9.12.2014

Finalmente a verdade: Dilma avança para ganhar no primeiro turno

País - Eleições 2014

Ibope: Dilma tem 39%; Marina, 31% e Aécio, 15%

Na pesquisa anterior do Ibope, Dilma tinha 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%

Jornal do Brasil
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (12) sobre intenção de voto para presidente da República mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 39%, e Marina Silva, do PSB, com 31%. Aécio Neves, do PSDB, soma 15%. Os demais candidatos somados acumulam 2%. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 5%.
O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e mostra que num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora teria 43% e a atual presidente, 42%. A atual presidenta teria 48% dos votos contra 33% de Aécio, enquanto Marina venceria com 51% dos votos, enquanto Aécio teria 27%. No segundo turno, brancos e nulos são 10% e indecisos, 5%.
Ibope: Dilma tem 39%; Marina, 31% e Aécio, 15%. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ibope: Dilma tem 39%; Marina, 31% e Aécio, 15%. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Na pesquisa anterior do Ibope, do último dia 3, Dilma tinha 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%. O percentual de indecisos era de 5% no último levantamento e o dos que disseram que votarão nulo ou em branco era de 7%.
Na análise sobre potencial de votos, 15% das pessoas ouvidas declararam que votam com certeza em Aécio Neves e 35% não votaria nele. Dilma teria certamente o voto de 32% dosentrevistados, 20% de pessoas que poderiam votar nela, enquanto 42% não votariam em sua reeleição de jeito nenhum. Em relação a Marina, 26% votaria na candidata, 37% admitem que poderiam votar nela e 26% não a escolheriam nas urnas.
Marina Silva lidera entre os que consideram o governo Dilma regular, ruim ou péssimo e 13% dos entrevistados estão indecisos ou pretendem votar em branco ou anular seu voto.
O cruzamento de dados de intenção de voto com a avaliação do governo Dilma mostra que Dilma lidera entre os que consideram seu governo ótimo ou bom. Esse grupo responde por 30,5 pontos percentuais das intenções de voto em seu nome.
A avaliação do governo Dilma Rousseff subiu sete pontos percentuais, passando de 31% em junho para 38% em setembro segundo a pesquisa. A aprovação do modo de governar está equilibrada. 48% dos entrevistados aprova, enquanto 46% desaprova a maneira de condução do atual governo
O levantamento também apontou melhora na confiança que passou dos 41% para 45%. Mesmo com essa melhora 50% não confia na candidata à reeleição.
O combate à fome e à pobreza é o principal carro-chefe de Dilma, seguido pelo combate ao desemprego e medidas relacionadas ao meio ambiente e educação. No final da lista de áreas aprovadas pela população está taxa de juros, saúde e impostos que tem aprovação pouco maior que 20%.
Na comparação com o governo Lula, 44% dos entrevistados avaliam como igual a administração e 40% consideram o governo de Dilma pior. Apenas 13% acreditam que houve melhorias.
Em uma análise sobre as notícias recentes mais lembradas pelos entrevistados, as referentes a CPI da Petrobras se destacam em primeiro lugar. Eleiçães é um tema que aparece apenas em terceira posição com 7% dos entrevistados, ao lado das notícias sobre corrupção.
Apenas 20% das pessoas ouvidas declararam muito interesse no processo eleitoral. Esse interesse era de 16% em junho. Pelos dados, 25% dos entrevistados disseram ter pouco interesse e 23% nenhum interesse no assunto.
A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 5 e 8 e Ibope ouviu 2.002 eleitores em 144 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo BR-00593/2014.
Confira abaixo os percentuais:
- Dilma Rousseff (PT): 39%
- Marina Silva (PSB): 31%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Com Agência Brasil

Nenhum comentário: