11.27.2014

ALIMENTOS FUNCIONAIS TAMBÉM AJUDAM A SAÚDE MENTAL

faixa_alimentacao.png

Alimentos funcionais também ajudam a saúde mental
Muitos alimentos funcionais, ricos em nutrientes como ômega 3, vitamina E e antioxidantes podem participar do desenvolvimento cerebral e sua manutenção. 


De acordo com especialistas, a saúde mental de um indivíduo depende de uma série de fatores que podem influenciar no bem-estar da pessoa, entre eles o estresse, a prática ou não de atividades físicas, infecções, toxinas do organismo, interação social, condições de vida e também a dieta alimentar.

Muitos alimentos funcionais, ricos em nutrientes como ômega 3, vitamina E e antioxidantes podem participar do desenvolvimento cerebral e sua manutenção. Em estudos recentes descobriu-se que a estrutura do cérebro pode ser modificada pela nutrição através destes alimentos que contribuem para o tratamento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, e estados de alteração de humor, como depressão e transtornos de bipolaridade.

Segundo a nutróloga e especialista em prática ortomolecular, Dra. Sylvana Braga, entre os alimentos que podem ser citados estão as nozes, leite, amêndoa, fígado, cenoura, vegetais folhosos verdes escuros, amendoim, maçã, pera, soja, crustáceos, atum, salmão, ovo cozido e iogurte desnatado.

Vários estudos demonstram que há interação nutrição-gen modificando a genética, o que se chama de Epigenômica, isto é, a alteração da carga genética por fatores externos, que podem ser nutricionais. A nutrição, quando feita de maneira correta, altera a genética formando um gen variável de melhor qualidade, mais resistente às degenerações celulares.

A prática de atividades físicas, aliada à nutrição, também contribui com a modificação da genética prévia, alterando os gens herdados e, melhorando a capacidade laborativa e cognitiva do indivíduo. Os exercícios influenciam na plasticidade cerebral, formando novos neurônios, gerando um estado energético mental e melhoria da memória e do raciocínio.

Dicas para um cardápio que contribui com a saúde mental:

Café da manhã:
Leite desnatado, frutas, ovos cozidos, chá e café preto

Almoço:
Atum, salada verde, camarão, prato de frutas, queijo magro (Minas ou cottage)

Lanche:
Amêndoas, amendoim, nozes, leite, chá e café

Jantar:
Saladas de vegetais, peixes, tomate, frutas

Nenhum comentário: