudo que está acontecendo no seu corpo !

Você mede sua pressão regularmente?

Esse vídeo mostra um pouco da realidade, de como as pessoas nem se importam em medir sua pressão regularmente. Sem saber que isso pode levar a graves consequências, como até mesmo a hipertensão, caso a pessoa não visite o médico regurlamente ela pode ter a doença sem nem saber, assim podendo evoluir o caso para algo até mais grave.

Dia do combate a hipertensão

sintomas da hipertensão


A hipertensão, ou pressão alta é uma doença muito perigosa. Como ela geralmente não apresenta sintomas, você pode ficar muito tempo com ela e nem saber. Depois de alguns anos, você poderá sentir algumas coisas. Geralmente, as pessoas se sentem fracas, pálidas, com dores de cabeças, nas pernas e no peito, ficam com falta de ar, tonturas, problemas na urina e na visão. Por isso, vocês tem que ir no médico várias vezes para checar sua pressão, já que essa doença é tão silenciosa. Se você não for no médico, não vai conseguir saber que tem essa doença e só poderá descobrir quando as consequências começarem a agir no seu corpo. A pressão alta pode danificar vários órgão seus se você não se cuidar desde cedo. Então é bom tem uma alimentação bem balanceada, evitar álcool, sal, cigarro, para assim ter uma vida boa e saudável!

Dicas e curiosidades



Estudos demonstram que uma dieta rica em alimentos como batata, banana, laranja, abacate, ou seja, aqueles que tem potássio, ajudam a diminuar a pressão alta. As laranjas, iorgutes, leites, queijos e couves, que são alimentos que contém cálcio, também fazem muito bem, pois ajudam a diminuar a quantidade de sal e melhoram a circulação sanguínea. É melhor você usar o sal light na sua casa, porque ele também ajuda a sua pressão.

Pesquisas mostram que pessoas que trabalham com transportes urbanos, em metalúrgicas, os jornalistas, profissionais da área financeira e os executivos, correm mais riscos de adiquirir a hipertensão. Isso acontece porque esses trabalhos geralmente geram muito extresse, sedentárismo e alimenação inadequada.

Hipertensão, Aterosclerose e Aneurisma. O Que Eles Têm em Comum?

Existem meios de se reduzir a formação de placa de ateroma (placa de gordura e cálcio) no corpo humano! Estudos recentes comprovam que ao reduzir a hipertensão reduzimos também a formação de placas de ateroma no interior dos vasos. Essas placas são responsáveis por formação de aneurismas (dilatação do vaso sangüíneo) e obstruções de artérias que, muitas vezes, causam infarto cardíaco. Desenvolvimento da placa de ateroma.

Os aneurismas decorrem de um enfraquecimento da parede arterial. A aterosclerose (endurecimento das artérias) é a causa mais freqüente dos aneurismas arteriais. As pessoas hipertensas, principalmente do sexo masculino e com idade mais avançada, são as que mais apresentam esse tipo de problema. A doença é mais freqüente numa proporção de quatro homens para cada mulher. Infelizmente, todo aneurisma evolui para o rompimento que freqüentemente leva a pessoa a morte.
Imagem de um Aneurisma Aórtico Abdominal.

O Que é Hipertensão?


É sempre bom ficar informado sobre todas as doenças que podemos ter. A hipertensão é uma delas e é tão perigosa que pode levar até à morte.


A hipertensão é uma doença que causa lesões em diferentes órgãos do corpo humano, como o cérebro, o coração, os rins e os olhos. A hipertensão arterial, ou mais popurlamente chamada de 'pressão alta', acontece quando a tensão arterial se eleva tanto que ultrapassa os valores considerados normais (140/90mmHg). Além desta, existe outro tipo de hipertensão, é a hipertensão arterial secundária que é menos conhecida e pode ser tratada em um médico específico. Esses tipos de doenças só acontecem com pessoas maiores de 18 anos.

No nosso dia-a-dia, ela pode variar bastante. Dependendo se você está fazendo exercícios, está excitado, nervoso, fumando ou consumindo algum tipo de bebida alcoólica sua pressão irá subir. Mas se você está dormindo ou relaxando de alguma forma, ela irá de certa forma diminuir. Até mesmo a sua postura (se você está sentado ou de pé) influencia na alteração da sua pressão.

É preciso tomar muitos cuidados, pois a hipertensão é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Ela está se tornando muito comum principalmente em pessoas que fumam, consumem bebidas alcoólicas ou quantidade significativa de sal. Esse mal acontece geralmente em homens e mulheres maiores de 35 anos, negros, pessoas com o histórico familiar de hipertensão, obesos, diabéticos e gente que não faz exercícios físicos regularmente.

Se você possui alguma característica acima citada, vá ao seu médico e peça pra que ele verifique a sua tensão arterial. Saúde é coisa séria.

Pratique Saúde

Que Fatores Podem Estar Relacionados à Hipertensão?




Hitórico familiar:Pessoas quem têm familiares com hipertensão têm mais chance de serem hipertensas.

Idade:Hipertensão ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco pode aumentar com a idade .

Raça:
A hipertensão é mais comum em pessoas de raça negra do que pessoas de raça branca.

Obesidade:Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. É sempre bom saber qual é seu peso em relação a sua idade, altura e sexo.

Diabete:Pessoas com diabete muitas vezes também sofem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doença cardíaca.

Abuso de àlcool:O abuso de álcool pode estar relacionado à hipertensão. Esse abuso pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso e hábitos alimentares.

Vida Sedentária:Uma vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de hipertensão, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.

Cigarro:O hábito de fumar é um fator de grande contribuição para elevar o risco de hipertensão

Estresse:
Pessoas com uma vida muito agitada e cansativa também correm o risco de obter esta doença.

Como a Hipertensão Arterial Pode Ser Tratada?



A hipertensão arterial, até então, é uma doença que não tem cura. Mas ela pode ser tratada de modo que sequelas da doença não evoluam e que não haja complicações.

Se a doença não atingir o estado grave, ás vezes não há necessidade de medicamentos, então o tratamento é feito com a reeducação de hábitos. Como a reeducação alimentar, a prática de atividades físicas, não tendo uma vida tão sedentária. Há outros hábitos, que você pode ver com mais aprofundamento na postagem “como evitar a hipertensão?”.

Vale realçar que não se deve tomar medicações sem prescrição médica, pois os tipos de remédios e suas quantidades são receitados de acordo com o caso de cada pessoa. Esses medicamentos devem ser tomados nos horários corretos.
Mas, para que o tratamento aconteça de maneira correta é preciso além de seguir as recomendações citadas antes, é preciso visitar regularmente o médico e sempre medir a pressão.

Como se Verifica a Tensão Arterial?


Para você saber como anda a sua tensão, é só ir ao médico ou à farmácia mais próxima. Essa aferição (medição) acontece através de um aparelho que é colocado sobre o braço (como mostra a imagem acima) onde são obtidos dois números. O maior é chamado de tensão arterial sistólica e indica a pressão do sangue nas artérias no momento que o coração bombeia sangue para a pequena e grande circulação. O menor é chamado de tensão arterial diastólica que é a pressão do sangue nas artérias quando o coração está na fase de 'relaxamento'.

É sempre bom aferir a tensão regularmente e anota-la no seu cartão de controle. É conveniente manter as checagens em dia para evitar surpresas.

Como Evitar a Hipertensão?


Para evitar a hipertensão é importante tomar os seguintes cuidados:

- Ir ao médico regularmente fazer exames
- Ter uma alimentação saudável, comendo frutas, vegetais e assim evitandos alimentos muito gordurosos e frituras
- Controlar o peso, evitando a obesidade
- Praticar exercícios físicos e esportes
- Tomar corretamente os remédios e nos horários certos, caso o médico passe algum
- Não fumar e evitar bebidas alcoólicas
- Evitar o estresse


Na imagem acima vocês podem ver alguns desses hábitos saudáveis que podem evitar a hipertensão!

http://www.infomedgrp15.famerp.br/default.asp?id=17&mnu=17

E nesse site você pode ver os 10 mandamentos do hipertenso, que são dicas apresentadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para a pessoa ter uma vida mais saudável e com menos doenças. Confira!

Hipertensão




Você sabia que uma pessoa pode ser hipertensa e nem saber? Como você não sente nada, essa doença acaba sendo muito perigosa, pois pode ir te matando aos poucos sem você nem desconfiar. Você tem essa doença quando a força exercida pelo sangue pressiona muito as paredes arteriais, podendo causar problemas nos rins, no coração, na sua visão, aterosclerose, aneurisma e até um derrame cerebral. Se você apresenta características de pessoa hipertensa, deve tomar cuidado! Tenha atividades físicas regulares, uma alimentação saudável, não coma muito sal, não exagere nas bebidas alcoólicas e não fume. Você vai ver como sua vida vai melhorar e os riscos de ter doenças vão diminuir muito se você seguir essas recomendações.

Nenhum comentário: