9.11.2014

Sinusite pode ser causada por problema nos dentes

Além das doenças bucais, procedimentos odontológicos mal feitos também são fortes candidatos a serem responsáveis pelo aparecimento da sinusite


Em 10% dos casos, a sinusite pode ser causada por problemas bucais, como cáries, periodontite, cistos entre outros
Foto: Piotr Marcinski / Shutterstock

A sinusite, tão comum nos dias de hoje, é uma inflamação ou infecção da mucosa do seio maxilar e, em 10% dos casos, pode ser causada por problemas bucais, como cáries, periodontite, cistos entre outros. Mas por que um problema na boca pode causar essa dor tão desagradável na face?
Segundo Ricardo Pimenta D’Avila, cirurgião buco-maxilo-facial, os dentes e o seio maxilar estão ligados por um grande número de pequenos vasos entre a mucosa da boca e os tecidos que revestem os dentes, como ossos, gengiva e ligamentos dentários. E, por conta dessa ligação, quando os dentes ou as gengivas apresentam alguma inflamação, acabam “contaminando” o seio da face. 

Além das doenças bucais, procedimentos odontológicos mal feitos também são fortes candidatos a serem responsáveis pelo aparecimento da sinusite. “Tratamentos de canal mal executados podem levar o produto utilizado durante o procedimento para dentro do seio da face. Já extrações dentárias feitas de forma errada podem causar fratura das raízes dos dentes e o deslocamento desses restos para dentro do seio. Nos dois casos, haverá inflamação da mucosa do seio maxilar”.

Cuidado no diagnóstico
Como as causas da sinusite são diversas – além dos problemas bucais, pode ser causada por resfriados, pneumonias, sarampos – é importante ficar atento ao diagnóstico certo. “Para isso, é necessária uma avaliação clínica e radiográfica completa, dando atenção à história do paciente e a sintomatologia, que incluem dor de cabeça, sensibilidade maxilar e congestão nasal. 

Uma vez determinado que o agente causador da sinusite é de fato o dente, um trabalho multidisciplinar é o mais indicado para o tratamento. “O tratamento dos problemas dentais deve ser feito pelo cirurgião-dentista, porém na grande maioria dos casos é necessário o atendimento em conjunto com o otorrinolaringologista, que atuará diretamente no problema do seio maxilar”. 
 Dez sinais mostram que seu filho respira pela boca Cirrose a refluxo: dez doenças podem ser descobertas na boca 5 problemas de saúde que podem começar pela boca

Nenhum comentário: